quarta-feira, 8 de julho de 2009

Deutsche Welle: Pina Bausch redefiniu rumos da dança com sua companhia


Deutsch Welle

CULTURA | 01.07.2009

Pina Bausch redefiniu rumos da dança com sua companhia




Pina Bausch


Homenagens póstumas à coreógrafa alemã. Seguidores, discípulos e imitadores possivelmente tentarão dar continuidade à estética bauschiana. Porém extinguiu-se a fonte das imagens que mudaram a arte contemporânea.



Homens e mulheres perambulando por entre os móveis dispersos de um café. A jovem seminua que baila até o esgotamento físico e emocional em A sagração da primavera. Um palco transformado em campo de cravos. O dançarino de terno que traduz para a linguagem de gestos a canção The man I love. A outra se maquiando, como se nada houvesse acontecido, depois de um homem lhe derramar um jarro d'água sobre a cabeça.

Quem viu, jamais esquecerá. Foram imagens como que recortadas diretamente do inconsciente: inexplicáveis, mas que permitiam, num átimo, entender melhor o mundo, as relações entre os seres humanos. Imagens de uma lógica desconcertante como um quadro de Magritte, implacavelmente ternas como uma frase de Beckett, pungentes como uma ária de Bach. Quem sabe, sonhos dançados.



Peça do Tanztheater Wuppertal (2003)


Instada certa vez a analisar seu imaginário, Pina Bausch declarou-se incapaz de fazê-lo: não saberia explicar sua visão melhor com palavras do que com aquilo que mostrava no palco. Sabedoria e modéstia raras no contexto da arte contemporânea, em que o programa pode resultar bem mais interessante do que a obra em si, em que a leitura da bula substitui o remédio.


Viva o Tanztheater


Pina Bausch faleceu neste 30 de junho de 2009. Fazia apenas cinco dias que recebera o diagnóstico de câncer, duas semanas e meia antes estreara mais uma Neues Stück, o nome genérico que dava a suas novas criações. No próximo 27 de julho completaria 69 anos de idade.


A julgar pelas declarações das administrações de Wuppertal e do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o Tanztheater Wuppertal deverá ser mantido. Há quem se referisse à casa de espetáculos – que ela dirigiu e alimentou com imagens e trabalho ininterrupto desde 1973 – como "Colina Verde do Teatro-Dança", numa alusão a Bayreuth, meca do culto a Richard Wagner.



Peça de 2007


Inimitável, ainda que copiada

Nesses 36 anos, não só realizou, ao lado de sua companhia internacional, numerosos projetos de teatro-dança e ópera por todo o mundo, como inspirou outros criadores em diversos campos artísticos. Basta pensar na enigmática aristocrata cega que interpretava no filme E la nave va (1983), de Federico Fellini. Em 2002, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar também incluiu uma coreografia de Bausch em Fale com ela.



Rainer Behr ensaia em

Nova York, 2006


O Deutscher Bühnenverein, associação dos palcos alemães, lhe concederá postumamente o prêmio Faust, "uma homenagem a seu maravilhoso trabalho artístico". A cidade de Wuppertal colocou online um livro de condolências para sua representante artística máxima.


Outras homenagens à coreógrafa e dançarina alemã, tão premiada em vida, certamente se seguirão. Inclusive as tentativas de seguidores, discípulos, epígonos e imitadores de dar continuidade à estética bauschiana. Magro consolo para a extinção, tão súbita e definitiva, da fonte de onde jorravam todas aquelas imagens mágicas.


Autor: Augusto Valente
Revisão: Roselaine Wandscheer



  fonte


  leia mais

 infodansa 07-07-2009a
 infodansa 07-07-2009b
 infodansa 30-06-2009
 infodansa 26-06-2009


IlhaBela-SP: Intensivo de Contato Improvisação


Ricardo Neves
escreveu


ÚLTIMAS VAGAS

Intensivo de Contato Improvisação em Ilhabela:

Professores: Camillo Vacalebre (Ita), Hary Salgado (Ve) e Ricardo Neves (BR).
Quatro dias com aulas de contato improvisação, jams e performances com transporte São Paulo-Ilhabela-São Paulo de mini-ônibus e hospedagem em pousada.
Inscrições abertas até o dia 13 de julho.
Mais informações no endereço www.conexaocontatobrasil.blogspot.com


saiba mais  
infodansa 17-06-2009 


Atibaia-SP: OCO


ingrid gassert
ingrid.gassert@gmail.com
escreveu




A cidade de Atibaia realiza em julho mais uma edição do Festival de Inverno. Entre músicos e peças de teatro, o Grupo Minik Momdó participa do evento com  “ OCO”.

“Oco”, o novo espetáculo-instalação do grupo Minik Momdó, trata do vazio, das lacunas por onde fluem sons, luzes e corpos às vezes solidamente presentes, às vezes, perceptíveis apenas como reflexos, lembranças. A sensação é a de ser atravessado por fluxos que ligam o dentro e o fora, criando sombras, sobreposições e sensações que geram um campo poético 

O grupo é coordenado por Maria Mommeensohn, é composto por artistas com diferentes linguagens. Possui uma longa trajetória de ocupação poética de espaços não convencionais por meio de instalações performáticas que tem como foco principal a dança.

A pesquisa deste espetáculo foi contemplado com  4º Edital do fomento a dança da cidade de São Paulo e é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pelo Proac. 

SERVIÇO

Espetáculo: dia 10/07 ás 20:00

Local: Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret

            Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 , centro

Entrada Franca




Currículo do Grupo 

            O Grupo Minik Momdó é constituído por artistas de formações e pesquisas em linguagens diferentes, que buscam a construção de uma obra comum, mas polissêmica. Nossa metodologia também envolve o convite a outros artistas que integrem nosso processo criativo de acordo com a especificidade de cada projeto.

             Iniciamos o nosso trabalho em 1998 e desde então nos aprofundamos na pesquisa sobre o corpo e o espaço em cena, criando interferências poéticas em espaços não convencionais.

            O amadurecimento da nossa pesquisa nos levou ao que chamamos de "espetáculo-instalação". Isto significa a ocupação de um espaço ou edifício, que é re-significado a partir de signos artísticos que constituem uma instalação. Esta, por sua vez, é ocupada pela performance dos bailarinos, atores e músicos e é visitada pelo espectador, que propõe seu próprio percurso e tempo de visitação.

                        O resultado é um trabalho híbrido, onde os diferentes elementos convivem em cena de maneira não hierarquizada, compondo uma multiplicidade de sensações e sentidos.

Véus – 1998 – Mundão – SESC Santo Amaro

Nus Vestidos, 1999, Instituto Goethe -  Encontro Laban/99

Missa para Santa Cecília 2000, Prêmio Estímulo/99 – Novos Espaços Coreográficos; Casarão da Funarte/SP; Igreja da Consolação

Tandanz 8 Dogmas (2001), Prêmio  EmCena Brasil -  Funarte; Instituto Goethe e na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Trilogia do Minotauro:

Óikos(2002), Casa das Rosas; Festival de Dança Flor da Paulicéia, no Teatro Sérgio Cardoso; Casa da Palavra, 2005.

Metóikos – aquele que mora na casa do outro(2004), Espaço Cênico  Ademar Guerra do CCSP.

Protótypós(2006)   prêmio Klauss Vianna FUNARTE/Petrobrás 2006; Galeria Olido; Encontro de Coletivos e Fórum de Arte Contemporânea – Reverberações 2006, no Centro Cultural da Juventude.






Cultura e Mercado: DIVERSIDADE, AINDA QUE TARDIA


escreveu



3 jul 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]

Envolvo-me com as discussões e com a construção da Convenção da Unesco para a Diversidade Cultura desde o final do século passado. Como diretor, depois vice-presidente da International Network for Cultural Diversity, uma rede que congrega mais de 60 países e que ajudou a redigir e lutar por pontos fundamentais na Convenção, representei o país e colaborei o governo brasileiro em diversas ocasiões, inclusive na primeira reunião oficial do ministro Gilberto Gil ao exterior para tratar do assunto, em 2003 na Croácia, ao lado do saudoso Otávio Afonso. Depois na …

Leia mais »





1 jul 2009 | Odilon Wagner | Sem Comentários ]


3 jul 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

No dia 09 de julho, a ABCR promove o Encontro de Profissionais de Captação de Recursos, evento que tem como objetivo iniciar a atuação da ABCR no Rio de Janeiro através da criação de Núcleos Regionais que em parceria irá fomentar e mobilizar profissionais da área.
Além disso, a iniciativa pretende contribuir na capacitação treinamento e aperfeiçoamento, além de prestar serviço de informações sobre captação de recursos, banco de dados, estatísticas, currículos e bolsa de emprego relacionados ao tema.
O encontro será realizado no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, …



3 jul 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

Na última terça-feira, dia 30, a Fundação Nacional de Artes, lançou três de seus editais de incentivo e difusão cultural: Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet, Bolsa Funarte de Criação Literária e Prêmio Interações Estéticas - Residências.
Através destas iniciativas, a Funarte viabilizará 86 projetos com o intuito de impulsionar a produção e a difusão artística, a capacitação profissional, a reflexão teórica e o debate de ideias. O Prêmio Interações Estéticas - desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC - investirá …



1 jul 2009 | Leonardo Brant | Sem Comentários ]

Em entrevista ao jornal A Tarde, ministro Juca Ferreira justifica o favorecimento aos seus conterrâneos e à atriz Fernanda Montenegro, diz que Profic vai ao Congresso até o dia 17 de julho e que não há resistência ao seu projeto de lei. Contraria o princípio da “Política Gil” de que o Estado não deve ser produtor de cultura e declara-se vítima de ataque de site ligado a “despachantes”.
“Não posso trabalhar só com os artistas excluídos”, diz Juca Ferreira
Por Ludmilla Duarte, da sucursal Brasília
O Congresso Nacional recebe, até 17 de julho, a nova …



29 jun 2009 | Leonardo Brant | Um Comentário ]

A Federação Espanhola de Município e Províncias da Espanha (FEMP) editou um guia para avaliação de políticas culturais locais, dirigida aos responsáveis culturais, tanto políticos como técnicos, dos governos locais.
Trata-se de um guia prático com ferramentas para formulação e auto-avaliação de políticas culturais locais, criadas para orientar, refletir e aprimorar o trablho dos governos locais em matéria de cultura. Contém ampla reflexão teórica sobre os temas em que as políticas culturais tem uma maior capacidade de progresso e transformação. Conta também com um sistema de indicadores (316 no total) para …




São Paulo: Tango em julho


Thelma Pessi
escreveu


CONFRARIA Informa: Julho com muito Tango.. 


Quinta-feira ( todas )
Dance Club - Prática de Tango
Organização : Braga e Virginia - Das 20h30 às 23h00
R. Sergipe, 270 - Higienópolis - tel 3237-3558
 
Quinta-Feira ( todas )
Ópera São Paulo - Baile de Tangos, Boleros e Dança de Salão
Organização : Moacir Castilho
Av. Pedroso de Morais, 261 - Pinheiros - tel 8772.6554 / 3289.8502
 
Sexta-feira ( todas )
Tango B´Aires - Prática de Tango
Organização : Omar Forte e Stella Bello - Das 21h00 às 24h00
R. Amãncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646
 
Sexta-feira ( última 6a. Do mês )
Andrei Udillof - Prática de Tango
Organização : Luciana Mayumi e Margareth Kardosh - Das 22h30 às 24h00
R. Simão Álvares, 714 - V.Madalena - Tel 3813-6196
 
Sábado ( todos )
Tango B´Aires - La Tradicional Milonga de los Sábados
Organização : Omar Forte e Stella Bello - Das 22h00 às 03h00
R. Amãncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646
 
Sábado ( 18/07 )
Dançata -  Milonga "Los Otros"
Organização : Alcione Barros e Ronaldo Bolaño - Das 22h00 às 03h00
R. Joaquim Floriano, 1.063 - tel 3078-1804
 
Sábado ( 25/07 )
Confraria do Tango promove Milonga no Costão do Santinho/Floripa
Divulgando o Tango, com show de pista e telão com imagens dos eventos
anteriores.. 
 
Domingo ( 05/07 ) 
Prática de Baile .... Tango 
Clube Piratininga (5o. And)
Organização : Ricardo Liendo - Das 18h00  às  22h00
R. Alameda Barros, 376 - Higienópolis - tel 3662.2946
 
Domingo ( todos)
Dançata -  Milonga "Tanghetto" 
Organização : Alcione Barros e Moacir Castilho - Das 20h30  a 01h00
R. Joaquim Floriano, 1.063 - tel 3078-1804 / 3289-8502
 
Domingo ( todos)
Tango na Rua - Visando a popularização do Tango..
Como em Buenos Aires e nas grandes capitais dos USA e Europa !!!
Organização : Jairo Braz e Virginia Holl  - tel 5052-9474 / 9603-1144
Das 17h00 às 20h00 - Aberto a todos  /  sem custo
Pr.Gen.Gentil Falcão / Av.Eng.Luiz Carlos Berrini, l.000 / Brooklin Novo
 
Domingo ( todos)
Milonga Porteña
Organização : Wagner Rodrigues - Das 20h00 às 24h00
Av. Marechal Rondon, 1960 - Chapadão - Campinas - Tel 019 3241.0937
 
 
EM AGOSTO : VI MILONGA DE GALA - 15/08 - Club Homs
Comemorando os 15 anos do Jornal Dance
Música do vivo com : Sexteto Milonguero - Buenos Aires / Argentina
Show de pista .... Reserve seu convite.