terça-feira, 22 de setembro de 2009

Belém-PA: Festival Internacional de Dança da Amazônia ganha lançamento


Portal ORM

publicou

17/09/2009


Festival Internacional de Dança da Amazônia ganha lançamento


Estrelas das sapatilhas nacionais e internacionais se preparam para mais um Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida), que este ano completa 16 anos e que será lançado nesta quinta-feira (17), às 20h, no Instituto de Artes do Pará (IAP). O evento acontece em Belém nos dias 29 de outubro e 3 de novembro e se confirma como um dos festivais de dança mais importantes do país. O lançamento vai apresentar a programação completa e adiantar detalhes do evento, coordenado por Clara Pinto e que tem patrocínio da Oi e do Grupo Nazaré.


Um dos destaques deste ano é a homenagem especial que o festival fará a Líbero Luxardo, cineasta paulista, mas paraense de alma e coração. “Líbero Luxardo é considerado o cineasta da Amazônia. A expressividade de seus filmes será retratada no palco do Theatro da Paz pela Cia de Danças Clara Pinto de forma jamais vista”, adianta Clara Pinto.


O festival também vai prestar homenagens a Marcelo Misailidis, o primeiro bailarino de Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos mais talentosos do país. Veterano dos palcos paraenses, Marcelo é uma das atrações mais aguardadas pelo público paraense, sobretudo, por sua performance com Ana Botafogo, também confirmada no XVI Fida.


Outros profissionais da dança de todo o país e até mesmo de outros países já confirmaram presença. “Mais um Fida se aproxima e para nós, que temos o dever de proporcionar grandes apresentações, boas oficinas e uma programação que faça o público paraense se curvar diante de tanta beleza e cultura, vem a responsabilidade de executar o evento com a máxima competência”, afirma Clara.


Durante a noite de lançamento, a coordenadora vai falar sobre a completa programação, a presença de convidados especiais, as premiações para as mostras competitivas e as oficinas do festival, que este ano vem com uma novidade. “As oficinas sempre são um dos sucessos do Fida. E para quem quer aprender uma técnica de primeiro mundo e se aprimorar, teremos uma novidade. Alice Arja, diretora executiva da Miami City Ballet School, no Brasil, fará uma audição inédita no Pará, onde os destaques terão direito a frequentar as aulas do Summer Course, de Miami, um curso de verão que reúne bailarinos do mundo inteiro”, adianta a Clara Pinto


Serviço: O XVI Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) será lançado em Belém nesta quinta-feira (17), às 20h, no Instituto de Artes do Pará (IAP). O festival tem patrocínio da Oi e do Grupo Nazaré. O festival acontece entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, com espetáculos diários do Theatro da Paz e em outros quatro palcos alternativos.


saiba mais