terça-feira, 9 de dezembro de 2008

SESC-SP: Cursos





 dança / aulas abertas


SAMBA ROCK

Iniciação aos movimentos básicos de forma lúdica. Sala de Ginástica. Grátis. 

De 11/01 a 25/01. domingos, às 14h. 
SESC Santo André 



RITMOS NORDESTINOS: FORRÓ, XAXADO E BAIÃO

Com Matheus Leisnoch, ator e dançarino, professor da Galeria Olido. 
R$ 25,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes). Necessária apresentação de exame médico. Inscrições antecipadas na Central de Atendimentos. 
De 17/01 a 28/03. Sábados, das 16h às 17h30. 
SESC Avenida Paulista 



DANÇA AFRO CONTEMPORÂNEA

Baseado na tradição cultural dos países africanos, onde a dança faz parte do dia a dia dos seus habitantes, durante a celebração do nascimento de um bebê, da colheita, da caça, da puberdade, do casamento e da morte. Com Cristina Matamba, professora de Educação Física, dançarina e coreógrafa do Grupo Kamberimbé. Professora de dança do Centro de Referência da Diversidade 
Grátis; Grátis (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes). Inscrições antecipadas na Central de Atendimentos. 
De 11/01 a 22/02. Domingos, 17h. 
SESC Avenida Paulista 



DANÇA INDIANA: MOVIMENTAÇÃO E ESPACIALIDADE

Vivência de diversas formas de locomoção e os respectivos desenhos geométricos formados com o corpo utilizados na dança Odissi, como linhas, círculos, triângulos, quadrados e cruzes, movimentações, giros e posturas nos planos alto, médio e baixo. Expande o modo de olhar o espaço, amplia sua perspectiva em relação a si próprio e em relação ao ambiente. Com Andréa Albergaria, professora de dança clássica indiana no estilo Odissi, pesquisa as danças clássicas e o teatro da Índia. 
Grátis; Grátis (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes). Inscrições antecipadas na Central de Atendimentos. 
De 11/01 a 01/02. Domingos, 15h. 
SESC Avenida Paulista 



DANÇA ORIENTAL E MULTI-ETNIAS

Minicurso que propõe aglutinar uma gama de movimentos culturais diversos como a indiana, a árabe, a africana e a espanhola. Trabalha também a consciência do movimento, do impulso e do espaço. Com Luciana Lambert, bailarina, professora e coreógrafa. 
R$ 25,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado e dependentes, a partir de 60 anos e estudantes). Necessária apresentação de exame médico. Inscrições antecipadas na Central de Atendimentos. Vagas limitadas. 
De 15/01 a 26/03. Quintas, das 20h às 22h. 
SESC Avenida Paulista 



ESPECIAL DE FÉRIAS
Durante o período de férias, o SESC Avenida Paulista realiza oficinas, shows e vivências, de caráter multidisciplinar, para aproximar o público do fazer criativo, transformando-o em protagonista e permitindo-lhe conhecer os bastidores da produção artística. 

Focando o corpo para a criação

Oficina introdutórias à dança contemporânea para jovens. Com Margô Assis. Espaço Nono Andar. 
Grátis; 
De 16/01 a 06/02. Sextas, das 14h às 17h 
SESC Avenida Paulista



ESPAÇO E MOVIMENTO
Vivências múltiplas para a descoberta e prática das diversas inteligências. Atividades de esporte, dança, teatro, internet e outras.

Movimento e Ritmo

Atividade que visa ampliar o repertório motor através de técnicas de dança e exercícios corporais. Praça de Eventos.

De 10/01 a 28/02. Quarta a sexta e domingo, 13h.
SESC Itaquera




 Consulte aqui a relação completa dos cursos oferecidos pelo SESCSP.




São Paulo: Exercício Cênico GRADUAÇÃO EM DANÇA ANHEMBI MORUMBI


  Silvia Geraldi
escreveu  



clique na imagem
para ampliar


Copyright © 2003. Portal Anhembi Morumbi. Todos os Direitos Reservados.


Balé da Cidade de São Paulo - estréia "O LAGO DOS CISNES?" - de Sandro Borelli


bale da cidade        
baledacidade@uol.com.br     
escreveu  




clique sobre
a imagem
para amplia-la


  saiba mais



BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO e
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO em
O LAGO DOS CISNES?



Dias 12, 13 e 15 de dezembro, às 21h; dia 14, às 17h

Direção musical e regência: JAMIL MALUF
Cenários e visagismo: JEAN-PIERRE TORTIL
Figurinos: MARCELO PIES
Desenho de luz: ANDRÉ PRADO
Música eletrônica: GUSTAVO DOMINGUES

Ingressos: R$ 15, 12 e R$ 10
(preços populares no dia 15: R$ 10, R$ 8 e R$ 5).
À venda na bilheteria do teatro - tel. (011) 3397-0327 ou Ticketmaster (011 2846-6000)
ou pelo site
www.ticketmaster.com.br

“O LAGO DOS CISNES?” encerra as comemorações dos 40 anos da companhia; espetáculo tem a participação da Orquestra Experimental de Repertório, sob regência do maestro Jamil Maluf

Para encerrar a temporada de 2008, que marca as comemorações de seus 40 anos, o Balé da Cidade de São Paulo interpreta, entre 12 a 15 de dezembro, um trabalho inédito: O Lago dos Cisnes?, do badalado coreógrafo brasileiro Sandro Borelli. A obra é uma releitura contemporânea do famoso balé clássico com música do compositor russo Piotr Ilyich Tchaikovsky.
Durante as apresentações no Teatro Municipal de São Paulo, a música de Tchaikovsky será interpretada ao vivo pela Orquestra Experimental de Repertório. O espetáculo terá regência e direção musical do maestro Jamil Maluf, diretor artístico do Municipal.
Segundo Mônica Mion, diretora artística do Balé da Cidade, a idéia de criar uma versão contemporânea para O Lago dos Cisnes surgiu há cerca de dois anos, quando o grupo trabalhava com Borelli na remontagem de um espetáculo. “Amadurecemos o projeto e percebemos que seria uma bela e emblemática forma de encerrar as comemorações dos 40 anos da companhia”, conta Mônica.

Vale lembrar que o Lago dos Cisnes já foi fonte de inspiração para Borelli, um dos mais criativos e provocadores artistas de sua geração na área da dança. Em Lac, que o Balé da Cidade incorporou ao seu repertório em 2001, Borelli punha em cena dois animais em um ritual de acasalamento, que terminava com o sacrifício de um deles; tudo ao som da música delicada e sugestiva de Tchaikovsky.
Mônica Mion revela que, agora, o coreógrafo propõe um rompimento total com esse ícone da história da dança que é o Lago original. “Borelli desenvolve um trabalho autoral e contemporâneo, que interessa à companhia desenvolver e que, por si só, representa um grande desafio para os bailarinos”. O ato de enfrentar esse desafio, segundo a diretora artística, reflete o vigor e a modernidade que caracterizam o Balé da Cidade de São Paulo aos 40 anos.

Estarão em cena todos os integrantes do Balé da Cidade – 27 bailarinos da Cia. 1 e cinco da Cia. 2, grupo criado em 1999 e dedicado à pesquisa na área da dança. “Queríamos que todos participassem para confirmar a companhia como grupo coeso e criativo, e também para marcar a celebração”, explica Mônica Mion.

Na criação do espetáculo, Borelli conta com a parceria de importantes artistas da atualidade: Jean-Pierre Tortil assina o cenário e Marcelo Pies, o figurino; a luz é de André Prado, enquanto o instrumentista e compositor Gustavo Domingues é o responsável pelas inserções de música eletrônica existentes no trabalho.


A coreografia

A partir de uma pesquisa a respeito do mito alemão popularizado pelo balé clássico O Lago dos Cisnes, e também de uma análise profunda da partitura composta por Tchaikovsky para acompanhá-lo, Sandro Borelli deu início ao seu trabalho com o Balé da Cidade. Durante cerca de três meses de oficinas e ensaios, o coreógrafo criou uma dramaturgia para o novo espetáculo.

Segundo ele, a companhia de dança aparece sobre o palco como uma colônia de seres vivos em constante mutação. “Os bailarinos são como colônias de seres microscópicos que habitam a lágrima. Lágrima que é proveniente da dor, uma visão microscópica do universo e do sentimento humano”, afirma o coreógrafo.

Em boa parte do espetáculo, os 32 bailarinos estão em cena, ora reproduzindo os mesmos gestos, ora dividindo-se em grupos, subdividindo-se em voltando a formar um todo. Desse todo, destacam-se duos, quartetos e outras formações. “São ramificações daquela colônia que, após aquele momento de vida, integram-se a ela”.

Os passos dos bailarinos acontecem ao som da música de Tchaikovsky. Inserções de música eletrônica, criadas pelo compositor Gustavo Domingues, acompanham toda a narrativa.

O cenógrafo e visagista Jean-Pierre Tortil criou um cenário de fundo infinito, utilizando a profundidade do palco do Municipal, para acomodar as evoluções sinuosas e circulares da colônia de seres retratada por Borelli. Já os figurinos de Marcelo Pies utilizam texturas e cores diferenciadas para individualizar cada bailarino. A luz de André Prado ajuda a criar o clima contemporâneo do espetáculo.


Balé da Cidade de São Paulo

O Balé da Cidade de São Paulo é a companhia de dança oficial de uma das maiores metrópoles do mundo e – como a Cidade – possui forte personalidade cosmopolita. Fundada como companhia de dança clássica em 07 de fevereiro de 1968 pelo Prefeito Faria Lima, com o nome de Corpo de Baile Municipal, tinha como proposta acompanhar as óperas do Teatro Municipal e se apresentar com as obras do repertório clássico. Seu diretor era Johnny Franklin, e a primeira apresentação pública da companhia foi em 12 de setembro de 1968 para acompanhar a ópera, e em 06 de abril de 1969 fez sua primeira apresentação como Corpo de Baile. Em 1974, sob a direção de Antonio Carlos Cardoso, Iracity, Cardoso e Marilena Ansaldi, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea que mantém até hoje. Apresentando coreógrafos como Vitor Navarro, Oscar Araiz, Luis Arrieta e o próprio Antônio Carlos, o Balé da Cidade era uma presença destacada no cenário da dança sul-americana. Peças memoráveis como Vivaldi, Aquarela do Brasil, Cenas de Família e Presenças tiveram enorme sucesso de público e crítica especializada. Nos anos 80, o experimentalismo marcou a trajetória da companhia. Liderados por Klauss Vianna, os bailarinos eram encorajados a contribuir com suas próprias idéias coreográficas que resultaram em trabalhos marcantes como A Dama das Camélias, de José Possi Neto; Bolero, de Lia Robatto; e Valsa para Vinte Veias, de J.C. Violla. Ainda no final desta década, Luis Arrieta dirige a companhia pela segunda vez e imprime perfil personalíssimo ao único período em que o grupo teve um coreógrafo residente. A bem sucedida carreira internacional do Balé da Cidade teve início com sua participação na Bienal de Dança de Lion, França, em 1996. Desde então suas turnês européias tem sido aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público que tem lotado as platéias de todos os grandes teatros onde a Companhia tem se apresentado. Em 1999, o Balé da Cidade destacou de seu elenco alguns bailarinos, os mais experientes e de consolidada carreira, para compor um grupo que busca a vanguarda dentro das tendências da dança contemporânea, abordando linguagens coreográficas através de conceitos e métodos diferenciados. Esse grupo chamado Companhia 2 abriu novos horizontes para a dança brasileira e para a própria companhia, seu trabalho foi reconhecido pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo), que lhe conferiu 3 prêmios nos anos de 2005 e 2006. Desde 2001 o Balé da Cidade desenvolve trabalhos paralelos, gratuitos e abertos ao público em geral, como: oficinas, cursos, debates, encontros com personalidades, ações sociais, intercâmbio com universidades, mostras de coreografia, fotografia, vídeo, dinamizando seu espaço e partilhando seu patrimônio pessoal e cultural com a população da cidade. Hoje, o Balé da Cidade possui em seu repertório obras dos mais conceituados coreógrafos da atualidade: Ohad Naharin, Vasco Wellenkamp, Gagik Ismailian, Germaine Acogny, Mauro Bigonzetti, Angelin Preljocaj, Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho, Deborah Colker, Jorge Garcia, Luis Arrieta, Sandro Borelli, Mário Nascimento, Luis Fernando Bongiovanni, Maurício de Oliveira e muitos outros. Recebeu mais de 50 prêmios que endossam sua grande trajetória. A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo e o interesse dos principais coreógrafos brasileiros e estrangeiros em criar para a companhia oficial de dança da cidade de São Paulo mostram seu prestígio no mundo da dança, com o incondicional apoio da direção do Teatro Municipal de São Paulo e da Secretaria de Cultura da cidade.


Sandro Borelli

Criador, diretor artístico e intérprete da Borelli Cia. de Dança, tem apresentado suas criações em alguns dos principais festivais de dança e de teatro no Brasil e exterior: Alemanha, EUA, México, Venezuela, Peru, Argentina, Escócia, Espanha, França e Suíça. De 1995 a 1997, dirigiu a Cia, de Dança de Diadema, para a qual criou o espetáculo Pierrot de Veias. Pela Fundação Vitae de Artes fez residência artística no ADF na Carolina do Norte, EUA, em 1996. Em 2001, recebeu o Prêmio Bolsa VITAE de Artes para a pesquisa e criação da Insanidade gerando o espetáculo Jardim de Tântalo. No ano de 2002, junto com o Grupo FAR-15, recebeu o Prêmio Em Cena Brasil (Funarte) pela montagem de A Metamorfose - baseado na obra de Franz Kafka. Criou para o Balé da Cidade de São Paulo Inside (1996), Lac e Concepção Vesânica (2001). Criou para a Cia. Distrito de Ribeirão Preto Versos Íntimos em 2002. Recebeu o Prêmio Estímulo em Dança “Braços e Pernas pela Cidade”, concedido pela Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, em 2003, pelo espetáculo O Abutre, baseado no conto de Franz Kafka. Em 2004, foi contemplado para a Caravana Sul/Sudeste da Funarte e criou para o Balé da Cidade de São Paulo a coreografia Ponto Final da Última Cena. Em 2005, criou Adeus deus também para o Balé da Cidade. Também em 2005, foi contemplado com o Prêmio Estímulo de Dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para a criação do espetáculo Carta ao Pai, inspirado na obra homônima de Franz Kafka. Em 2006 e 2007 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria Estadual de Cultura para a criação dos espetáculos Carne Santa e O Artista da Fome. Outros prêmios recebidos pelo artista: APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) – 1992, 1994, 1996, 1999, 2000. Melhor espetáculo de teatro físico com DEADLY – Total Teatre Award/Public’s Choice, na Escócia, em 1999. Melhor espetáculo com Adeus deus – 2º Prêmio BRAVO Prime de Cultura em 2006/2007.


Jamil Maluf

Natural de Piracicaba, Jamil Maluf estudou em São Paulo e completou sua formação musical na Alemanha, com os professores Francis Travis e Cláudio Santoro (Regência Orquestral), e Klaus Huber (Composição). Sob a orientação do maestro Martin Stephani graduou-se em Regência Orquestral na Escola Superior de Música de Detmold. Durante sua permanência de seis anos na Europa regeu diversas orquestras e participou dos Seminários para Regentes com o maestro Sergiu Celibidache. No Brasil foi regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e da Sinfônica do Paraná. Em 1990 criou a Orquestra Experimental de Repertório, da qual é diretor artístico e regente titular. Foi regente e professor da orquestra do Festival de Inverno de Campos do Jordão em 1981 e 2003. Por quatro vezes (1980, 1986, 2000 e 2003) recebeu o prêmio de Melhor Regente de Orquestra, outorgado pela APCA, bem como, em 1985, pela Ordem dos Músicos do Brasil. Em 1996 foi o vencedor do importante Prêmio Carlos Gomes, na categoria de Regente de Ópera e, em 1997, recebeu o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho, como Personalidade Musical do Ano, ambos concedidos pelo Governo do Estado de São Paulo. Como compositor de trilhas sonoras para teatro recebeu em 1999 o prêmio Apetesp pela peça Espias; em 2000, o APCA pela peça Imago; e em 2002, o Prêmio Panamco pela peça A Mão. Idealizador de projetos inovadores como o programa Palheta (Cultura FM), Primeiro Movimento (TV Cultura), as séries Outros Sons, Ópera Estúdio e Cinema em Concerto, o maestro Jamil Maluf vem dirigindo inúmeros concertos, óperas e balés, em que sua marca de qualidade e poder de comunicação cultural são uma constante. Em fevereiro de 2005, Jamil Maluf assumiu a direção artística do Theatro Municipal de São Paulo. 



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

São Paulo: Wokshop de dança: Tomi Paasonen


Centro Cultural de São Paulo  

inscrições abertas
Wokshop de dança 

com: Tomi Paasonen

O finlandês Tomi Paasonen experimentará, com os participantes, uma improvisação baseada em tarefas para o cultivo de material original. Sua técnica de improvisação trata de conceitos básicos como os que ajudam a determinar do que derivam os impulsos de cada movimento e até onde eles podem nos levar. A incorporação da imaginação, memória e ferramentas cognitivas são parte da técnica para a expansão de ferramentas corporais, como, por exemplo, a dança clássica e o teatro físico.
inscrições: de 1° a 10/12 - (20 vagas) - a ficha de inscrição está disponível nesta página, e deve ser encaminhada para: 
curadoriadanca@prefeitura.sp.gov.br - apresentar currículo de 30 linhas detalhando atividades profissionais artísticas - público: criadores/intérpretes profissionais - divulgação dos selecionados: dia 12/12 - período do workshop: de 16 a 19/12 - de terça a sexta, das 18h às 20h - Sala de Ensaio 1

 
Faça o download do arquivo acima, salve no seu computador e depois envie como anexo para o email curadoriadanca@prefeitura.sp.gov.br, junto ao seu currículo.


saiba mais 


infodansa 28-11-2008


São Paulo: Encontro de dança e música


Centro Cultural de São Paulo

dias 9 e 16/12 - terças

às 12h

Encontro de dança e música
grupo: Betty Gervitz e Mutrib - direção: Betty Gervitz - elenco: Betty Gervitz e Grupo Musical Mutrib - músicos: Stewart Mennin, Gabriel Levy, Ma 3, Roberto Angerosa, Valéria Zeidan, Éder "O Rocha", Douglas Felis e Deivid Peleje 
Danças populares (90min, livre)


Esta apresentação pretende aproximar as danças étnicas do público, partindo do princípio de que a dança é para todos.


seta de informações Entrada franca (não é necessário retirar ingressos) - Sala Adoniran Barbosa (631 lugares)



saiba mais   
 
 no sítio do CCSP 

infodansa 13-09-2008 


São Paulo: JAM – DANÇA DE RUA


  Galeria Olido – Vitrine da Dança  


JAM – DANÇA DE RUA

Com Frank Ejara.
Encontro de dança.
60 min. Livre. 

Todo primeiro domingo do mês acontece este encontro de dança de rua entre profissionais e amadores para troca de informações e apresentações. O objetivo é unir as pessoas à cultura hip hop. 

Centro. Dia 7, das 16h às 20h. Grátis


São Paulo: HOT MOVES ESPECIAL


Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa

HOT MOVES ESPECIAL

Centro 
Dia 9, 20h. 
Grátis 

Dir. e concepção: Frank Ejara. Artistas convidados: Gemini, Zildo, Flip e Smile Hip Hop. 60 min. Livre.
De autoria do alemão Niels “Storm” Robtizky, o espetáculo tem formato de um programa de auditório de televisão. Enquanto entrevistas são exibidas no telão, o apresentador (o dançarino francês Gemini) interage com os convidados e o público.


Centro Cultural São Paulo
Central de Informações: 3397-4002
PABX: 3397-4000


Ballet de Londrina - 15 anos de conquistas para Londrina



e s C R E v e u 


c l i   q u e
na imagem
para
a m  p   l    i     a      r


São Paulo: I Mostra de Artes ETEC


Vanessa Gomsant 
escreveu   


Olá, Artistas e Educadores,
 
É com prazer que os convido para prestigiar a I Mostra de Artes ETEC, evento este no qual estarei ministrando a "Oficina de Dança Contemporânea", no dia 9/12, às 10:30h.
 
E dia 12/12, às 13:30h estarei participando também no "Processo Criativo Esperando Godot" da Fletir Cia. Dança, da qual sou integrante na Produção Cultural.

Prestigiem-nos e divulguem este Evento!
 
 
Grande abraço e até lá!
Vanessa Gomsant




clique sobre
as imagens
para ampliar


Guia das Escolas de Dança - Recuse Imitações!


 escreveu

Guia das Escolas de Dança - Recuse Imitações!

As instituições de ensino da Arte da Dança de sucesso, além da excelência de ensino e qualidade do corpo docente, devem oferecer infra-estrutura de qualidade, preocupando-se com suas instalações físicas, atualização dos equipamentos entre outros aspectos. Necessitam, também, adotar as melhores práticas administrativas, de gestão e marketing. 

Pais e alunos devem ser vistos como clientes, no sentido moderno da palavra, estabelecendo-se um bom relacionamento e oferecendo diferenciais competitivos.

Nesse cenário, a dança passa a ser uma atividade que produz receitas e gera lucro, sem deixar de lado o idealismo que move o setor. Pensando nisso, a DB Editora, que conta com diversas publicações voltadas arte e saúde, lança a QUINTA edição do tradicional  Guia das Escolas de Dança 2009, cujo objetivo principal é facilitar o processo de identificação das escolas e entidades de ensino da arte da dança.

Sucesso nas lojas especializadas e nos principais eventos de dança do país, por superar  as revistas do mesmo segmento se consagrada  pelo expressivo numero de solicitações de envio de seus exemplares ao publico consumidor, o Guia das Escolas de Dança chega à quinta edição com matérias diversificadas que marcam a sofisticação e identidade da revista.

A edição 2009 mais uma vez será editada para atender a necessidade do próprio mercado, que pode contar com uma publicação setorizada que reúne, de forma organizada, escolas e fornecedores de produtos e serviços para adeptos da arte da dança.

Nas páginas do Guia 2009, o leitor encontrará várias escolas de todo o país que podem atender as necessidades de todos os aspirantes ao maravilhoso mundo da dança. Os anunciantes desta edição são empresas muito interessadas em apresentar seus serviços e produtos ao crescente público de dança. O guia das Escolas de Dança 2009 contará com uma tiragem de 20 mil exemplares com distribuição gratuita.

Temos a certeza que o Guia das Escolas de Dança é um importante aliado tanto para os comerciantes e profissionais da área, quanto para aqueles que procuram uma instituição de ensino, produtos e serviços que atendam às suas necessidades e expectativas.  Contamos com seu apoio e sugestões para que possamos melhorá-lo cada vez mais e cumprir a missão deste guia:

"Ser imprescindível para quem estuda ou trabalha com dança."

Por tanto, recuse imitações!

Um grande abraço,

Ivan Grandi

WWW.dbeditora.com.br

www.guiaescolasdedanca.com.br

www.dancabrasil.com.br

www.jornalfitness.com.br

www.festivaisdedanca.com.br


Porto Alegre-RS: A Fantástica Loja de Brinquedos


hagah escreveu  


A Fantástica Loja de Brinquedos


Companhia 

Suzana d`Ávila Studio de Dança 


Suzana d`Ávila Studio de Dança é uma escola de dança de Porto Alegre, fundada em 1981. Desenvolve trabalhos na área da dança com Ballet, Dança Criativa, Jazz e Modern Jazz, com bailarinos a partir de 4 anos. Anualmente, é realizado um espetáculo, e o tema deste ano é A Fantástica Loja de Brinquedos.

Um mágico visita a loja e dá vida aos diversos brinquedos: soldadinhos de chumbo, bonecas, super-heróis, cordas, bolas, bambôles... O espetáculo apresenta coreografias inéditas para contar esta história. E a escola arrecada brinquedos e fantasias no saguão do teatro, para doar a entidades carentes.



Teatro do Bourbon Country

Bourbon Country
Avenida Túlio de Rose, 100
Passo D'Areia - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3375-3700

(51) 3375-3720


Horário(s):

09/12/2008 - Terça, às 20h30


Preço(s):

Galerias R$ 25. Mezanino R$ 30. Platéia Alta R$ 35. Platéia Baixa R$ 40. Camarote R$ 40


Onde comprar:

A partir do dia 15/11, no Suzana d`Avila Studio de Dança (9963.3603 / 3343.9690 ) e a partir de 07/12 na Bilheteria do Teatro do Bourbon Country


Facilidade(s):

Convênio:

Clube do Assinante ZH (20% de desconto para titular)



saiba mais HAGAH


sábado, 6 de dezembro de 2008

Chamada artigos revista FAP


Silvia Geraldi  

escreveu     



Aos interessados em publicar na área de artes.

[]s,

Silvia Geraldi

Coordenadora do Curso de Dança

Tel: 55 11 2790 4579



Prezados,

As organizadoras da
Revista científica/FAP vem novamente convidá-los para colaborarem com a publicação científica da Faculdade de Artes do Paraná que está indo para o seu volume 4 sem nenhuma interrupção.

                 A data para a entrega é a de
10 de março de 2009.

Os artigos devem obedecer às Normas para Publicação da FAP(em anexo) e serem da área de Linguística, Letras e Artes: Artes e a área de Ciências Humanas. A publicação pretende seguir os campos Ensino e Arte; Processos Criativos; Interdisciplinaridade, Artes e Ciências Sociais e a subárea da Musicoterapia.

Pedimos ainda que essa Chamada seja encaminhada para doutores e mestres de outras instituições de ensino superior no país e também no exterior, a fim de que continuemos a enriquecer a publicação que, no seu último volume, já conta com um conselheiro de uma universidade européia.

Certas de contar com a importante colaboração de todos e sempre à disposição para esclarecimentos,

Margarida Rauen (Margie) e Mônica de Souza Lopes
Organizadoras



anexo



FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ

Órgão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Reconhecido pelo Governo Federal, pelo Decreto n.º 70.906 de 01/08/72

Portaria n.º 1.062 de 13/11/90 do Ministério da Educação

CURITIBA – PARANÁ



Normas para Publicação 

 
Encaminhamento
 
As contribuições devem ser enviadas em duas cópias impressas, uma com identificação, a outra, sem identificação, acompanhadas de
CD, contendo uma cópia sem identificação e outra com identificação e com uma etiqueta contendo o nome do/a autor/a e o título do trabalho. O(s) autor(es) deve(m) manter seu arquivo para as eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas. O(s) autor(es) deve(m) enviar os trabalhos já com a devida revisão ortográfica e sintática. No mesmo envelope, deve ser enviada uma folha independente, contendo a identificação do trabalho e do autor; filiação acadêmica; endereço postal e eletrônico, telefone(s) para eventual contato. Autores residentes fora do Brasil podem enviar seus artigos, salvos em "doc" ou RTF, via e-mail. Além do arquivo com o artigo, estes autores devem também enviar um outro arquivo com o trabalho identificado e ainda outro com a identificação requerida do trabalho e do autor. Os artigos podem ser escritos na língua portuguesa, na inglesa e na espanhola. 
 
Formatação  
Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows e ter o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, com as citações também em tamanho 12 e notas de rodapé (tamanho 10); espaço 1,5 entre linhas e parágrafos adentrados; espaço duplo entre partes do texto; páginas configuradas no formato A4, com numeração. 
 
Ilustrações 
Tabelas, gráficos, desenhos, quadros só serão publicados em p&b
 
Extensão  
Os trabalhos, configurados no formato descrito devem ter de 15 páginas, no mínimo, a 25 páginas, no máximo. 
  

Organização 
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte seqüência: TÍTULO (centralizado, em caixa alta sem negrito); dois espaços abaixo nome do(s) autor(es) à direita da folha com o primeiro número para a nota de rodapé que aponte a titulação, a vinculação a uma instituição, informações breves e pertinentes aos interesses de pesquisa  do(s) autor(es); RESUMO (com um máximo de 80 palavras) e PALAVRAS-CHAVE (até 4 palavras), escritos no idioma do artigo; ABSTRACT e KEYWORDS logo após o resumo em itálico; REFERÊNCIAS no final do artigo (apenas trabalhos citados no texto).

 
Notas de rodapé 
As notas devem ser reduzidas ao mínimo e o autor deve utilizar os recursos do Word: em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 
 
Citações dentro do texto 
Nas citações feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data da publicação. A especificação da(s) página(s) deverá seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100).  Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000). As citações com mais de três linhas devem ser destacadas, ou seja, apresentadas em bloco, com o dobro do adentramento dado ao parágrafo (conforme ABNT e as Normas da FAP).

 
Referências 
As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Exemplos: livros e outras monografias (AUTOR, A. Título do livro. Número da edição. Cidade: Editora, número de páginas), capítulos de livros (AUTOR, A. Título do capítulo. In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, Ano. p. X-Y), dissertações e teses (AUTOR, A. Título da dissertação/tese: subtítulo sem itálicos. número de folhas f. Ano. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área de Concentração) – Instituto/Faculdade, Universidade, Cidade, Ano), artigos em periódicos (AUTOR, A. Título do artigo. Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano), trabalho publicado em Anais de congresso ou similar (AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais ... Cidade: Instituição. p. X-Y). As referências devem vir em espaço simples e separadas uma das outras por dois espaços. 
 
Análise e julgamento  
A Organização encaminhará os trabalhos para análise e avaliação aos membros do Conselho Editorial. Feita a análise, a Organização entrará em contato com o autor (via e-mail ou fax ou pessoalmente) para comunicar se o seu artigo foi aceito ou não. No caso dos trabalhos aceitos para publicação, os autores poderão introduzir eventuais modificações somente a partir das observações contidas nos pareceres e terão um prazo de no máximo 20 dias para retornarem os trabalhos.  

Os artigos deverão priorizar as Artes, em suas subáreas de Artes Visuais, Cinema, Dança e Movimento, Performance e Teatro, Música e Musicoterapia, abrangendo relações interdisciplinares com outras áreas se pertinentes.  
 
Como a revista tem um limite de páginas por número, quando necessário, serão escolhidos os artigos mais bem qualificados pela Organização, de acordo com o interesse, a originalidade e a contribuição do artigo para a vitalidade do diálogo tanto com as áreas de Lingüística, Letras e Artes e as Ciências Humanas quanto com as Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelos Grupos de Pesquisa da FAP.  
 
Endereço  

Revista científica/FAP

Faculdade de Artes do Paraná  
Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Rua dos Funcionários, 1357 – Cabral

80035-050 – Curitiba - Paraná


Comissão Editorial


A Revista científica/FAP tem um Conselho Editorial formado por pesquisadores nas áreas de Lingüística, Letras e Artes e de Ciências Humanas pertencentes a diversos centros de pesquisa do Brasil e do exterior.



São José dos Campos-SP: TEMPO DE ESPERA


TEMPO DE ESPERA


SESC S. J. Campos  

 

Dia(s) 07/12 

Domingo, a partir das 13h30.

 


Com Ana Andréa Arte Contemporânea (RJ). Utilizando-se da dança e do clown o espetáculo traz a inquietação daqueles que esperam por alguém ou por alguma coisa.


Livre para todos os públicos

 

Grátis



    saiba mais
  SESC


São Paulo: Fuga Fora do Tempo


cia. corpos nômades  
lugarciacorposnomades1@gmail.com  
 escreveu


Fuga Fora do Tempo - Últimas Apresentações e Festa!

PROGRAMAÇÃO
O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES

O Lugar Cia. Corpos Nômades, núcleo artístico da Cooperativa Paulista de Teatro, informa a programação de eventos, cursos e workshops que envolvem conceitos e procedimentos do corpo nas artes cênicas contemporâneas.

Confira a matéria e entrevistas com a Companhia no site da Cooperativa Paulista de Teatro:

http://www.cooperativadeteatro.com.br/newsDetails.do?id=641


ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES!
Venha comemorar conosco!




O espetáculo FUGA FORA DO TEMPO
da Cia. Corpos Nômades, com direção de João Andreazzi e  inspirado em Marcel Duchamp.
Como uma forte característica da Companhia, o espetáculo que estreou em 2007 foi renovado.

Fuga Fora do Tempo remete à idéia de eternidade, de continuidade das coisas, do vão que se cria entre o passado e o futuro – esse vão, esse vácuo que pode ser o presente, o instante, a mudança de estado do corpo, do objeto que gera o movimento. Espetáculo de repertório que faz parte do projeto contemplado com o 4º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
"READY-MADES-GLACIAIS" (objetos congelados que são garimpados durante as cenas) inspirados nas idéias críticas do artista plástico francês Marcel Duchamp são utilizados em cena de forma a abordar a questão da passagem do tempo, das mudanças que essa passagem provoca nas pessoas e nas coisas com a conseqüente mudança de significados daí decorrente.  Esse espetáculo fez a abertura da Dança em Pauta do Centro Cultural Banco do Brasil-SP em 2007.

FEVEREIRO DE 2009
 2º LUGAR NÔMADE DANÇA
Mostra de dança contemporânea destinada a criadores intérpretes. Inscrições até 15 de janeiro de 2009 –  Interessados enviar material (projeto e DVD do espetáculo) para o O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES ou para o  e-mailciacorposnomades@gmail.com





saiba mais

infodansa 19-11-2008