sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sou do Povo, Sou a Festa - Tradicional 'Festa da Lavadeira' de Pernambuco vira documentário


Identidade Cultural
escreveu

 

Sou do Povo, Sou a Festa

Tradicional 'Festa da Lavadeira' de Pernambuco vira documentário

 

 

O documentário Festa da Lavadeira - Sou do Povo, Sou a Festa - lançado na Casa da Rabeca do Brasil em Olinda (PE) -, mostra como uma manifestação que começou como uma brincadeira entre familiares e amigos se tornou patrimônio cultural de Pernambuco. A festa reúne cerca de 60 mil pessoas todos os anos e já faz parte do calendário turístico  do estado. Acontece desde 1987, no dia 1° de maio .

O vídeo traz depoimentos de moradores da comunidade pesqueira da Região do Paiva e, ainda, personalidades,  como o ator e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Sérgio Mamberti, o deputado federal Fernando Ferro, e a pesquisadora Rúbia Lossio, entre outros. Além de englobar todos os aspectos tradicionais e religiosos dessa manifestação cultural, o documentário também ressalta e justifica a importância de se preservar e valorizar as culturas populares.

Realizado com o patrocínio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), por meio do Fundo Nacional de Cultura (FNC), tem roteiro de Amin Stepple, direção de Teta Barbosa e direção executiva de Mário Rios.

Considerada uma das festas mais populares de Pernambuco, a Festa da Lavadeira foi um dos selecionados do Prêmio Culturas Populares 2007 - Edição Mestre Duda - 100 Anos de Frevo desenvolvido pela SID/MinC. Também foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) como o melhor projeto da Região Nordeste para a divulgação e difusão da Cultura Popular.

Mais informações no site www.festadalavadeira.com.br

(Comunicação SID/MinC)

noticias do Panorama Festival :: news from Panorama Festival


Panorama Festival
info@panoramafestival.com
escreveu
11-11-2009






Faltam 5 dias para o Panorama 2009 terminar, mas ainda há muitos espetáculos pela frente! O balanço até o momento é mais que positivo: espetáculos como o de Vera Mantero e Alain Buffard tiveram lotação máxima das salas, e comentários mais que positivos por parte do público, que vem acompanhando as notícias do festival pelas páginas no facebook, twitter e youtube, onde é possível assistir a cobertura dos espetáculos, com direito a entrevistas como coreógrafos, bailarinos e o público. Na semana de encerramento, veja o que ainda programamos para você:

true é, sem dúvidas, um dos espetáculos mais esperados do Panorama 2009! Estreia hoje no palco do Espaço Tom Jobim, onde será apresentado também amanhã, sempre às 21h. Esta performance, que combina som, luz, sensores mioelétricos e dança, oferece ao público uma experiência sensorial totalmente nova.


Esta obra em processo, um trabalho da coreógrafa e intérprete Denise Stutz sobre as possibilidades do corpo como indicador de imagens, ganha nova apresentação hoje, às 17h,  no Teatro Angel Vianna, que fica no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. 

ATP , o espetáculo que Tamara Cubas traz ao Panorama 2009, teve sua estreia de ontem compremetida pelo apagão que afetou diversos estados brasileiros, e países como Paraguai e Uruguai, sendo este último onde Tamara nasceu e vive. Como os 10 minutos finais do espetáculo não puderam ser apresentados, o público presente na estreia contará com uma sessão extra hoje às 19h. Basta reapresentar o canhoto com a data de ontem na bilheteria do Espaço Cultural Sérgio Porto. A sessão de 21h30, prevista no roteiro original, será mantida.

Uma das melhores companhias brasileiras de dança, por sua consistência, profissionalismo e originalidade, a Quasar dispensa maiores comentários. Não perca a única apresentação da cia no Teatro João Caetano, hoje,  às 19h. 

Rodrigo Bernardi ministra amanhã e sexta-feira uma oficina de dança de rua voltada para o público infanto-juvenil. Os encontros acontecem amanhã e quinta-feira, das 10h às 12h, no Mezanino do Espaço SESC, em Copacabana. O local acolhe de amanhã a domingo o espetáculo À La Carte - Um convite ao Universo das Danças Urbanas do mesmo coreógrafo. Levem seus pequenos!


PRIMEIRA ESCOLA DE DANÇA DAS COMUNIDADES POPULARES É INAUGURADA


Canal Aberto
escreveu



PRIMEIRA ESCOLA DE DANÇA DAS COMUNIDADES POPULARES É INAUGURADA

 

O sonho da Sede se tornou realidade. No dia do cinqüentenário da morte do compositor Villa-Lobos, dia 17 de novembro, o Dançando para não dançar inaugura a sede que abrigará a primeira Escola de Dança das Comunidades Populares do Rio de Janeiro, às 18 horas, na Rua Frei Caneca, 139, no Centro.  Às 19 horas, alunos do projeto fazem um tributo a Villa Lobos no Teatro Liceu de Artes e Ofício, próximo à nova Sede. O espetáculo é aberto ao público e cerca de 300 bailarinos (as), se revezarão no palco dançando trechos de repertórios clássicos do espetáculo "Amazônia – Floresta do Brasil", uma homenagem Heitor Villa-Lobos, "Corsário" e "Coppélia" (Léo Delibes).

 

 

Com mais um apoio da Petrobras, patrocinadora do Dançando para não dançar desde 1997, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o imóvel cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em dezembro de 2007, foi restauradoAs obras emergenciais foram executadas pelo próprio Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Ao todo foram dois anos de luta.

O projeto arquitetônico incluiu restauração da fachada e a recuperação e adaptação com salas de aula (dança), vestuário, local para ensaio, sala de atendimento (psicóloga/assistente social e consultório médico). O escultor contratado pela Souza Camargo – arquitetura e construtora tirou fotos dos adereços existentes na fachada e reproduziu os mesmos em desenho. Executou a escultura em isopor e depois em gesso para fazer o molde em borracha e assim fundir os adereços nas quantidades necessárias.

"A construtora Souza Camargo, empresa executora da obra, mostrou-se uma grande parceira pelo cuidado e pela idoneidade no trato com a obra", aponta Thereza Aguilar, bailarina e coordenadora do Dançando para não dançar.

O prédio é de 1914. No local, nessa época, funcionou o Gabinete de Análise do Leite, órgão público da Administração Federal. Trata-se de um edifício construído em estrutura de concreto e alvenaria com cinco pavimentos e arquitetura eclética, muito comum no início do século XX, na cidade. A área é de 380 m2, aproximadamente. O imóvel está inserido em Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Cruz Vermelha, no Centro - II R.A., conforme Decreto nº 11.883, de 30 de dezembro de 1992, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Por pouco, essa histórica edificação foi demolida por representar um perigo ao patrimônio histórico da cidade, já que a estrutura física estava comprometida. "Ficamos felizes ao recuperar o prédio e poder preservar esse patrimônio para a cidade", revela Aguilar.

           

Homenagem - No "Amazônia - Floresta do Brasil" cerca de 300 jovens e crianças do Dançando... se revezarão no palco para celebrar o grande mestre e compositor brasileiro Villa-Lobos. E não é por menos, a criança brasileira esteve sempre presente na expressão musical de Villa-Lobos, desde a sua juventude. Villa Lobos musicou diversas cantigas populares que atravessaram séculos e fronteiras para fazer parte da infância de inúmeras gerações. É com esse espírito que o "Dançando..." vai resgatar as cirandas do compositor num espetáculo lúdico, que alegrará as alminhas e os corações das crianças cariocas e de seus pais que serão remetidos à infância.

O espetáculo contará com a participação especial do bailarino Carlos Cabral, solista do Theatro Municipal do Rio de JaneiroOs bailarinos e professores Thereza Aguilar e Paulo Rodrigues - primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro- assinam, respectivamente, a direção-geral e a direção artística do espetáculo, bem como as coreografias. O cenário é de Liane Espírito Santo. A direção musical é do maestro Leandro Braga.

"A música do balé Amazônia: Floresta do Brasil não é uma trilha, mas sim o fio condutor de toda a história. Honra-me ver um trabalho excepcionalmente nobre, como o do projeto Dançando, realizando uma obra baseada em composições ou arranjos meus. São 16 músicas, algumas de Villa Lobos, outras minhas e, ainda, outras de domínio público", ressalta Leandro Braga.

As homenagens do Dançando ao compositor começaram em dezembro do ano passado, quando estreou este balé. Segundo a bailarina, duas grandes causas motivaram a sua criação. A primeira foi homenagear o compositor ao resgatar suas cirandas. A segunda é o compromisso do "Dançando..." de trabalhar a formação da consciência cidadã e despertar em cada um dos 480 aprendizes de bailarinos do projeto, a co-responsabilidade de preservar o maior patrimônio ambiental que é a Floresta Amazônica.

O Dançando para não Dançar conta com o patrocínio da Petrobras, desde 1997, e com as parcerias do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet; do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Faperj; da VideoFilmes e da Lufthansa. Ainda, com os apoios das Associações de Moradores das comunidades beneficiadas, da Vila Olímpica da Mangueira e dos Cieps Airton Sena, Salvador Allender e João Goulart. Do Teatro Leblon, Teatro das Artes, da Univercidade, do curso de inglês Brasas, do curso de alemão Baukurs e do Instituto Master de Cultura. Além de convênios mantidos com a Staatliche Ballettschule Berlin e Balé Nacional de Cuba.

Mais informações no site www.dancandoparanãodancar,org.br.

 

 

Serviço:  Inauguração da Sede

                Dia: 17 de novembro - Horário: às 18h 

                Local: Rua Frei Caneca , 139, no Centro

 

 

 Apresentação – Amazônia – Floresta do Brasil: um tributo a Villa Lobos - balé do Dançando para não dançar - em comemoração a inauguração da sede do projeto e em homenagem ao centenário de morte do compositor Villa Lobos.

Dia: 17 de novembro – terça-feira - Horário: às 19h  -  Duração: 1 hora

Local: Teatro Liceu de Artes e Ofícios – Rua Frederico Silva nº86 - Centro

Ingressos: Grátis

Capacidade: 500 lugares

Censura - livre

Imprensa: Tânia Aguilar  (21) 7876-5384 ou 10*1637 (rádio) ou (61) 9297-  9749 – taniaimprensa@gmail.com e Fernanda Santos - (21) 9103-4010 – santos.fernanda@uol.com.br



São Paulo: Doce Amargo


escreveu


clique para ampliar

ou acesse aqui

Campinas-SP: Estréia Espetáculo de Dança no República Cênica


República Cênica
republica@republicacenica.com.br
escreveu



clique para ampliar


São Paulo: DANÇA AFRO


Pulsarte
pulsarte@pulsarte.com.br
escreveu

NOVA TURMA DE DANÇA AFRO NA PULSARTE

1a. aula neste sábado, dia 14 de Novembro!!



clique para ampliar

Dança Afro

Início da Turma: sábado 14 de novembro

Horário: 11:00 as 12:30h

Inscrições abertas!

Mais informações pelos telefones: 11-3868-2008 / 3482-7863

Será um grande prazer recebê-los!

Equipe Pulsarte


São Paulo: Para ouvir e dançar! HB BIG BAND na Crisantempo


Sala Crisantempo
escreveu



clique para ampliar

Sala Crisantempo
TEL.: 11 3819-2287
Rua Fidalga, 521 - Vila Madalena

Santo André-SP: Orquestra Municipal e Centro de Dança de Santo André


christiane araujo
escreveu

Espetáculo da Orquestra Municipal de Santo André com a Formação Avançada III do Centro de Dança de Santo André e a cia convidada: StacattoSPciadeDança
 
dias: 14 e 15 de novembro
As 20hs
 
Mais informações em anexo...

Atenciosamente
Christiane Araújo 
Coord. Artística Pedagógica


clique para ampliar

São Paulo: Cia ARTISTA DO CORPO


Dinah Perry
escreveu



clique para ampliar

São Paulo: corpo quase palavra, palavra quase silêncio


Luciana Cristina Nunes M.da Silva
escreveu


Curtíssima temporada do trabalho: "corpo quase palavra, palavra quase silêncio", dentro do projeto Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific.

Somente esse fim de semana, no Centro Cultural São Paulo. 

Estréia dia 14 de Novembro de 2009
Sessões dias 14 e 15/11 às 17:00 e 20:00

Link do vídeo no youtube: 

Entrada Gratuita
Praça das Bibliotecas / Centro Cultural São Paulo
R. Vergueiro, 1000 / São Paulo 


Concepção, coreografia e interpretação: Mariana Sucupira
Colaboração coreográfica e dramatúrgica: Maristela Estrela
Trilha e intervenções sonoras: Aguinaldo Bueno
Luz: André Boll
Apoio e produção: Núcleo Cinematográfico de Dança,  Imagens Nômades e Universidade Anhembi Morumbi.



clique para ampliar

São Paulo: Confraria do Tango: última Milonga do ano de 2009


Thelma Pessi
escreveu

clique para
ampliar




Campinas e São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sexta-feira 13.11


Adriana Reis
escreveu

- sexta-feira, 13 de novembro

 

 

 20:00 - Prática de Tango na Típica Tango - Campinas

Quando: sex, 13 de novembro

Onde: Típica Tango - Campinas (mapa)

Descrição: Prática de Tango 6as Feiras às 20 hs. Consumação Mínima R$ 15.- Serviço de Bar, MEGA-EMPANADA e petiscos. Vinhos nobres argentinos e chilenos. Drinks latinoamericanos e cafeteria. Rua Luis Vicentim Sobrinho 101 - B. Geraldo. Campinas. Reservas: (19) 97074857 - (19) 97304269 E. Mail: jornaldetango@yahoo.com.ar

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 20:30 às 00:00 - Prática de Tango - Tango B´Aires

Quando: sex, 13 de novembro

Onde: Tango B´Aires (mapa)

Descrição: Tango B´Aires Prática de Tango - Todas as Sextas-Feiras, das 20:30 às 24:00hs R. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização : Omar Forte e Stella Bello

mais detalhes»  copiar para minha agenda

 

 21:30 - 00:00 - Prática de Tango na Cia Duda Lima

Quando: sex, 13 de novembro

Onde: Cia Duda Lima (mapa)

Descrição: Sexta-feira (13/11) Cia Duda Lima - Prática (Tango e Bolero) Organização : Duda Lima - Das 21h30 às 24h00 R. Vieira de Moraes, 785a - Campo Belo - tel 5049.0858

mais detalhes»  copiar para minha agenda


Mais informações: http://www.mundodotango.com.br