quarta-feira, 22 de outubro de 2008
São Caetano do Sul-SP: Audição Stacatto Cia de Dança
Edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural
Lançada a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural |
Cerca de mil projetos receberam patrocínio através do programa, desde a sua primeira edição, em 2003. Para esta primeira fase - em 2008/2009 - será destinada uma verba de R$ 42,3 milhões. Os formulários para inscrição estarão disponíveis no site www.petrobras.com.br, desde 15 de outubro, mas os prazos para envio de projetos obedecerão um cronograma, conforme os segmentos e os tipos de projetos culturais: até 14 de novembro para Festivais de Música, de Cultura Digital e de Cinema, e Difusão de Filmes de Longa Metragem; 15 de dezembro para projetos de Música; 16 de dezembro para Audiovisual; 17 de dezembro para Artes Cênicas; e 18 de dezembro para Literatura e Cultura Digital. |
link direto: http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc/index.html
Silvia Geraldi
Coordenadora do Curso de Dança
Tel: 55 11 2790 4579
Moscow City Ballet no Brasil
Reconhecida internacionalmente por sua perfeição técnica,
companhia russa traz clássicos do balé para
11 cidades brasileiras
Fundada em 1988 por Victor Smirnov-Golovanov, coreógrafo e ex-primeiro bailarino do Ballet Bolshoi, com o objetivo principal de ser um dos baluartes do que considera uma das grandes heranças russas para a humanidade - a dança clássica - o Moscow City Ballet transformou-se, em apenas 18 anos, em uma das mais respeitadas companhias de dança do país. Sendo atualmente detentora de um dos maiores currículos de turnês por todo o mundo e dentro da própria Rússia: são mais de 2100 apresentações em todos os continentes, incluindo países como: Inglaterra, Bélgica, Estônia, Alemanha, Holanda, Hong Kong, Israel, Japão, Lituânia, China, Portugal, Filipinas, Polônia, Irlanda, Coréia, Singapura, Taiwan e Estados Unidos, entre outros.
A partir do final do outubro a companhia mostrará aos brasileiros quatro balés de repertórios completos, escolhidos entre os principais clássicos da dança: O Quebra Nozes, Romeu e Julieta, O Lago dos Cisnes e Cinderela. A turnê pelo país inicia-se pelo Rio de Janeiro (23, 24, 25, 26, 31 e 1º e 02 de novembro), e passa ainda por Juiz de Fora (30 de outubro), São Paulo (03 e 04 de novembro), Curitiba (06 de novembro), Belo Horizonte (08 e 09 de novembro), Santos (11 de novembro), Campinas (12 de novembro), Recife (14 e 15 de novembro), João Pessoa (17 e 18 de novembro), Brasília (21 e 22 de novembro) e Goiânia (23 de novembro).
A Companhia
Em 1988, Victor Smirnov-Golovanov — coreógrafo russo e antigo solista do Balé Bolshoi — fundou o Moscow City Ballet. No ano seguinte a companhia fazia sua estréia em Seul, Coréia. Ela é um fruto das reformas da Rússia pós-soviética e seu sucesso no exterior fez dela uma das que mais excursiona pelo mundo afora. Detalhe importante: trata-se de uma empresa privada, que não recebe subsídios do governo.
Victor Smirnov-Golovanov considera o balé clássico como uma parte importante da herança nacional russa e quer levá-lo ao público mais amplo possível, especialmente à nova geração de jovens apaixonados pelo balé.
Todas as produções de Smirnov-Golovanov, assim como suas versões de antigos clássicos, compartilham de um estilo e idéias claramente definidos, mantendo sempre sua identidade coreográfica e estabelecendo altos padrões de apresentação.
Foi na Inglaterra que a companhia colheu seus maiores louros, dando mais de mil e quinhentas apresentações desde 1991. O Moscow City Ballet também se apresentou na Bélgica, Chipre, Egito, Estônia, Alemanha, Holanda, Hong Kong, Israel, Japão, Lituânia e República Popular da China, além de Portugal, Filipinas, Polônia, Irlanda, Coréia, Singapura, Taiwan e Estados Unidos.
O Moscow City Ballet é reconhecido pela perfeição do seu corpo de baile, nas melhores tradições da escola russa de balé clássico. Esta posição é garantida pelos incessantes esforços, tanto de Victor Smirnov-Golovanov, quanto de sua esposa Ludmila Nerubashenko, nas produções e nos ensaios. As produções do próprio Smirnov-Golovanov, assim como as antigas versões dos balés clássicos, compartilham todas de um estilo, idéias e integridade coreográfica claramente definida, estabelecendo elevados padrões de apresentação.
A companhia conta com mais de cinqüenta bailarinos, e é integrada por jovens formados nas melhores academias de dança e escolas da Rússia e da Ucrânia, aí incluídas as de Moscou, São Petersburgo, Perm, Kiev, Novosibirsk, Alma-Ata, Baku, Erevan, Donetsk, Kharkov e Ufa. Recebe também a visita de solistas convidados do exterior. O Moscow City Ballet apresenta-se regularmente com sua própria orquestra, conduzida por seu regente principal, Igor Shavruk, e é constantemente requisitado em todos os continentes.
As primeiras bailarinas da companhia na turnê que vem ao Brasil são Gulmur Sarsenova, Maya Vishnyakova, Natalia Padalko e Valeria Guseva, e os bailarinos principais Sergei Zolotarov e Talgat Kozhabaev.
As peças
O QUEBRA-NOZES
Balé em 2 atos
Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky
Libreto: Victor Smirnov-Golovanov
Versão e Direção: Victor Smirnov-Golovanov
Coreografia: Victor Smirnov-Golovanov, baseado em original de Marius Petipa
Cenários e Figurinos: Elisaveta Dvorkina
ROMEU E JULIETA
Balé em 3 atos
Música: Sergei Prokofiev
Libreto: Sergei Radlov, Adrian Piotrovsky, Leonid Lavrovsky e Sergei Prokofiev
Coreografia: Victor Smirnov-Golovanov
Cenários e Figurinos: Natalia Stenberg
lugares e datas
RIO DE JANEIRO
Local: Teatro João Caetano
Datas: 23 a 26 de outubro e 31 de outubro, 1º e 2 de novembro
Vendas: Teatro João Caetano
Disque Dell`Arte: 3235-8545 / 2568-8742
www.ingresso.com.br
Censura: livre
Preço único: R$ 80,00
23/out (quinta-feira) - Horário: 20:00 - Programa: Cinderela
24/out (sexta-feira) - Horário: 20:00 - Programa: Cinderela
25/out (sábado) - Horário: 21:00 - Programa: O Lago dos Cisnes
26/out (domingo) - Horário: 17:00 - Programa: O Lago dos Cisnes
31/out (sexta-feira) - Horário: 20:00 - Programa: O Quebra-nozes
1º/nov (sábado) - Horário: 21:00 - Programa: O Quebra-nozes
2/nov (domingo) - Horário: 17:00 - Programa: O Quebra-nozes
JUIZ DE FORA
Local: Cine Teatro Central
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
(32) 3215-1400
http://www.theatrocentral.ufjf.br
Censura: livre
Horário: 21:00 - Programa: O Lago dos Cisnes
Preços:
Platéia A: R$ 80,00 - Platéia B: R$ 70,00
Balcão nobre: R$ 60,00 - Galeria: R$ 50,00
Camarote: R$ 480,00
SÃO PAULO
Local: Teatro Municipal
Datas: 3 e 4 de novembro
Vendas: Teatro Municipal
Informações: (11) 2053-5087
www.ticketmaster.com.br
Censura: livre
3/nov (segunda-feira) - Horário: 21:00 - Programa: Cinderela
4/nov (terça-feira) - Horário: 21:00 - Programa: Cinderela
Preços:
Setor I: R$ 150,00 - Setor II: R$ 90,00 - Setor III: R$ 50,00
CURITIBA
Local: Teatro Guaíra
Data: 6 de novembro (quinta-feira)
Vendas: Teatro Guaíra: 041 3304-7900/ 7982
Horário: 21:00h
Censura: livre
Programa: Cinderela
Preços:
Platéia: R$ 100,00 - Primeiro balcão: R$ 80,00 - Segundo balcão: R$ 60,00
BELO HORIZONTE
Local: Palácio das Artes
Datas: 8 e 9 de novembro
Vendas: Palácio das Artes - Informações: (31) 3236-7400
Bilheteria: segunda-feira a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos, de 14h às 20h
Disque DellArte Nacional: 4002-0019
Censura: livre
08/nov (sábado) - Horário: 21:00 - Programa: O Quebra-nozes
09/ nov (domingo) - Horário: 17:00 - Programa: O Quebra-nozes
09/nov (domingo) - Horário: 20:00 - Programa: O Quebra-nozes
Preços:
Platéia I: R$ 120,00 - Platéia II: R$ 100,00 - Platéia superior: R$ 80,00
SANTOS
Local: Teatro Coliseu
Datas: 11 de novembro
Horário: 21:00
Censura: livre
Vendas: Teatro Coliseu
www.compreingressos.com
R. Amador Bueno, 237 - Centro - Santos – SP
Bilheteria: Terça a Quinta das 14h às 19h e Sexta a Domingo das 14h, até o início do espetáculo - Tel: (13) 3226-8000
Programa: a definir
Preços: a definir
CAMPINAS
Local: Centro de Convivência Cultura
Data: 12 de novembro (quarta-feira)
Vendas: Centro Cultural Evolução (19) 3232-6225
Praça Imprensa Fluminense, S/N
Censura: livre
Horário: 21:00
Programa: O Quebra Nozes
Preços: A definir
RECIFE
Local: Teatro Guararapes
Datas: 14 e 15 de novembro
Vendas: Teatro Guararapes - bilheteria 09:00 às 17:30 h
Censura: livre
14/nov (sexta-feira) - Horário: 21:00 - Programa: Lago dos Cisnes
15/nov (sábado) - Horário: 16:30 - Programa: Romeu e Julieta
Preços:
Platéia especial: R$ 100,00 - Balcão: R$ 80,00
JOÃO PESSOA
Local: Teatro Paulo Pontes
Datas: 17 e 18 de novembro
Vendas: Espaço Cultural Jose Lins do Rego - Rua Adbias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho - Informações: (83) 3211-6210
Censura: livre
Preço: R$ 80,00
17/nov (segunda-feira) - Horário: 21:00 - Programa: O Lago dos Cisnes
18/nov (terça-feira) - Horário: 21:00 - Programa: O Lago dos Cisnes
BRASILIA
Local: Teatro Nacional Claudio Santoro
Datas: 21 e 22 de novembro
Vendas: Teatro Nacional Claudio Santoro: Sala Villa Lobos
Disque: 61 3325-6256/ 3325-6239
Censura: livre
Preço único: R$ 140,00
Meia entrada: Estudante, Clube VIP, Doadores de alimentos(R$ 70,00)
21/nov (sexta-feira) - Horário: 21:00 - Programa: Romeu e Julieta
22/nov (sábado) - Horário: 21:00 - Programa: Cinderela
GOIÂNIA
Local: Centro de Convenções de Goiânia - Teatro Rio Vermelho
Data: 23 de novembro (domingo)
Vendas: Billheteria do Teatro Rio Vermelho
Informações: (62) - 3219-3400
Horário: 20:30 - Programa: O Lago dos Cisnes
Preços:
Filas A a N: R$ 120,00 - Filas O a T: R$ 100,00 - Platéia superior: R$ 80,00
Belo Horizonte-MG: apresentações no FID 2008
CONTINUE RETO, SEMPRE EM LINHA RETA... E QUE DEUS TE ABENÇOE (work inprogress)
Camaleão Grupo de Dança (Belo Horizonte/MG)
Local: Espaço Cultural Ambiente
QUARTA 22.10 - 19h
Na estrada…
Discutir estratégias de sobrevivência. Olhar o entorno. Sem as trocas, contaminações e exposição aos outros, ao diferente, ao estranho, com nossos ambiente, como podemos continuar a existir, sobreviver? Sem trocarmos e ampliarmos nosso meio não conseguimos sobreviver. Para isso, exercícios de flexibilização, expansão de nossas percepções e co-relações.
DE-VIR
Cia Dita (Fortaleza/CE)
Local: Teatro Marília
QUARTA 22.10 - 20h
QUINTA 23.20 - 20h
Quatro performers em cena pontuam as interferências do corpo com seu ambiente.
O corpo ao ser entendido como mídia de si mesmo está, continuamente, desmembrando e se desdobrando em novas corporalidades que aparecem nas relações corpo-ambiente. “De-vir” testa o propósito do corpo de nunca estar pronto e principalmente, não ser um objeto em si mesmo, mas processo. Ele está sempre se reconfigurando e acolhendo novos significados, tanto de si quanto do mundo.
3MG - GINGAESTÉTICA
PIP (Curitiba / PR)
Local: Teatro Dom Silvério
QUARTA 22.10 - 21h
QUINTA 23.20 - 21h
Ginga, um jeito de se mover, requebrado e saracoteado, vem sendo usado como uma característica de “brasilidade”. Em 3 Mg, é a lógica que organiza os corpos e a dança: precários, fragmentários, rizomáticos e editados. Assim, ginga é questionado como estereótipo de brasilidade: não é passaporte, mas pensamento.
Curitiba-PR: Passo no Tempo
Passo no Tempo
Escola de Dança Teatro Guaíra
(Divulgação)
Cenografia
Paulinho Maia
Coordenador
Débora Tadra e Sabrina Ortolan
Direção
Carlos Cavalcante
Figurinos
Paulinho Maia
Iluminação
Luiz Nobre
Produção
Sidne J. Gaspar, Rosângela Corbani e Warly Ribeiro
Roteiro
Carlos Cavalcante
Duração
60 minutos
Classificação
Livre
ATENÇÃO:
Dia 26/10, domingo, tem Teatro Para o Povo, às 18h. A entrada é franca.
O espetáculo Passo no Tempo tem como fio condutor as codificações de movimento do homem na linha histórica do tempo. O homem, desde os primórdios da sua organização em grupos sociais, usa o movimento para expressar a sua relação com o meio ambiente, estruturando danças ritualísticas. Na antiguidade expressava a sua relação com a natureza com danças que reverenciavam o sagrado. Na idade medieval, o homem organizou-se em sociedades complexas e divididas hierarquicamente. Com a modernidade o homem criou máquinas e assumiu uma nova posição em seu tempo. Hoje, o homem conquistou a tecnologia de informação, aperfeiçoando amplos sistemas de comunicação.
Passo no Tempo é composto por oito cenas e usa como referências para as criações coreográficas os movimentos de danças circulares, antigas, palacianas, acadêmicas, clássicas, modernas e contemporâneas.
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)
Teatro Guaíra
Rua Amintas de Barros, s/n°
Centro - Curitiba
Telefone(s):
(41) 3304-7982
Horário(s):
De 24/10 a 25/10/2008 - Sexta e sábado, às 20h30
26/10/2008 - Domingo, às 18h
Preço(s):
R$ 6 (antecipado) e R$ 10 (no dia do espetáculo).
Desconto de 50% para portadores do Cartão Teatro Guaíra e da Carterinha de Professor Autorizada
Onde comprar:
Bilheteria do Teatro e Livrarias Curitiba (Shopping Estação)
NFORME nº 80/ 2008
P.U.L.T.S ESTRÉIA ESPETÁCULO E FAZ APRESENTAÇÕES GRATUITAS
Contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, o P.U.L.T.S. - Teatro Coreográfico apresenta o espetáculo “Índice dos Primeiros Versos” (concepção, coreografia e direção artística de Marcelo Bucoff), na 2ª Mostra de Fomento à Dança, no dia 25/10, às 20h, na Sala Paissandu, da Galeria Olido. O espetáculo ficará em cartaz de 30 de outubro a 2 de novembro no mesmo teatro, e seguirá em temporada no Centro Cultural Rio Verde, de 6 a 9 de novembro.
Todas as apresentações têm entrada franca.
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terça-feira, 21 de outubro de 2008
Belo Horizonte-MG: FID 2008
O que é o FID
Criado há 12 anos pela Atômica Artes sob a denominação de Festival Internacional de Dança, o FID comprometeu-se desde sua primeira edição, em 1996, a trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea. Em 2008, o FID caminha para sua 11ª edição buscando incorporar novos sentidos e investigações no campo da Dança como produção de conhecimento.
Em 2001, como conseqüência ao processo de amadurecimento do projeto, alterou a sua denominação de Festival para Fórum buscando marcar a mudança de patamar do empreendimento, cuja natureza é cada vez mais formativa e de raiz, sem provincianismos, regionalismos ou encantamentos com companhias e estrelas fugazes da cena internacional, desprovidas de consistência e relevância. Suas atividades passaram a ser realizadas de forma extensiva durante todo o ano. Atualmente, o Projeto se subdivide em três Programas que se articulam sinergeticamente e suas denominações têm o objetivo de explicitar o foco de atuação operado pelo FID: Circulando Grande BH (Grande BH e Belo Horizonte), Território Minas (Estado de Minas Gerais), Conexão InterNacional (Brasil e exterior).
Graças à seriedade e ao rigor de seus organizadores e de sua programação, transformou-se numa iniciativa capaz de mobilizar e alavancar uma série de profissionais e de esforços na qual a principal motivação é a disseminação e os debates relacionados ao universo da dança e suas mais variadas conexões e do caráter multidisciplinar que é relevância no projeto. Ao longo dos últimos 12 anos, de maneira articulada e permanente, o FID promoveu a circulação, distribuição, fomento, exposições, espetáculos, lançamento de livros, publicação, debates, workshops, programa de bolsas, mostras, laboratórios, palestras, inclusão social, reflexão sócio-cultural, com a presença dos mais renomados diretores e bailarinos sintonizados com a nova dança no mundo, além de criar um espaço privilegiado de pensamento e de intercâmbio de idéias e repertórios não aleatórios, selecionados de acordo com a temática e os princípios conceituais propugnados a cada etapa de realização do evento.
O FID, em seus 12 anos de existência e de constante transformação, vem sendo um dos mais importantes Programas de Fomento à Dança no Brasil. Trata-se com certeza de um Programa ímpar e singular por sua ação e perfil artístico transversal e transdisciplinar. Por esses motivos, o FID se firmou como essencial e absolutamente indispensável para o desenvolvimento e manutenção da qualidade da dança e da cultura de e em Minas Gerais e no Brasil.
Território Minas
O programa Território Minas foi instituído em 1988 com o objetivo de fomentar a dança em Minas Gerais. É um programa estruturante que já contemplou bolsas de pesquisa, co-produções, apresentações, oficinas e diversos tipos de apoio e parcerias entre o FID e os artistas mineiros. Promoveu, lançou, aprimorou, acolheu idéias de artistas e fez circular a produção da destacada e conceituada dança mineira no país.
Na etapa FID Território Minas de 2008, o FID reforça sua proposta de formar novos criadores no Estado de Minas Gerais, estimulando que os grupos se mostrem empreendedores de investigação e produção de conhecimento através da pesquisa, formação, intercâmbio, produção e conquista da cidadania da dança mineira no Brasil e no mundo. O programa FID Território Minas cria um espaço privilegiado de pensamento de intercâmbio de idéias e repertórios não aleatórios, selecionados de acordo com temáticas e princípios conceituais relacionados ao evento. Em 2008 está sendo apoiado o projeto bolsista de Paulo Chamone e Cristiane Oliveira de Belo Horizonte.
O FID Território Minas conta, também, com apresentação de grupos de Minas Gerais.
O FID Território Minas contará, ainda, com a segunda edição do projeto FIDoteca onde o público poderá conferir, no período do FID, um acervo digital que reconstroe a história dos 11 anos do FID. Com cabines individuais e acesso gratuito, a FIDoteca pretende ser um instrumento de pesquisa e estudos sobre a dança contemporânea e sua evolução. O FID também vai para dentro da escola, desta vez, a Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte, com apresentações de grupos de Minas gerais, debates e oficinas de Técnica de Palco e Sonorização e Iluminação, Introdução a Produção Cultural e de Dança Contemporânea.
Conexão Internacional
O programa Conexão InterNacional é a etapa onde o FID promove a internacionalização da dança mineira e brasileira com o intercâmbio com companhias estrangeiras em Belo Horizonte. São espetáculos e apresentações, oficinas e workshops.
Neste ano, estamos reunindo grupos de diversas regiões do mundo, e coincidentemente, em sua maioria companhias do hemisfério sul, sendo que apenas dois grupos são europeus. A escolha não foi feita com o intuito de exclusão, já que esta é a lógica pela qual lutamos contra. Por outro lado, constatamos o crescente grau de complexidade e maturidade autoral em artistas que vivem e criam seus trabalhos no hemisfério sul. E, como os corpos estão constantemente trocando com seu ambiente a fim de sobreviver, esses corpos também o fazem. A seleção dos grupos, artistas e trabalhos do FID 2008 apresenta uma amostra da diversidade (diferenças) de proposições artísticas que estão comprometidas em descrever o mundo de forma própria e autônoma”,
O FID traz pela primeira vez a Belo Horizonte a coreógrafa francesa Maguy Marin e espetáculos de Edgardo Mercado (Argentina), Nelisiewe Xaba (África do Sul), Kettly Nöel (Mali), Josie Cáceres (Equador), Federica Folco (Uruguai), Fauller (Ceará), Tiago Guedes (Portugal), Carmen Jorge (Paraná), Helena Bastos (São Paulo), Elisa Ohtake (Brasil/Japão), A.P.I (Japão) e Luvyen Mederos (Cuba).
Fidinho
Uma novidade em 2008; o FIDinho, com espetáculos voltados para o público infantil. Com o objetivo de gerar hábitos e formar novos espectadores, o FIDinho irá resgatar as antigas matinês com trabalhos conscientes de dança contemporânea numa linguagem inteligente e de fácil compreensão para crianças.
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