sexta-feira, 7 de março de 2008

dança contemporânea e Bartenieff Fundamentals na Crisantempo



"Luciana Cristina Nunes M.da Silva" escreveu:

Assunto: dança contemporânea e Bartenieff Fundamentals na Crisantempo





Convida para as aulas abertas:
Dança Contemporânea (Sistema Laban)
Dia 11 de março de 2008 – 3ª feira
Horário: 18h00 às 20h00
Com abordagem teórica-prática, o movimento será explorado através de improvisações, observação do movimento do corpo e execução de frases coreográficas estruturadas a partir dos princípios harmônicos das conexões corporais, dos padrões básicos do movimento e dos padrões neurológicos básicos, além dos movimentos mais complexos nos circuitos pelas escalas espaciais propostas por Laban em seu Sistema.
Os Esforços - A necessidade do organismo se revelar ao mundo se efetiva no movimento, através de variações rítmicas conseqüentes da maneira singular com que cada indivíduo responde aos aspectos fenomênicos do ambiente (Peso, Tempo, Espaço e Fluxo). A lida de cada pessoa com cada um desses fatores, suas combinações e trânsito entre seus gradientes de intensidade, constituem o colorido dinâmico do movimento: Peso - O impacto (gradiente de gravidade); Tempo - Quando (gradiente de momentum); Espaço - Onde (gradiente de foco); Fluxo - Como (gradiente de escapamento ou fuga).
Forma - A interface entre o corpo e o ambiente. Quando nos dirigimos a um determinado ponto, área e\ou nível do espaço; ou quando tocamos e seguramos um objeto, estamos moldando formas nos nossos corpos como um todo ou em partes específicas. Aqui iremos reconhecer e investigar este aspecto do movimento não como uma realidade estanque, mas como um processo em constante transformação.
Espaço - Laban, em suas investigações sobre o movimento, observou que nossos corpos ao se deslocarem pelo espaço, seguem certos padrões de percursos. Estes padrões compõem determinados circuitos, associando o movimento do corpo ou de partes dele na ação de ligar pontos em diferentes áreas e níveis do espaço. Este traço ou rastro do movimento ele denominou ESCALAS. Algumas delas serão experimentadas em aula e, também, buscaremos através de improvisações reconhecer outros padrões de escalas surgidas dos movimentos singulares de cada corpo.
Bartenieff Funtamentals (Preparação para Dança)
Dia 14 de março de 2008 – 6ª feira
Horário: 12h00 às 13h30
O objetivo deste curso é experimentar, pensar e articular aspectos básicos do movimento do corpo através da abordagem somática Bartenieff Fundamentals. Esta abordagem consiste em seis exercícios básicos criados por Irmgard Bartenieff, aluna e colaboradora de Rudolf von Laban em seu sistema de análise do movimento. Estes exercícios foram estruturados a partir do seu conhecimento adquirido nos anos de estudos com Laban e seus estudos posteriores na área da saúde como fisioterapeuta e terapeuta corporal. Com base nos movimentos de bebês, animais e de pessoas em situação limite de ameaça a integridade física. O foco desta prática recai sobre a estrutura corporal: os sistemas ósteo-muscular, sistema nervoso (padrões neurológicos básicos), sistema endócrino, órgãos, sistema circulatório, adiposo, fascia e pele em interação com os órgãos da percepção e a inter-relação entre estes últimos, considerando ambos os aspectos funcionais e expressivos, isto é, reconhecendo e respeitando a estrutura anatômica e processos fisiológicos de cada corpo para potencializar sua capacidade expressiva na dança.
O curso é dirigido não só para profissionais da dança e áreas afins (atores, terapeutas corporais, fisioterapeutas, professores de educação física, educadores, psicomotricistas, psicólogos) como para aqueles não profissionais da área que desejam conhecer ou expandir seus conhecimento acerca do corpo em movimento.
Henrique Schuller É bailarino, professor, coreógrafo e CMA (Certified Movement Analyste) graduado no LIMS (Laban Institute of Movement Studies) - N.Y. em 1998. Graduado como bailarino em dança contemporânea pela escola Angel Vianna - R.J. em 1989 e graduado na primeira turma do curso de licenciatura em dança da Faculdade Angel Vianna em 2004. Professor de dança contemporânea (com base no Sistema Laban) dos cursos técnico e livre da mesma escola desde 1999 e professor convidado durante o ano de 2005 na disciplina de teatro e dança (estudos teóricos e técnica) do curso de licenciatura e bacharelado em História da Arte no Instituto de Artes da UERJ. Além de desenvolver seus trabalhos como solista, é diretor e coreógrafo da companhia de dança Tabula Rasa desde 1990. Cursando o mestrado em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos e Pesquisa da Subjetividade na PUC-SP.
INFORMAÇÕES e LOCAL:
SALA CRISANTEMPO
Tel. 11 3819 2287 Rua Fidalga 521
Vila Madalena São Paulo/SP



Dança - TD recebe Núcleo Artérias com "Ruído 5.1" - 26 a 30 de março


TD apresenta Núcleo Artérias

com Ruído 5.1







O TD - Teatro de Dança, programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) recebe, de 26 a 30 de março, o espetáculo Ruído 5.1, do premiado Núcleo Artérias, de Adriana Grechi.

Ruído 5.1, concebido e dirigido por Adriana Grechi, investiga questões conectadas à expansão do consumismo. Como ideais de consumo se inscrevem no corpo? De que maneira contaminam as relações humanas? Que tipo de eficiência o corpo deve desenvolver para se adaptar ao ambiente consumista? Existe diferenciação neste ambiente entre o orgânico e o não-orgânico?

Em tempo real, o espetáculo integra repertórios de movimento, imagens videográficas e trilha sonora, possibilitando reflexões críticas sobre o consumismo.

Núcleo Artérias

O Núcleo Artérias é formado por profissionais de dança, vídeo e música e investiga a criação de estados corporais e de repertórios pessoais de movimento, discutindo, em procedimentos colaborativos, questões relacionadas ao mundo contemporâneo.

Em 2004, o Artérias recebeu dois prêmios APCA, pelo espetáculo “Porque Nunca Me Tornei um/a Dançarino/a” e pelo projeto “Teorema”. O Núcleo é dirigido por Adriana Grechi, coreógrafa, graduada pela S.N.D.O (Amsterdã). Grechi foi uma das fundadoras da Cia. e do Estúdio Nova Dança e atualmente coordena o Estúdio Nave (SP).

De 26 a 30 de Março

Ruído 5.1 – 4ª a sábado, 20h, domingo 18h, duração 50 min., recom. 14 anos.

FICHA TÉCNICA

Concepção/ Direção: Adriana Grechi Criação/ Performance: Karina Ka, Lua Tatit, Ricardo Rodrigues, Tatiana Melitello Trilha Sonora/ Performance: Dudu Tsuda Videocriação/ Performance: Rodrigo Gontijo Iluminação: Décio Filho Montagem de luz: Manuel de Oliveira Cenografia: Núcleo Artérias Figurino: Tarina Quelho Foto: Rodrigo Gontijo e Gil Grossi Produção Executiva: Fractal Produção Cultural





Secretaria de Estado da Cultura – APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

TD - Teatro de Dança

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República

E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/C.C. Visa e Visa-Eletron/Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada.

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br



Cia Nova Dança 4



novadanca4@gmail.com escreveu:

Subject: Cia Nova Dança 4

olá, nós somos a Cia Nova Dança 4,
Estamos atualizando nosso mailing, e se você não deseja recebê-lo é só mandar uma resposta a esse email com a palavra EXCLUIR (com letras capitais), na linha de assunto.
garantimos que esse mailing é exclusivo para informações da Cia Nova Dança 4 e seus integrantes, e que mandaremos, no máximo, um e-mail por semana (normalmente menos!!). Tentaremos, também, manter os e-mails leves.
Neste primeiro e-mail, temos o prazer de apresentar nosso vídeo-promo, do espetáculo, "Experimentações Inevitáveis + Antropofágica 3", pelo link:

...e o trabalho dirigido por Lívia Seixas:







clique na imagem para ampliar



Esta semana - Boletim Caleidos - 72

canal caleidos <canalcaleidos@caleidos.com.br> escreveu:

Assunto: Esta semana - Boletim Caleidos - 72






clique nas imagens para ampliar
está dividida em 2 partes




Programação O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES -ESTRÉIA NA SALA NORTE - Companhia dos Truões



"Cia. Corpos Nômades Nômades" <lugarciacorposnomades325@gmail.com>
escreveu:

Assunto: Programação O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES -ESTRÉIA NA SALA NORTE - Companhia dos Truões






GRAMÁTICA EXPOSITIVA DO CHÃO na sala SUL

Segue a temporada da CIA. CORPOS NÔMADES
em São Paulo, na sede da companhia
O LUGAR na Rua Augusta, 325.
Sempre às sextas e aos sábados 21h
Para essa temporada, o espetáculo que estreou em maio de 2007 foi revisitado, uma característica forte da Companhia, que em cada temporada experimenta novas possibilidades cênicas. Vale conferir!
Tendo como base o livro homônimo de Manoel de Barros, além das obras Livro Sobre Nada e O Guardador de Águas, do mesmo autor, a montagem dirigida por João Andreazzi transforma em dança as palavras do poeta nascido em Cuiabá. Segundo o diretor, "a obra de Manoel de Barros é repleta de imagens que são transformadas em poesia. O que fazemos é transformar esse rico material garimpado e lapidado pelo poeta em coreografia." O trabalho segue uma linha de pesquisa da CIA., que apresentou outras criações concebidas a partir do trabalho de escritores e poetas, como OOZE/EZOO (baseado no livro Pioravante Marche, de Samuel Beckett), Hyperbolikós (inspirado em Paulo Leminski) e Algum Lugar Fora do Mundo (a partir da obra de autores como Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Luiz Buñuel, Artaud e Jean Cocteau).
Os bichos, muito encontrados nos poemas de Manoel de Barros (caracol, lagarto, lagartixa, rã, caramujo, ostra, enguia, etc.), inspiram a linguagem coreográfica, assim como a noção espacial presente nas imagens de seus poemas: o vácuo, o vão, a brecha, o beco. Para João Andreazzi, "O contato com a poesia de Manoel de Barros trouxe à tona o universo das coisas ínfimas e sem importância, aparentemente insignificantes para o homem contemporâneo. Esses estímulos também estão presentes nas concepções dos figurinos, trilha sonora e iluminação."
FICHA TÉCNICA:
Concepção Geral e coreografia: João Andreazzi.
Textos: Manoel de Barros.
Elenco: Aldiane Dala Costa, Carolina Siqueira, João Andreazzi, Mariana Mantovani, Ricardo Silva e Zezinho Alves.
Trilha Sonora: Vanderlei Lucentini.
Iluminação: Daniela Gué.
Produção: Cia. Corpos Nômades.
ingressos R$ 15,00 (meia entrada R$ 7,50)
ESTRÉIA da Companhia dos Truões
"O QUE REFLETEM ESSES PEDAÇOS" na sala Norte
De 08 de março a 13 de abril, sábados e domingos às 20h
Ingmar Bergman inspira montagem da Companhia dos Truões
O novo espetáculo da Companhia dos Truões, "O que refletem esses pedaços" foi criado tendo como inspiração as imagens e os temas dos filmes do cineasta sueco, morto em agosto de 2007. O universo onírico, recorrente no cinema de Bergman, é levado para o palco, onde duas mulheres, separadas por uma tela, transitam entre o sonho e a realidade. A encenação coloca o público no palco, convidando-o assim a se sentir dentro de seu próprio sonho, e não apenas espectador.
Direção: Nicole Aun
Elenco: Renata Coloni e Rita Grillo
Trilha Sonora Original: Leonardo Costa
Preparação Corporal: Daniela Flor
Assistente de direção: Ana Cancello
Cenário: César Rezende
Figurino: Adriana Chung
Iluminação: Erike Busoni
Produção: Rita Grillo
Valores dos ingressos - R$20,00 (R$10,00 meia-entrada).
AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
com João Andreazzi e integrantes da Cia. Corpos Nômades
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea
Terças e quintas das 17h30 às 19h00 - intermediário
Investimento: R$120,00 com desconto de 20% para classe artística e estudantes
Quartas e sextas das 10h30 às 12h00 - iniciantes
Investimento: R$80,00 com desconto de 20% para classe artística e estudantes
TEST-TUBE HAPPENING o primeiro do ano
Encontro de performance/ improvisação para aqueles que gostariam de entrar em contato com o trabalho desenvolvido pela Cia. Corpos Nômades e que tenham interesse na pesquisa do improviso cênico. Destinado a artistas da Dança, Teatro, Música e Vídeo-Arte. Acontece bimestralmente, sempre no último sábado de cada mês às 16h, com início em março de 2008. Inscrições gratuitas no O LUGAR ou por e-mail. Sessões abertas ao público.
29/03/2008 sábado às 16h
- EXPOSIÇÃO DE FOTOS no O LUGAR - CIA CORPOS NÔMADES
Exposição composta por fotos de espetáculos de repertório da Companhia Corpos Nômades, fotografadas pelos fotógrafos: Henk Nieman, Danilo Borges, Cris Villares, Silvia Machado, Gil Grossi e Paulo César Lima.
O BARULHO INDISCRETO DA CHUVA
novo projeto, participe acessando ao blog-spot, sala de ensaio virtual
O LUGAR - CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325
telefone-05511-32373224



Seminário Internacional de Dança

anhembi@anhembi.br escreveu:

Subject: Seminário Internacional de Dança





clique na imagem para ampliar