quinta-feira, 9 de julho de 2009

Buenos Aires-AR: Spontaneous composition


Do Blog Dance-Tech.net, postado por Carolina de Luca


Spontaneous composition: Kandinsky en los pies cruce entre danza y artes plásticas/ Buenos Aires

Spontaneous Composition

The open meetings of Spontaneous Composition are thought as a space of dialogue, training and creation where the diversity and integration of languages are considered the founding premises of the project.
The directors of the project will give technical and theorical elements around a specific point (from Qi Gong practise and Contact Improvisation), emphasising on developing a state of awareness, a gentle attitude to our body.
Research, improvisation and composition will be centered on the body and its organic structure, which can provide us a source of possibilities that stimulates creative processes.
Open to dance, music, visual arts ,literature, drama students with no or little experience, professional artists and all the possible combinations. Poets, painters, musicians and video artist are welcome.


Composición Espontánea, 2do etapa:danza y artes plásticas:

Primer encuentro "Kandinsky en los pies"

Sábado 18 de Julio de 15 a 18 hs


"De la misma manera que no existe en la música el sonido feo, ni en la pintura la disonancia externa y en ambas todo sonido o combinación de sonidos es bella (apta) cuando emerge de la necesidad interior, pronto se estimará en la danza el valor interno de cada movimiento y la belleza interior reemplazará a la exterior; los movimientos feos, que súbitamente parecen bellos, emirirán inmediatamente una inesperada fuerza vital. Allí comienza a ver la luz la danza del fututo."
V. Kandinsky, Sobre lo espiritual en el arte (1910)





Sábado 18 de Julio de 15 a 18h.

Boedo. C.A.B.A.

Tienen un valor mínimo de $70 y hasta $140.- por encuentro por persona

For more information contact to:

VirginiaVargas vikavargas@yahoo.com.ar


Carolina De Luca vaciadeespacio@yahoo.com.ar



Vacía de Espacio Theater Dance Company

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São Paulo: Por que tenho essa forma?


Marcia
marcia@canalaberto.com.br
escreveu


Zélia Monteiro estreia novo
espetáculo no Sesc Consolação



“POR QUE TENHO ESSA FORMA?”
É preciso fazer desfazendo, pois o presente está sempre ultrapassado ou sempre no próximo instante (Alberto Giacometti)


Estréia no dia 15 de julho de 2009, no Sesc Consolação, o espetáculo Por que tenho essa forma?, concebido e dirigido pela Zélia Monteiro. Em seguida, apresenta-se na Galeria Olido e no CCSP – Centro Cultural São Paulo (datas no final do release), com sessões programadas até 30 de agosto de 2009.

Inspirado no corpo como espaço e tempo, o espetáculo é pautado pela improvisação, uma estratégia de criação e de composição cênica, que investiga modos de criar e de compor textos coreográficos a partir das relações entre corpo dançante, música e elementos plásticos. Este trabalho dá continuidade à pesquisa de linguagem que Zélia Monteiro desenvolve há mais de vinte anos.

O espetáculo se inspira em questões sobre o instante e a duração. O instante se insere entre o passado e o futuro e inaugura as ocorrências que dão forma a nossa existência. A duração, que sob uma perspectiva espacial chega a nós pela frente, passa por nós e se distancia no passado, às nossas costas, e constrói assim nosso percurso. A necessidade vital do corpo é, sobretudo, aquilo que "dura", pois materializa o que vem depois do início e antes do fim: formas de tempo (presente, passado e futuro) e formas de espaço (início, percurso e chegada).

Por que tenho essa forma?  obra aberta e mutante, constrói-se na articulação entre as linguagens da dança, da música e da luz. Compõe-se no trânsito, proposto pelos artistas de diferentes áreas, que criam a poética do espetáculo ao favorecer, com seu ser/fazer artístico, possíveis relações entre corpo, espaço e tempo.

Espaço, enquanto meio pelo qual as sensações e percepções acontecem. Tempo, enquanto instantes que inauguram e durações, que materializam nossa memória sensitiva e perceptiva.

É nessa construção processual que as relações cinéticas entre corpos/luz/música vão adquirir significações e sentidos compositivos. Estratégia que contribui para a dramaturgia fazer-se a cada encenação.

Síntese de matérias somática e semântica, o corpo como texto, ativa e retoma significações do espaço e do tempo em suas naturezas reais e simbólicas, aqui e agora.

Quem é Zélia Monteiro

Bailarina e professora desde 1977, Zélia Monteiro estudou dança clássica com Maria Melô (do la Scalla de Milão) e tornou-se sua assistente em 1985. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Participou de seu  grupo de pesquisa e criação e a partir dessa experiência intensificou seu trabalho no sistema didático criado por ele, realizando trabalhos pelos quais foi premiada em 1987 (APCA), 1988 (Lei Sarney) e 1992 (APCA). Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris. Deu aulas regulares de consciência corporal  no studio La Fonderie, de dança clássica para crianças e adolescentes na Mairie du 20ème. Em abril de 2006 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna da Funarte, para realização de pesquisa. Em dezembro de 2006 recebeu o Prêmio PAC Circulação, da Secretaria de Estado da Cultura (SP), para tournée de espetáculo. Em 2007 recebeu o Prêmio Fomento à Dança, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço

Por que tenho essa forma?

Duração: 50 minutos Classificação: Livre

 

Teatro Anchieta / SESC Consolação - Dias 15, 16, 22 e 23 de julho de 2009, às 21h

Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo/SP - Tel.: 011. 3234 3000

Lotação: 320 lugares

Ingressos: R$ 12,00 (inteira)

R$ 6,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante)

R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes)

 

 

Galeria Olido / Sala Paissandu - Dias 30 de julho a 02 de agosto de 2009

Av. São João, 473 – Centro – São Paulo/SP - Tel.: 3397 0170

Horários da temporada: Quinta a sábado às 20h, e domingo às 19h

Lotação: 136

Entrada franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência

 

 

Centro Cultural São Paulo / Sala Jardel Filho De 26 a 30 de agosto de 2009

Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo /SP

Tel.: 3397 4002

Quarta a sábado às 21h, e domingo às 20h

Lotação: 324 lugares

Entrada Franca - Retirar ingresso com uma hora de antecedência

 

 

Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br






São Paulo: Venha Dançar no Feriado


MOACIR CASTILHO
opera.sao.paulo6@gmail.com
escreveu



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São Paulo: SHOW DE DANÇA NO MIQUELINA BAR E ARTE


Estúdio Beladança SP
beladanca@grupos.com.br
escreveu



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São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: quinta-feira 09.07


Adriana Reis
escreveu


- quinta-feira, 9 de julho

13:30 - De Puro Guapos no SESC Vila Mariana
Quando: qui, 9 de julho
Onde: SESC Vila Mariana (mapa)
Descrição: Apresentação da Orquestra Típica de Tango De Puro Guapos SESC Vila Mariana Lançamento do CD “Com a Corda Toda” 09/07/2009 - Quinta-feira às 13:30h. Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo, SP. Grátis http://www.depuroguapos.com.br/


21:00 - Show de Tango - Tributo a Gardel e Piazolla no Villa Alvear
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Villa Alvear (mapa)
Descrição: VILLA ALVEAR Apresenta: CIA Tango & Paixão Show de Tango - Tributo a Gardel e Piazolla MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES ELENCO MÚSICOS: Bandoneón: Pocho Caceres Guitarra: Ricardo Soronto Violino: German BAILARINOS: Márcia Mello e Nelson Lima Convidados Especiais: LUIZ CARDOSO E ANA CANTORES: Anadir Zoccal Susana di Karlo Todas as quintas, a partir das 21h Couvert Artístico: R$ 15,00 RESTAURANTE VILLA ALVEAR RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP FONE: 5051.0171 / 3858.2783 (RESERVAS) Estacionamento com manobrista www.villaalvear.com.br


20:30 às 23:30 - Prática de Tango - Dance Club
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Dance Club (mapa)
Descrição: Prática de Tango do Dance Club Venham comemorar e praticar conosco o que aprenderam em suas aulas de tango. Se possível, tragam algum petisco típico da época ou alguma bebida... Todas as quintas-feiras das 20h30 às 23h00 À Rua Sergipe, 270 - Higienópolis (entre as ruas Sabará e Itacolomi) Contribuição: R$ 8,00 Mais informaçôes: 11 3237 3558


21:00 - Baile de Tangos, Boleros e Dança de Salão no Ópera São Paulo
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Ópera São Paulo (mapa)
Descrição: Os bons tempos voltaram... Venha dançar e se divertir no requintado e aconchegante Ópera São Paulo. O Ópera traz aos seus clientes tudo de bom que a noite paulistana oferece em um só lugar... Gastronomia, Bebidas e o melhor da Música, para ouvir e dançar... Venha comemorar seu aniversário conosco Todas as quintas, a partir das 21h00 Tangos, Boleros & Dança de Salão Entrada: R$ 25,00 Promoção: Moacir Castilho Som: DJ Wiliam Wallbaum - Equipe La Luna Ópera São Paulo Restaurante, Bar, Música & Dança Av. Pedroso de Morais, 261 - Pinheiros - São Paulo Tel: 3813-2732 www.operasaopaulo.com.br  ------------------- Baile de Tangos, Boleros e Dança de Salão no Ópera São Paulo Os bons tempos voltaram... Todas as quintas às 21h Entrada: R$ 25,00 Reservas de mesas: 11 8772-6554 / 3289-8502 Som com DJ: Willians (Equipe La Luna) Restaurante internacional Serviço completo de bar Ar condicionado DVD Telão Som de alta qualidade Pista para dançar Personal dancers Festas, aniversários e comemorações Ópera São Paulo Av. Pedroso de Morais, 261 - Pinheiros São Paulo - SP Tel. 11-3813-2732www.operasaopaulo.com.br


21:00 - De Puro Guapos no Teatro Municipal de Ribeirão Preto - SP
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Teatro Municipal de Ribeirão Preto - SP (mapa)
Descrição: Apresentação da Orquestra Típica de Tango De Puro Guapos Ribeirão Preto Teatro Municipal 09/07/2009 - Quinta-feira às 21:00h.http://www.depuroguapos.com.br/ 


21:00 - Duo Jogando Tango ao vivo no Blu Bistrô
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Blu Bistrô (mapa)
Descrição: Duo Jogando Tango Ricado Pesce (acordeon) Juan Pablo Ferrero (violão) Tango ao vivo todas as 5as-feiras, 21h Couvert R$6 Blu Bistrô Rua Monte Alegre, 591 - Perdizes - São Paulo www.blucafe.com.br  (11) 3871-9296 Contato: Ricardo Pesce cel: (11) 9908-1954 rspesce@gmail.com


21:00 - Show de Tango com Sirley Paplewski e Fábio Martins - Restaurante Pobre Juan - Higienópolis
Quando: qui, 9 de julho
Onde: Restaurante Pobre Juan - Higienópolis (mapa)
Descrição: Show de Tango com Sirley Paplewski e Fábio Martins Todas as quintas-feiras a partir de 21:00 Restaurante Pobre Juan - Higienópolis Rua Tupi, 979 - Esquina com a Rua Itaguaba Higienópolis - Zona Oeste (11) 3825-0917www.pobrejuan.com.br


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Deutsche Welle: Pina Bausch redefiniu rumos da dança com sua companhia


Deutsch Welle

CULTURA | 01.07.2009

Pina Bausch redefiniu rumos da dança com sua companhia




Pina Bausch


Homenagens póstumas à coreógrafa alemã. Seguidores, discípulos e imitadores possivelmente tentarão dar continuidade à estética bauschiana. Porém extinguiu-se a fonte das imagens que mudaram a arte contemporânea.



Homens e mulheres perambulando por entre os móveis dispersos de um café. A jovem seminua que baila até o esgotamento físico e emocional em A sagração da primavera. Um palco transformado em campo de cravos. O dançarino de terno que traduz para a linguagem de gestos a canção The man I love. A outra se maquiando, como se nada houvesse acontecido, depois de um homem lhe derramar um jarro d'água sobre a cabeça.

Quem viu, jamais esquecerá. Foram imagens como que recortadas diretamente do inconsciente: inexplicáveis, mas que permitiam, num átimo, entender melhor o mundo, as relações entre os seres humanos. Imagens de uma lógica desconcertante como um quadro de Magritte, implacavelmente ternas como uma frase de Beckett, pungentes como uma ária de Bach. Quem sabe, sonhos dançados.



Peça do Tanztheater Wuppertal (2003)


Instada certa vez a analisar seu imaginário, Pina Bausch declarou-se incapaz de fazê-lo: não saberia explicar sua visão melhor com palavras do que com aquilo que mostrava no palco. Sabedoria e modéstia raras no contexto da arte contemporânea, em que o programa pode resultar bem mais interessante do que a obra em si, em que a leitura da bula substitui o remédio.


Viva o Tanztheater


Pina Bausch faleceu neste 30 de junho de 2009. Fazia apenas cinco dias que recebera o diagnóstico de câncer, duas semanas e meia antes estreara mais uma Neues Stück, o nome genérico que dava a suas novas criações. No próximo 27 de julho completaria 69 anos de idade.


A julgar pelas declarações das administrações de Wuppertal e do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o Tanztheater Wuppertal deverá ser mantido. Há quem se referisse à casa de espetáculos – que ela dirigiu e alimentou com imagens e trabalho ininterrupto desde 1973 – como "Colina Verde do Teatro-Dança", numa alusão a Bayreuth, meca do culto a Richard Wagner.



Peça de 2007


Inimitável, ainda que copiada

Nesses 36 anos, não só realizou, ao lado de sua companhia internacional, numerosos projetos de teatro-dança e ópera por todo o mundo, como inspirou outros criadores em diversos campos artísticos. Basta pensar na enigmática aristocrata cega que interpretava no filme E la nave va (1983), de Federico Fellini. Em 2002, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar também incluiu uma coreografia de Bausch em Fale com ela.



Rainer Behr ensaia em

Nova York, 2006


O Deutscher Bühnenverein, associação dos palcos alemães, lhe concederá postumamente o prêmio Faust, "uma homenagem a seu maravilhoso trabalho artístico". A cidade de Wuppertal colocou online um livro de condolências para sua representante artística máxima.


Outras homenagens à coreógrafa e dançarina alemã, tão premiada em vida, certamente se seguirão. Inclusive as tentativas de seguidores, discípulos, epígonos e imitadores de dar continuidade à estética bauschiana. Magro consolo para a extinção, tão súbita e definitiva, da fonte de onde jorravam todas aquelas imagens mágicas.


Autor: Augusto Valente
Revisão: Roselaine Wandscheer



  fonte


  leia mais

 infodansa 07-07-2009a
 infodansa 07-07-2009b
 infodansa 30-06-2009
 infodansa 26-06-2009


IlhaBela-SP: Intensivo de Contato Improvisação


Ricardo Neves
escreveu


ÚLTIMAS VAGAS

Intensivo de Contato Improvisação em Ilhabela:

Professores: Camillo Vacalebre (Ita), Hary Salgado (Ve) e Ricardo Neves (BR).
Quatro dias com aulas de contato improvisação, jams e performances com transporte São Paulo-Ilhabela-São Paulo de mini-ônibus e hospedagem em pousada.
Inscrições abertas até o dia 13 de julho.
Mais informações no endereço www.conexaocontatobrasil.blogspot.com


saiba mais  
infodansa 17-06-2009 


Atibaia-SP: OCO


ingrid gassert
ingrid.gassert@gmail.com
escreveu




A cidade de Atibaia realiza em julho mais uma edição do Festival de Inverno. Entre músicos e peças de teatro, o Grupo Minik Momdó participa do evento com  “ OCO”.

“Oco”, o novo espetáculo-instalação do grupo Minik Momdó, trata do vazio, das lacunas por onde fluem sons, luzes e corpos às vezes solidamente presentes, às vezes, perceptíveis apenas como reflexos, lembranças. A sensação é a de ser atravessado por fluxos que ligam o dentro e o fora, criando sombras, sobreposições e sensações que geram um campo poético 

O grupo é coordenado por Maria Mommeensohn, é composto por artistas com diferentes linguagens. Possui uma longa trajetória de ocupação poética de espaços não convencionais por meio de instalações performáticas que tem como foco principal a dança.

A pesquisa deste espetáculo foi contemplado com  4º Edital do fomento a dança da cidade de São Paulo e é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pelo Proac. 

SERVIÇO

Espetáculo: dia 10/07 ás 20:00

Local: Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

            Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 , centro

Entrada Franca




Currículo do Grupo 

            O Grupo Minik Momdó é constituído por artistas de formações e pesquisas em linguagens diferentes, que buscam a construção de uma obra comum, mas polissêmica. Nossa metodologia também envolve o convite a outros artistas que integrem nosso processo criativo de acordo com a especificidade de cada projeto.

             Iniciamos o nosso trabalho em 1998 e desde então nos aprofundamos na pesquisa sobre o corpo e o espaço em cena, criando interferências poéticas em espaços não convencionais.

            O amadurecimento da nossa pesquisa nos levou ao que chamamos de "espetáculo-instalação". Isto significa a ocupação de um espaço ou edifício, que é re-significado a partir de signos artísticos que constituem uma instalação. Esta, por sua vez, é ocupada pela performance dos bailarinos, atores e músicos e é visitada pelo espectador, que propõe seu próprio percurso e tempo de visitação.

                        O resultado é um trabalho híbrido, onde os diferentes elementos convivem em cena de maneira não hierarquizada, compondo uma multiplicidade de sensações e sentidos.

Véus – 1998 – Mundão – SESC Santo Amaro

Nus Vestidos, 1999, Instituto Goethe -  Encontro Laban/99

Missa para Santa Cecília 2000, Prêmio Estímulo/99 – Novos Espaços Coreográficos; Casarão da Funarte/SP; Igreja da Consolação

Tandanz 8 Dogmas (2001), Prêmio  EmCena Brasil -  Funarte; Instituto Goethe e na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Trilogia do Minotauro:

Óikos(2002), Casa das Rosas; Festival de Dança Flor da Paulicéia, no Teatro Sérgio Cardoso; Casa da Palavra, 2005.

Metóikos – aquele que mora na casa do outro(2004), Espaço Cênico  Ademar Guerra do CCSP.

Protótypós(2006)   prêmio Klauss Vianna FUNARTE/Petrobrás 2006; Galeria Olido; Encontro de Coletivos e Fórum de Arte Contemporânea – Reverberações 2006, no Centro Cultural da Juventude.