sábado, 2 de maio de 2009

São Paulo: A Presença de 59.000 kilos de Espectadores fazem prorrogar a temporada de Hotel Lautréamont


Cia. corpos nômades   

ciacorposnomades@gmail.com 

 escreveu





APÓS 59.000 KILOS DE ESPECTADORES
         FOI PRORROGADA A TEMPORADA !
Hotel Lautréamont
Os Bruscos Buracos Do Silêncio
Espetáculo contemplado no 4º Programa Municipal de Fomento à Dança de São Paulo. 
Sábado  às 21h00
domingo às 20h30
com preços populares.


Novo espetáculo da Cia Corpos Nômades é inspirado em obra do Conde de Lautréamont

João Andreazzi e a Cia. Corpos Nômades se inspiraram na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os Cantos de Maldoror (escrito entre 1868 e 1869). Nascido no Uruguai, o autor morreu misteriosamente em 1870, desconhecido, aos 24 anos, em Paris.

A corporeidade e a vocalidade da Cia. Corpos Nômades prestam-se para alargar o conceito de coreodramaturgrafia; a coreografia e a dramaturgia utilizam-se dos  corpos dos intérpretes e dos objetos cênicos para orquestrarem e ressoarem  toda a poética lautreamontiana.  A criação do espetáculo foi instigada e alimentada pelo tradutor das obras do Conde de Lautréamont, o poeta e ensaísta Claudio Willer: esse foi um encontro de inteligências malditas abençoando todo o processo investigativo.    Esse procedimento, como foi o caso da parceria com a dramaturga Marici Salomão para a criação do espetáculo O Barulho Indiscreto da Chuva, dá continuidade à investigação cênica, avançando na interação do corpo com o espaço total – com o que fica abaixo da pele e com o que se estende além dela. 
João Andreazzi

Em cena, dirigidos por João Andreazzi, seis intérpretes divididos em solos, duos, trios, e quartetos que unem elementos da dança contemporânea com outras artes, como a música eletrônica, teatro e vídeo-arte, intensificando e ampliando as possibilidades do corpo na cena. Complementa o trabalho a parceria com o tradutor da obra Claudio Willer, possibilitando um maior entendimento e desenvolvimento da dramaturgia no corpo, do corpo e para o corpo.

No lugar de uma impossível transposição literal das narrativas de Lautréamont, Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma montagem de fragmentos, detalhes sugestivos, impressões provocadas por passagens do texto por sua gama de sugestões visuais e sonoras e, especialmente, corporais.

A obra pode ser lida como apresentação do mundo onde tudo pode ser outra coisa: uma epopéia da metamorfose, especialmente da transformação dos corpos. Daí seu bestiário, que tanto impressionou aos surrealistas: o homem-peixe, o piolho gigante, os adolescentes-tarântulas, dragões, a bruxa transformada em bola de esterco, o escaravelho gigante, o homem com cabeça de pelicano, o arcanjo-caranguejo, o Deus-rinoceronte. Essas transformações simbolizam a liberdade absoluta, através da capacidade de ultrapassar as barreiras do corpo físico. Por isso, é mutante também o protagonista, o próprio Maldoror, ora jovem, ora de cabelos brancos, transformado em águia para combater a esperança, polvo para lutar com Deus, porco em seu sonho da felicidade perfeita, coisa informe, misturada à natureza, objeto de identidade indefinida.

Os integrantes da Cia. Corpos Nômades vão se metamorfoseando diante do público, criando, por sua vez, novos corpos, ou os mesmos corpos, mas sempre multiplicando suas possibilidades expressivas.

Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio é uma criação que se processa através de ressonâncias, de sensibilidade para sensibilidade, passando dos trechos e conteúdos da obra de Lautréamont - especialmente a experiência de sentir-se um estranho no mundo, um hóspede neste nosso insólito "hotel" terreno - para os espaços cênicos, e destes para o espectador, assim convidando-o à recriação, à cumplicidade e participação. É um convite ao público, para que este mobilize sua imaginação, e se torne co-autor dessa obra em processo, em permanente movimento - simbolizado pela imagem da ratoeira perpétua - que o autor de Os Cantos de Maldoror pôs em marcha.
Claudio Willer

FICHA TÉCNICA
Concepção Geral, Direção e coreodramaturgrafia: João Andreazzi
Elenco: Aldiane Dela Costa,  João Andreazzi, João Pirahy,  Ricardo Silva e Tiago Teles Textos: Conde de Lautréamont Assessoria Poética Dramatúrgica e Tradução da Obra do Conde de Lautréamont: Claudio WillerAdaptações e novos textos: Claudio Willer e Cia. Corpos Nômades Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini, Bernhard Gal e Arco Duo Montagem Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini Iluminação, figurino e produção: Cia. Corpos Nômades Foto:Lenise Pinheiro

SERVIÇO
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224 - www.ciacorposnomades.art.br
Estréia foi em  20 de Março - Temporada:  Sábados 21h  eDomingos 20h30

TEMPORADA  PRORROGADA COM PREÇOS POPULARES DURANTE O MÊS DE MAIO DE 2009.
APENAS AOS SÁBADOS ÀS 21H00 E DOMINGOS ÀS 20H30
INGRESSOS R$15,00 E MEIA R$7,50(ESTUDANTES, CLASSE ARTISTICA E TERCEIRA IDADE)
Recomendação: 16 anos Lotação: 70 lugares 
GANHE UM INGRESSO na compra do Livro Os Cantos de Maldoror do Conde de Lautréamont.

RESERVAS POR TELEFONE OU POR E-MAIL:

Lautréamont: místicas da transgressão
Por Claudio Willer / TV Cronópios


Claudio Willer lê estrofe de sua tradução de Os Cantos de Maldoror de Lautréamont (quarta estrofe do Canto Quarto), acompanhado por João Andreazzi.

A leitura completou o ensaio aberto, Um Relincho da Alma, baseado em Os Cantos de Maldoror de Lautréamont, pela Cia. Corpos Nômades, direção de João Andreazzi, encenado no SESC-Santana, São Paulo, dia 27 de novembro de 2008. Atividade preparatória do espetáculo Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio, pela Cia. Corpos Nômades, a estrear em março de 2009.



Gravação em vídeo por Flávio Henrique, com edição de Pipol.
Texto de Lautréamont, de Os Cantos de Maldoror, Poesias, Cartas, tradução, prefácio e notas de Claudio Willer, Editora Iluminuras, São Paulo, 2005.
João Andreazzi adverte que sua performance foi uma improvisação instantânea, inspirada na leitura do Conde L. por C. Willer.
Nem a leitura, nem a performance farão parte de Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio. Trata-se, portanto, de registro de evento único.



Assista agora na TV Cronópiosclique aqui

Serviço:
Hotel Lautréamont – Os Bruscos Buracos do Silêncio
O LUGAR CIA. CORPOS NÔMADES - Rua Augusta, 325 - São Paulo - SP
Tel. 011-32373224  site: 

www.ciacorposnomades.art.br


ASSISTA TRECHOS DOS ESPETÁCULOS DA CIA. CORPOS NÔMADES:

O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA:


Confira a matéria e entrevistas com a Companhia Corpos Nômades no site daCooperativa Paulista de Teatro, referente ao processo de montagem do Hotel Lautréamont- Os Bruscos Buracos do Silêncio:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br





  saiba mais

 infodansa 24-04-2009