terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

São Paulo: Sambateado no Carnaval da Mocidade - Chris Matallo


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu

COREÓGRAFA CHRISTIANE MATALLO INOVA

E LEVA PARA O SAMBÓDROMO O

SAPATEADO COM AS MÃOS




A bailarina, sapateadora e coreógrafa CHRISTIANE MATALLO, criadora do “sambateado”, estilo que mistura samba com técnica do sapateado americano e fundadora da primeira ala de sapateado no carnaval brasileiro, traz, em 2010, pelo terceiro ano consecutivo a “ALA SAMBATEADO” pela escola de sambaMOCIDADE ALEGRE, campeã do carnaval 2009. Neste ano, a ala desfila pelo Sambódromo com o tema“Seres Encantados”. A grande novidade fica por conta de uma inovação de Cristiane Matallo: o sapateado com as mãos.

 

Placas de alumínio, iguais aos que são pregados nos sapatos de sapateado, serão colocadas nas mãos dos 18 sapateadores e bailarinos profissionais da ala. O sapateado acontecerá com os pés e as mãos, simultaneamente. O objetivo é fazer com que as placas remetam ao espelho nas palmas das mãos, que simboliza o passado e futuro, além de dialogar com os pés na questão da sonoridade.

 

A coreografia

 

Usando a linguagem do sapateado, Christiane Matallo traz este ano para a avenida os elementos o irish(sapateado irlandês, que é uma dança folclórica da Irlanda), as danças de Orixás, destacando a movimentação de Xangô pela força e de Oxum pela vaidade. A ala percorre a avenida em formação de estrela. “A maior dificuldade é cantar e sapatear simultaneamente do início ao fim. É preciso de um intenso trabalho de respiração”, explica Matallo, única sapateadora no mundo que sapateia e toca saxofone ao mesmo tempo. O “sambateado” faz parte de um trabalho de popularização do sapateado no Brasil desenvolvido pela coreógrafa.

 

As fantasias

 

Confeccionadas por Isak Rodrigues, a fantasia representa seres encantados da natureza e dos contos e fábulas. A roupa é inteiramente bordada com flores, folhas e muito brilho. A peruca é toda trabalhada e encaixada de maneira que os sambateadores possam sapatear e desenvolver a coreografia com segurança. O sapato de sapateado é pintado de cor-de-rosa, a meia é listrada de verde e amarelo com detalhes em azul com fitas de cetim e bordados. O corpete é todo trabalhado e estruturado no corpo dos sapateadores para que tenham mobilidade. A saia das mulheres e a calça dos rapazes  foram desenvolvidos para que a pernas estivessem livres, permitindo sapatear sem risco de rasgar ou ter qualquer outro tipo de empecilho.

 

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

Lau Francisco – 8807-6467

www.canalaberto.com.br