terça-feira, 23 de junho de 2009

Belo Horizonte-MG: Cia. de Dança SESIMINAS apresenta “Dom Quixote”


Cia. de Dança SESIMINAS apresenta “Dom Quixote”



Cia. de Dança SESIMINAS apresenta Suíte do Balé Dom Quixote e recebe como convidada especial a bailarina Andréa Maciel, solista do Balé de Orlando, Flórida, EUA. Classificação: Livre. Valor: R$5,00 e meia entrada R$2,50. 


Horário: Às 20h30 dia 24/06


Local: Teatro SESIMINAS
Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia
Ingressos: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia)
Informações: 3241-7181



saiba mais  


São Paulo: última Semana: O ANIMAL MAIS FORTE DO MUNDO.2


Ana e Ângelo Madureira
imprensa@dancacontemporanea.com.br
escreveram



clique na imagem 
para ampliar 


 saiba mais
 infodansa 15-06-2009
 infodansa 20-04-2009


São Paulo: Curso de Dança no Inverno


Dança Brasil
escreveu


Instituto de Dança Cumbre


Curso de Dança no Inverno, dias 29 à 10 de julho. 


*Dança de Salão
Glória Silva
Deivid Pinheiro

*Flamenco
Ana Nicolau

*Tango
Kleber Queiroz

* Sapateado
Cristiana Costa

*Dança do Ventre
Tatiane Karenina

*Dança de Rua (teoria e prática)
Aldo dos Santos


Valores dos cursos : $80,00 à $120,00
*10% desconto para escolha de 2 cursos

Informações e Inscrições:
Tel.(11) 2893-8805 - Cel.96132969 (Mariana) e 96130373 (Edna)
email:
dancascumbre@yahoo.com.br

Rua Major Sertório, 726 sala 1 e 3, Vila Buarque (próximo ao Mackenzie) São Paulo -SP

visite os currículos e os horários dos professores no site
www.dancascumbre.com.br



São Paulo: Curso de Dança apresenta Exercício Cênico


escreveu



clique na imagem 
para ampliar 


Santo André-SP: Criação e Pesquisa do Movimento


SESC Santo André


Criação e Pesquisa do Movimento 


Dia(s) 27/06 

Sábado, das 16h às 18h.


Oficina com o bailarino e coreógrafo Eduardo Fukushima.

Na Sala de Múltiplo Uso.

Grátis

Retirar ingressos na Bilheteria.



saiba mais 
SESC  


São Leopoldo-RS: 7º São Leopoldo em Dança


hagah

escreveu


7º São Leopoldo em Dança 


A sétima edição do evento acontece de 22 a 28 de junho. Desta vez, com aproximadamente 2.700 bailarinos, participam grupos de diversas cidades de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os professores e jurados convidados são: Toshie Kobayashi (SP), Érika Novachi (SP), Mariza Estrella (RJ), Ana Andréa (RJ) e Octávio Nassur (PR).  No domingo, dia 21, ocorre a Abertura do São Leopoldo em Dança 2009

Programação

Dia 22 Ensaios na Sociedade Ginástica

Dia 23 Mostra Estudantil e de Projetos Sociais - 17h
Apresentação como convidado: Grupo Corpus - Soc. Ginástica - 20h30
Início do Concurso, com a modalidade Estilo Livre - 21h

Dia 24 Ballet Clássico, Ballet Clássico de Repertório e Dança Moderna e Contemporânea - 19h

Dia 25 Ballet Clássico, Ballet Clássico de Repertório, Dança Moderna e Contemporânea e Jazz - 19h

Dia 26 Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Street Dance e Dança de Salão - 19h

Dia 27 Jazz, Street Dance e Dança de Salão - 19h

Dia 28 Danças Folclóricas - 16h
Espetáculo de encerramento e premiação - apresentação de Matheus Brusa Dança Contemporânea e de Michel Paula (street) – 20h


Sociedade Ginástica de São Leopoldo - Sede Social

Rua José Bonifácio, 698
Centro - São Leopoldo

Telefone(s):

(51) 3592-1605

(51) 3037-1605


Horário(s):  De 22/06 a 28/06/2009 - De segunda a domingo, horários variados

Preço(s): GRÁTIS



saiba mais 


Santo André-SP: Tango


SESC Santo André


TANGO 


05/07 a 27/09. 

Domingos, das 14h às 15h.

Iniciação aos movimentos básicos de forma lúdica. Sala de Ginástica.

Grátis


saiba mais 
SESC  


Curitiba-PR: Samambaia - Prima da Mona Lisa


hagah
escreveu

Samambaia - Prima da Mona Lisa 


Samambaia - Prima da Mona Lisa, trabalho solo de dança contemporânea de Gladis Tridapalli, emerge como tentativa de permanecer enquanto tudo se move. A permanência/pausa é testada como desenho/moldura, suspensão, dilatação do espaço e do tempo, mas como movimento. Permanecer, nesse caso é mudar. Em Samambaia - Prima da Mona Lisa, permanecer é resultado da tensão do que fica e do que muda, pois só permanece o que continua mudando, perdendo energia. A dramaturgia cênica se constroi, construindo caminhos para se chegar e sair dos desenhos/molduras, formar e "desformar/desfazer".

Para discutir a ideia de exposição e tentativa por permanecer, o trabalho se relaciona, além de outros procedimentos de pesquisa, com duas imagens: a samambaia e a figura da Mona Lisa. A samambaia como uma planta doméstica, montada para enfeitar casas, acomodada no xaxim, de folhas longas, compridas, bem como a metáfora cara de samambaia. A Mona Lisa, o quadro, o molde, a pose informal, mãos relaxadas uma sobre a outra, um sorriso quase exposto, então oculto, a estranha sensação de vida.

A dança que está na cena emerge, também, da ação de estar exposto, ser visto e ver (SE) ver. A dança é ação de expor-se no sentido de colocar-se para ser visto, demonstrar os caminhos, escolher o que se deseja ser mostrado, abrir, mas também encontrar os internos, lugares no corpo e no espaço para que a exposição seja possível. A dança que se apresenta é ação do corpo que cria espaço, acomoda- se para estabelecer relações. O corpo monta suas permanências, formas e espaços.

Ficha técnica
Criação/interpretação: Gladis Tridapalli
Colaboradores: Cezar Tridapalli, Érika Mithico, Mábile Borsatto, Ronie Rodrigues
Produção: Entretantas Produções


Casa do Damaceno

Rua Treze de Maio, 991
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3223-3809


Horário(s):  De 25/06 a 05/07/2009 - Quinta, sexta e sábado, às 20h30; Domingo, às 19h

Preço(s): R$ 10 e R$ 5

Onde comprar: No local



saiba mais 


Morre Roberto Pereira, crítico essencial da dança


do Blog Luis Nassif online


22/06/2009 - 17:00

A morte de Roberto Pereira

Por Helô

Nassif

Já coloquei comentário no Fora de Pauta, mas queria também lhe dizer aqui o quanto estou chocada com a notícia da morte de Roberto Pereira. Semana passada, encomendei o livro de Eros Volusia para te mandar de presente (era pra ser surpresa, mas agora…). O livro, de autoria de Roberto, chegou e eu só não coloquei sexta-feira nos correios porque quero te mandar também um CD. Não conheci pessoalmente o Roberto, mas trocamos vários e-mails quando fui ao Rio conhecer a Eros, em 2002. Ele fez um trabalho excepcional, resgatando a memória da bailarina.

Aqui, a notícia do JB.

Morre Roberto Pereira, crítico essencial da dança

Monique Cardoso, Jornal do Brasil

RIO - A dança brasileira perde um de seus mais instigantes pensadores. Morreu aos 43 anos de insuficiência respiratória aguda, na madrugada deste domingo, Roberto Pereira – há 10 anos crítico de dança do Jornal do Brasil. Pereira era professor e coordenador do curso de licenciatura em dança da Escola de Artes Cênicas da UniverCidade, diretor da Companhia de Dança da Cidade e autor de 10 livros sobre o assunto, entre publicações acadêmicas e que registram a memória dessa arte e de suas personalidades. O corpo, velado neste domingo no cemitério São João Batista, será cremado em sua cidade natal, São José dos Campos, interior de São Paulo, a pedido da família.

Roberto Pereira era respeitado no meio, como crítico e professor, por sua consistente formação acadêmica. Era mestre em Filosofia pela Universidade de Viena, Áustria, e doutor em semiótica pela PUC de São Paulo, com a tese A formação do balé brasileiro e a crítica jornalística de dança: nacionalismo e estilização. Há pouco mais de dois anos conseguiu articular importante convênio entre a UniverCidade e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Graças a seu espírito realizador, cerca de 20 bailarinos consagrados da casa, entre eles Ana Botafogo, Aurea Hammerli e o atual diretor do corpo de baile, Hélio Bejani, serão diplomados em dança no final deste semestre.

– Lamento que ele não veja o trabalho concluído. Era um grande entusiasta. Conseguiu nos levar, muitos na casa dos 50 anos, de volta à faculdade. Há um imediatismo grande no meio; precisamos começar a vida profissional cedo demais e quase ninguém continua estudando – atesta Bejani.

Ana Botafogo conta que Pereira estava, pessoalmente, orientando as monografias dos formandos.

– Ele queria demais essa formatura. Para nós, bailarinos, ele foi maravilhoso. Fiquei arrasada, semana passada tive aula na faculdade com ele. Era muito ligado à história da dança. Seu livro sobre o balé Giselle é obra fundamental.

Roberto Pereira dedicou a carreira a pensar teoricamente a dança e contribuiu de maneira significativa para a produção de bibliografia para os que dedicam a esta arte. Ao lado da também professora e crítica Silvia Soter, era responsável pelos verbetes sobre o Brasil no Dictionnaire Larousse de la danse (2008, 2ª edição), publicação francesa com ressonância mundial. Finalizava a reunião de suas críticas, escritas para o Caderno B na última década, um perfil do coreógrafo Luís Arrieta e, ao lado da professora Sigrid Nora, organizava um volume da coleção Dez temas para a dança brasileira, das edições Sesc/SP. Também preparava, em parceria com coreógrafos, um espetáculo solo que apresentaria em setembro.

– Ele sempre estimulou nossa área com idéias incríveis e tinha uma imensa capacidade de realização. Conseguiu mudar várias coisas de verdade, para melhor – confirma Silvia Soter.

Foi curador do Panorama de Dança, do projeto Novíssimos e de outras iniciativas importantes, como os Seminários de Dança do Festival de Joinville, o maior do país. Em abril levou sua companhia para apresentações em Berlim.

– Além de amigo, ele era meu crítico. Sempre tratou do nosso balho com respeito. Na dança somos poucos e sempre trabalhamos juntos. Roberto era uma referência, seu trabalho construía um a maneira relevante de pensar a área e por isso é uma perda real, irreparável – lamenta a bailarina Márcia Rubim.

O crítico, que lançou obras sobre a vida e carreira de bailarinas como Eros Volúsia e Tatiana Leskova, também era atuante na construção da memória do balé.. Márcia Milhazes enaltece sua dedicação:

– A perda é, sobretudo, de seu papel de fomentador, que ainda tem tantos alicerces frágeis. É uma voz que se cala. Ele deixa um trabalho profundo. Era um resgate que quase ninguém fazia. Um jovem se dedicando à preservação desta memória, que levou para dentro da faculdade. Promovia remontagens de coreografias e, com a ajuda dos artistas do passado, abria caminhos da reflexão hoje. Estas vão ser as marcas que guardarei, deixadas pelo Roberto, a quem eu tanto admirava.

Outro grande nome da cena contemporânea, Esther Weitzman, homenageia o pesquisador.

– A família dança perde um de seus filhos mais entusiasmados. Um grande batalhador da nossa arte. Estamos de luto – resume.


saiba mais  


Tristeza na dança :: Brazilian dance in grief


Idanca.net News
escreveu





Esta é uma newsletter extraordinária. É com tristeza que o www.idanca.net comunica a morte, na madrugada deste domingo (21/06), do pesquisador e crítico de dança, Roberto Pereira. A causa foi insuficiência respiratória aguda. O corpo foi velado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, e será cremado na sua cidade natal, São José dos Campos.

::

This is an extraordinary newsletter. It is great sadness that www.idanca.net announces the death of dance researcher and critic Roberto Pereira, early in the morning, on Sunday (21/06). The cause of death was acute respiratory failure. The body was mourned in São João Batista cemetery, in Rio de Janeiro, and will be cremated in his hometown, São José dos Campos.










São Paulo: ZUMB.BOYS


Portal da Prefeitura de São Paulo


ZUMB.BOYS 


Dir.:  Márcio Greyk e  Del. Intérpretes-criadores: Del, Márcio Greyk e Vinicius.


Apresentação do espetáculo B.E.C.O (Bboys Em Construção Original), incentivado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) 2008. Vivendo em um mesmo ambiente, um beco, mas sem se conhecer, três personagens passam simultaneamente pelas mesmas situações do cotidiano. Encontram-se, sem querer, em uma fila e passam a relembrar o passado, jogos da infância e histórias.


Galeria Olido – Sala Paissandu.

Centro.

De 25 a 28. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h.

Grátis




saiba mais  


São José do Rio Preto-SP: Ta passando...


SESC Rio Preto


"Ta passando..." 


Dia(s) 26/06 

Sexta, às 20h30.


Com Grupo Camaleão da Dança / MG. Inspirada na obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade (1926-1996), nascido em Araguari, o espetáculo aborda a relação entre o tempo e a memória. Tal qual a obra de Farnese, “Tá Passando...” investe num universo de lembranças intermitentes, um ambiente repleto de relicários, oratórios, fotografias e objetos antigos. São imagens aprisionadas, pedaços de corpos, candelabros e objetos que, silenciosamente, falam de um passado inquieto, que não podemos remover ou processar.


R$ R$ 8,00

[inteira]

R$ R$ 4,00

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante]

R$ R$ 2,00

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]



saiba mais 
SESC  


São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: terça-feira 23.06


Adriana Reis

escreveu



- terça-feira, 23 de junho

 

 

 20:00 - Baile de Dança de Salão com Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha - Santos - SP

Quando: ter, 23 de junho

Onde: Santos - SP (mapa)

Descrição: Baile de Dança de Salão Santos - SP Todas as terças-feiras Aula Aberta de Tango com a Profª Regina Martha (das 20:00 as 21:00h) Contato : Regina Martha & Adriano Silva Tel (13) 9122.1370 ou (13) 3027-9346

mais detalhes»  copiar para minha agenda



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br  (por Adriana Reis)


segunda-feira, 22 de junho de 2009

São Paulo: Performance VERBO


Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br
escreveu


Funarte SP sedia oficinas da 5a Mostra de 

Performance VERBO, da Galeria Vermelho 

 

Fundação Nacional de Artes (Funarte) será a sede para a realização de três oficinas gratuitas - de 6 a 11 de julho de 2009 – que integram a programação da 5ª edição da Mostra de Performances Verbo, realizada pela Galeria Vermelho.

 

Os artistas ministrantes das oficinas são Rose Akras (Holanda), Marco Paulo Rolla (Brasil) e Tal Hadad (França) com formação profissional nas áreas de dança, artes visuais e música, respectivamente. Durante os encontros, eles apresentarão visões distintas acerca dos processos de criação adequados às suas formações.

 

Como ocorre desde a primeira mostra, em 2005, a Galeria Vermelho se alia as outras instituições da cidade de São Paulo para criar, durante uma semana, um panorama sobre a arte da Performance, que inclui; ações e instalações criadas por mais de 50 artistas brasileiros e de outros países como Colômbia, Portugal, Espanha, Holanda e França; lançamentos de livros, revistas e DVDs; oficinas de criação na área da performance (neste ano em parceria com a Funarte); e Ação Educativa que inclui a segunda edição do Seminário Verbo Conjugado (organizado em parceria com o Centro Cultural São Paulo).

 

As ações que compõem o Verbo 2009 foram selecionadas por meio de análise de 320 projetos recebidos pela Galeria Vermelho, entre dezembro de 2008 e março de 2009. Foram escolhidas 11 ações que, junto a outros sete projetos de artistas convidados, compõem a programação de performances da mostra, que conta também com instalações de Ícaro Zobar, Cris BierrenbachAmilcar Packer, Marcio Banfi e outros.

 

Programação completa da Mostra de Performances Verbo 2009 no site www.galeriavermelho.com.br

 

Oficinas Verbo Funarte / VERBO 2009

Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Alameda Nothmann 1.058 – Campos Elíseos/SP

Inscrições: Grátis - Informações: (11) 3138-1520 e www.galeriavermelho.com.br

 

  • Dias: 6, 7 e 8 de julho – segunda a quarta - das 11h às 14h

Ministrante: Marco Paulo Rolla (artes plásticas) - Belo Horizonte/Brasil

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Artistas e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1.000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

A oficina/performance do artista plástico mineiro Maço Paulo Rolla engloba uma dimensão interdisciplinar que possibilita participação de pessoas ligadas às diferentes disciplinas artísticas e outros campos de produção. Por essa razão, o trabalho pretende provocar experiências que renovem as práticas artísticas educativas e profissionais. O campo da performance lida com diferentes naturezas expressivas, promovendo o diálogo entre elas. Devido à sua imensurável permeabilidade, a performance consegue multiplicar as possibilidades de ampliação da prática visual no campo artístico.

 

  • Dias: 8, 9, 10 e 11 de julho – quarta a sexta (11h às 18h) e sábado (11h às 16h)

Ministrante: Tal Hadad (artes visuais, música e aquitetura) – Paris/França

Local: Funarte SP (Centro de Convivência Waly Salomão)

Público alvo: estudantes, artistas visuais, arquitetos, performers e público em geral

 de vagas: 7 participantes - maiores de 18 anos (aberto também p/ ouvintes).

Inscrições grátis – até 30/06: Ficha de inscrição disponível no www.galeriavermelho.com.br

 

Nesta oficina, o artista plástico Tal Hadad - que tem como característica inserir em seus trabalhos de artes visuais elementos que se apropriam das dinâmicas da música e da arquitetura - pretende introduzir a experiência do tecnobregaparaense na grande metrópole (São Paulo). Os participantes deverão explorar o potencial e as práticas musicais e da arquitetura do ambiente urbano. Eles serão convidados a investigar os costumes sociais e musicais da cultura da periferia de forma a ampliar seu potencial, conceitualizando as ideias desenvolvidas a partir do entorno. As propostas e as ideiasdos participantes podem se materializar em objetos, mobília ou na criação de elementos arquitetônicos. A oficina pretende criar um debate sobre arquitetura e som, por meio dos elementos sonoros e da cultura musical da cidade com a intenção de criar ambientes urbanos simbólicos. No encerramento da oficina (sábado, 11 de julho) haverá apresentação de uma performance, resultante dos processos desenvolvidos durante a semana.

 

  • Dias: 9, 10 e 11 de julho – quinta a sábado - das 11h às 14h

Ministrante: Rose Akras (dança) – Amsterdam/Holanda

Local: Funarte SP (Sala Mário Schenberg)

Público alvo: Dançarinos, performers, artistas visuais e público em geral

 de vagas: 15 participantes – maiores de 18 anos

Inscrições grátis - até 30/06: Os interessados devem enviar breve currículo e carta de intenção com até 1000 caracteres para oficinas-verbo2009@galeriavermelho.com.br.

 

Esta oficina da coreógrafa e bailarina holandesa Rose Akras pretende refletir sobre questões como presença e representação, percepção e incorporação, e a comunicação entre corpo e espaço, artista e público em um momento em que a performance prolifera e criadores de diversas disciplinas tendem a chamar seus trabalhos de performances. Diferentemente dos espetáculos de dança ou teatro, na performance o público e o artista dividem o mesmo plano espacial, fato que torna esta relação mais imediata. Esta proximidade apresenta questões como a que ocorre entre observador e observado e faz com que qualquer gesto, por mais sutil que seja, assuma grande importância na leitura do trabalho.

 

Informações à imprensa - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br