terça-feira, 22 de setembro de 2009

Belém-PA: intercâmbio artístico de dança contemporânea


Portal ORM

publicou

18/09/2009


Belém recebe intercâmbio artístico de dança contemporânea


Belém irá receber o primeiro encontro brasileiro do projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico', que congrega artistas e pesquisadores da dança contemporânea do Brasil, Espanha, Turquia e Eslovênia. As atividades acontecem gratuitamente de sábado (19) ao dia 27 de setembro, na sede da Escola e no auditório do IAP.


A edição do evento na capital paraense acontece sob a coordenação da Escola de Teatro e Dança da UFPA, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP).


A programação do encontro inclui palestras, residências artísticas, apresentação de espetáculos de dança contemporânea e o lançamento do livro 'Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança 2006/ 2007'.


O projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico' iniciou em 2007, sob o comando do pesquisador espanhol José A. Sanchez. A ação foi criada para dar visibilidade às metodologias de ensino, pesquisa, espetáculos e documentação sobre dança contemporânea em países que possuem atividade expressiva, mas não são considerados “centros de excelência” nesta arte. “Este projeto promove o contato entre diversos pesquisadores e artistas que trabalham em diferentes realidades, mas que têm em comum o fato de não estarem em países considerados referência em dança contemporânea. A vinda destes pesquisadores vai permitir o intercâmbio entre os diferentes produtos artísticos e intelectuais, facilitando a possível integração de artistas daqui no projeto”, diz Paulo Paixão, coordenador do evento em Belém.
 
Serviço: Projeto 'Autonomia e Complexidade: intercâmbio artístico-filosófico'. Deste sábado (19) a 27 de setembro, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. D. Romualdo de Seixas, 820) e no auditório do IAP. Apoio: Prefeitura de Castilla - La Mancha, Ministério de Ciências e Inovação do Governo da Espanha, Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), Funarte, Itaú Cultural, Instituto de Artes do Pará. Informações: 9187-0730.



saiba mais