quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Fortaleza-CE: Secultfor: Programação da semana de 6 a 12 de outubro


Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Programação da semana de 6 a 12 de outubro



Curso:

DANÇA E PENSAMENTO \\ Inscrições gratuitas para o módulo "Análise do Espetáculo Coreográfico"

Hoje se inicia o módulo "Análise do Espetáculo Coreográfico", ministrado pela bailarina Silvia Soter, do Curso de Extensão Dança e Pensamento da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.  Silvia é professora de Graduação e coordenadora de Pós-Graduação em Dança da UniverCidade. Publicou o livro "Cidadãos Dançantes -- A Experiência de Ivaldo Bertazzo com o Corpo de Dança da Maré", uma reflexão sobre o uso da dança na construção da cidadania em comunidades do Rio de Janeiro, com foco no trabalho realizado pelo educador e coreógrafo Ivaldo Bertazzo.



Projetos/Eventos:

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA\\
Desde 2004, na Bienal Internacional de Dança do Ceará é assim: se é ano ímpar, espetáculos de dança de várias partes do mundo inundam Fortaleza. E, se é ano par, momentos de discussão brotam do universo acadêmico e da mente dos artistas para irrigar espaços diversos: publicações, vídeos, terminais de ônibus da Capital e ainda outras cidades cearenses. O ano de 2008, portanto, traz para artistas e interessados na temática da dança diversas oportunidades gratuitas de formação, no projeto "De Par em Par", realizado pela Bienal. O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Neste ano, as atividades de difusão, formação e pesquisa vão girar em torno de trabalhos que discutam o corpo performático elaborado através da imagem. A Bienal realiza ações em três eixos: registro e memória (elaboração de livro, revista e documentário), circulação (visita de coreógrafos e companhias cearenses a projetos sociais e escolas e circulação de companhias cearenses pelo Interior), e corpo e imagem (ações com o objetivo de estimular a formação e a produção local de vídeo-dança).

A Bienal começa hoje, dia 6, às 14h, com a residência O corpo no olho, da bailarina uruguaia Tamara Cubas. A residência vai até o dia 17, no Alpendre (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

Serviço
Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008. De 17 a 26/10 em Fortaleza. Toda a programação é gratuita. Mais informações: Rua José Avelino, 495 – Praia de Iracema – Fortaleza/Ceará. Telefone: (85) 3219.3803. E-mail:
info@bienaldedanca.com. Site: www.bienaldedanca.com.


QUARTA EM MOVIMENTO\\
O mês de outubro é da dança em Fortaleza e traz com ele novidades para o Quarta em Movimento. Excepcionalmente, o projeto vai colocar uma montagem a cada quarta-feira no palco do Mercado dos Pinhões, somando-se à intensa e diversificada programação da Bienal de Dança no Ceará. No dia 8, a Cia. do Barulho chega com o espetáculo "Lá dentro, um barulho", que conta com direção geral de Aspásia Mariana e concepção coreográfica de Heber Stalin. 

"Lá dentro, um barulho" é um espetáculo de tensões, onde o inesperado acontece. Ele tem como pano de fundo a noite, a boemia, a poesia e a bossa-nova; e ainda o amor e seus vários conflitos. "Brincamos acima de tudo com o ritmo corpóreo, com a gravidade e com a interação entre músico e bailarina, com a ruptura de tempo e espaço e ora, ainda, através do silêncio", adianta Aspásia. Neste dia 8, às 20h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).


Programação da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)
Projeto as Quatro Estações da Criança
Atrações artísticas e educativas: teatro, circo, música, dança, esportes radicais, passeio ecológico, trenzinho da alegria, brinquedos gigantes e muita brincadeira. No Parque Adahil Barreto (av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres). De 8h às 12h. Info.: 3272.4779.



Mais informações para a imprensa na
Assessoria de Imprensa da Secultfor,
com Isabelle Câmara e Larissa Lima,
através dos telefones 3105.1386 e 8899.8705. 

 

Nenhum comentário: