quarta-feira, 10 de setembro de 2008

São Paulo Companhia de Dança recebe Marilena Ansaldi






Anaik von der Weid
anaik.weid@xpressonline.com.br

escreveu:


Marilena Ansadi
faz última apresentação
em programa de
registro histórico da dança


Nesta quinta-feira, dia 11, o palco do Auditório Franco Zampari será de Marilena Ansaldi, um dos grandes ícones da cultura brasileira. Ansaldi está entre as personagens do projeto Figuras da Dança, parceria da São Paulo Companhia de Dança com a Fundação Padre Anchieta e a Pipoca CineVídeo, que leva ao público a oportunidade de assistir à gravações de depoimentos de artistas consagrados que contam sua trajetória no campo da dança.

Marilena, hoje com 74 anos, foi bailarina do Theatro Municipal de São Paulo e a primeira brasileira a se apresentar no cargo mais alto pelo Teatro Bolshoi, em 1964. De volta ao Brasil, passou a constituir uma obra autoral que une o teatro à dança, passando a influenciar decisivamente a cena cultural do país, com uma produção inovadora e contestadora, de coreografias inéditas a participações em novelas.  Para complementar esta edição do Figuras da Dança, série com cinco episódios que já expôs a vida de personalidades como Ady Addor, Ismael Guiser (in memorian), Penha de Souza e Ivonice Satie (1950-2008), Marilena fará, ao vivo, uma performance de teatro-dança exclusiva, a qual será o anúncio de sua última apresentação em público.

A gravação do episódio e apresentação de Marilena Ansaldi será gratuita e aberta a todos que quiserem conhecer a vida dessa bailarina mais de perto. A primeira edição do programa está prevista para ser exibida em outubro, pela TV Cultura.


Sobre Marilena Ansaldi

Nasceu em 1934 e é bailarina, coreógrafa, produtora, autora e atriz de intensa produção. Foi primeira bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, precursora da dança-teatro no Brasil e uma das fundadoras do Balé de Câmara do Estado de São Paulo. Estudou durante três anos no Balé Bolshoi e, de volta ao Brasil, em 1965, trabalhou com importantes nomes do teatro, da dança e da televisão. O ano de 1975 marca a guinada de sua carreira em direção ao teatro-dança, quando cria o espetáculo solo Isso ou Aquilo que, dois anos depois, foi convidado a se apresentar na Itália, na Alemanha e na França, no Festival de Nancy. O caráter inovador e a qualidade artística de suas obras rendem-lhe prêmios como APCA, Molière e Governador do Estado de São Paulo. Outros trabalhos de Ansaldi baseiam-se em autores como Wilhelm Reich, Clarice Lispector e Heiner Muller.


Sobre a São Paulo Companhia de Dança

Viabilizada pelo Governo do Estado através de sua Secretaria da Cultura, a São Paulo Companhia de Dança é um centro de criação, produção e difusão da arte da dança, constituindo suporte à diversidade cultural brasileira: a Companhia procura ser um retrato do país, marcado por culturas que se completam e se contrapõem. No último dia 4, a São Paulo Companhia de Dança estreou seu primeiro espetáculo, Polígono, no Teatro Sérgio Cardoso. Ainda em 2008, a Companhia apresenta um programa exclusivo, composto por três balés - duas remontagens e uma criação inédita do carioca Paulo Caldas -, cuja estréia será em novembro.

A missão da São Paulo Companhia de Dança é tornar seu repertório, que inclui obras dos séculos XIX, XX e XXI - de grandes peças clássicas e modernas a dança contemporânea -, acessível ao grande público por meio de espetáculos, programas educativos e de memória e registro.


Serviço

Figuras da Dança | Marilena Ansaldi

dia 11 de setembro, quinta-feira, às 20h

Auditório Franco Zampari

[Av. Tiradentes, 451 | metrô Tiradentes]

Participação de Ana Francisco Ponzio, Celso Nunes,

Cibele Forjaz, José Possi Neto e Marcio Aurelio.

Entrada gratuita

Credenciamento: 11 3224 1380

 

Outras informações

XPress Assessoria em Comunicação

Anaik von der Weid / Walquiria Botaro / Viviana Toletti
(11) 3054-9789/ 7857-0180






Nenhum comentário: