terça-feira, 21 de outubro de 2008

Belo Horizonte-MG: FID 2008


de 19.10 a 02.11 em BH-MG


O que é o FID 


Criado há 12 anos pela Atômica Artes sob a denominação de Festival Internacional de Dança, o FID comprometeu-se desde sua primeira edição, em 1996, a trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea. Em 2008, o FID caminha para sua 11ª edição buscando incorporar novos sentidos e investigações no campo da Dança como produção de conhecimento.


Em 2001, como conseqüência ao processo de amadurecimento do projeto, alterou a sua denominação de Festival para Fórum buscando marcar a mudança de patamar do empreendimento, cuja natureza é cada vez mais formativa e de raiz, sem provincianismos, regionalismos ou encantamentos com companhias e estrelas fugazes da cena internacional, desprovidas de consistência e relevância. Suas atividades passaram a ser realizadas de forma extensiva durante todo o ano. Atualmente, o Projeto se subdivide em três Programas que se articulam sinergeticamente e suas denominações têm o objetivo de explicitar o foco de atuação operado pelo FID: Circulando Grande BH (Grande BH e Belo Horizonte), Território Minas (Estado de Minas Gerais), Conexão InterNacional (Brasil e exterior).


Graças à seriedade e ao rigor de seus organizadores e de sua programação, transformou-se numa iniciativa capaz de mobilizar e alavancar uma série de profissionais e de esforços na qual a principal motivação é a disseminação e os debates relacionados ao universo da dança e suas mais variadas conexões e do caráter multidisciplinar que é relevância no projeto. Ao longo dos últimos 12 anos, de maneira articulada e permanente, o FID promoveu a circulação, distribuição, fomento, exposições, espetáculos, lançamento de livros, publicação, debates, workshops, programa de bolsas, mostras, laboratórios, palestras, inclusão social, reflexão sócio-cultural, com a presença dos mais renomados diretores e bailarinos sintonizados com a nova dança no mundo, além de criar um espaço privilegiado de pensamento e de intercâmbio de idéias e repertórios não aleatórios, selecionados de acordo com a temática e os princípios conceituais propugnados a cada etapa de realização do evento.


O FID, em seus 12 anos de existência e de constante transformação, vem sendo um dos mais importantes Programas de Fomento à Dança no Brasil. Trata-se com certeza de um Programa ímpar e singular por sua ação e perfil artístico transversal e transdisciplinar. Por esses motivos, o FID se firmou como essencial e absolutamente indispensável para o desenvolvimento e manutenção da qualidade da dança e da cultura de e em Minas Gerais e no Brasil.



Território Minas 


O programa Território Minas foi instituído em 1988 com o objetivo de fomentar a dança em Minas Gerais. É um programa estruturante que já contemplou bolsas de pesquisa, co-produções, apresentações, oficinas e diversos tipos de apoio e parcerias entre o FID e os artistas mineiros. Promoveu, lançou, aprimorou, acolheu idéias de artistas e fez circular a produção da destacada e conceituada dança mineira no país.


Na etapa FID Território Minas de 2008, o FID reforça sua proposta de formar novos criadores no Estado de Minas Gerais, estimulando que os grupos se mostrem empreendedores de investigação e produção de conhecimento através da pesquisa, formação, intercâmbio, produção e conquista da cidadania da dança mineira no Brasil e no mundo. O programa FID Território Minas cria um espaço privilegiado de pensamento de intercâmbio de idéias e repertórios não aleatórios, selecionados de acordo com temáticas e princípios conceituais relacionados ao evento. Em 2008 está sendo apoiado o projeto bolsista de Paulo Chamone e Cristiane Oliveira de Belo Horizonte.


O FID Território Minas conta, também, com apresentação de grupos de Minas Gerais.


O FID Território Minas contará, ainda, com a segunda edição do projeto FIDoteca onde o público poderá conferir, no período do FID, um acervo digital que reconstroe a história dos 11 anos do FID. Com cabines individuais e acesso gratuito, a FIDoteca pretende ser um instrumento de pesquisa e estudos sobre a dança contemporânea e sua evolução. O FID também vai para dentro da escola, desta vez, a Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte, com apresentações de grupos de Minas gerais, debates e oficinas de Técnica de Palco e Sonorização e Iluminação, Introdução a Produção Cultural e de Dança Contemporânea.



Conexão Internacional 


O programa Conexão InterNacional é a etapa onde o FID promove a internacionalização da dança mineira e brasileira com o intercâmbio com companhias estrangeiras em Belo Horizonte. São espetáculos e apresentações, oficinas e workshops.


Neste ano, estamos reunindo grupos de diversas regiões do mundo, e coincidentemente, em sua maioria companhias do hemisfério sul, sendo que apenas dois grupos são europeus. A escolha não foi feita com o intuito de exclusão, já que esta é a lógica pela qual lutamos contra. Por outro lado, constatamos o crescente grau de complexidade e maturidade autoral em artistas que vivem e criam seus trabalhos no hemisfério sul. E, como os corpos estão constantemente trocando com seu ambiente a fim de sobreviver, esses corpos também o fazem. A seleção dos grupos, artistas e trabalhos do FID 2008 apresenta uma amostra da diversidade (diferenças) de proposições artísticas que estão comprometidas em descrever o mundo de forma própria e autônoma”,


O FID traz pela primeira vez a Belo Horizonte a coreógrafa francesa Maguy Marin e espetáculos de Edgardo Mercado (Argentina), Nelisiewe Xaba (África do Sul), Kettly Nöel (Mali), Josie Cáceres (Equador), Federica Folco (Uruguai), Fauller (Ceará), Tiago Guedes (Portugal), Carmen Jorge (Paraná), Helena Bastos (São Paulo), Elisa Ohtake (Brasil/Japão), A.P.I (Japão) e Luvyen Mederos (Cuba).



Fidinho 


Uma novidade em 2008; o FIDinho, com espetáculos voltados para o público infantil. Com o objetivo de gerar hábitos e formar novos espectadores, o FIDinho irá resgatar as antigas matinês com trabalhos conscientes de dança contemporânea numa linguagem inteligente e de fácil compreensão para crianças. 



saiba mais 

 
FID