segunda-feira, 9 de março de 2009

São Paulo: Que Amores São Esses? - Debates sobre as relações entre literatura, sexualidade e teatro


Canal Aberto - Aurea Karpor
aurea@canalaberto.com.br

e s c r e v e u


Que Amores São Esses?




Debates sobre as relações entre literatura, sexualidade e teatro

A partir do dia 10 de Março de 2008, às 20h30, o Núcleo Cênico ProjetoBaZar, em parceria com o Casarão do Belvedere (Rua Pedroso, 267),  promove “Que amores São Esses?” – uma série de três encontros (dias 10, 17 e 24 de março) para discutir as relações entreLiteratura, Sexualidade e Teatro. Os encontros fazem parte do projeto/espetáculo SEXOVERBAL, em que o grupo pesquisou por dois anos formas de teatralizar questões sobre sexualidade levantadas por autores da literatura brasileira. O espetáculo resultado da pesquisa estreou em Dezembro de 2008 e segue em cartaz até 25 de Abril de 2009.

PROGRAMAÇÃO:

10 de Março: Sexualidade em cena.

Ferdinando Martins e Carmem Gomide

.A censura à sexualidade no teatro paulista, de 1930 a 1970. Ainda hoje existe a censura moral?

.A experiência de Carmem Gomide da montagem do espetáculo de Dança “Corpo Erótico”.

17 de Março: Sexualidade e Literatura

Marcus Aurélius Pimenta, Marcelino Freire e Rodrigo Levino

Como a literatura nacional trata das questões da sexualidade nos diferentes períodos históricos? Quais autores trabalharam com isso? Como é escrever tendo como tema a sexualidade hoje?

24 de Março: Literatura e Teatro

Berenice Raulino, Zernesto Pessoa, Carlos Canhameiro e Paulo Maeda

De que maneiras a literatura pode ser transformada em cena? Adaptação e Teatralização, qual a diferença? Como se deram as adaptações ou teatralizações da literarura, em espetáculos da Cia do Feijão e da Cia Les Commediens Tropicales?  

Breve perfil dos participantes:

Ferdinando Martins

Jornalista, sociólogo e produtor cultural. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordenador de Gestão da Informação do Arquivo Miroel Silveira. Realiza a pesquisa de pós-doutorado Corpo, Comunicação e Censura: Um Estudo a partir do Arquivo Miroel Silveira, sobre a censura à sexualidade no teatro paulista, de 1930 a 1970. Crítico de teatro do site Aplauso Brasil/iG e da Revista Cartaz (Editora Empreendedor). Professor de Dramaturgia no Projeto Bixigão, do Teatro Oficina. Co-fundador da Rede Brasileira de Comunicadores GLS. Colaborador de sites, revistas e jornais nas áreas de cultura e sexualidade.

 

Carmem Gomide

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora em dança contemporânea e performance art. Autora das obras: Terra Estranha, La Danaide, Corpo Jubiloso: Carne Selvagem, Adiamento, entre outras. Como coreógrafa participou do projeto O Feminino na dança, no Centro Cultural São Paulo, como convidada das Bienais do Sesc Santos de 2000 e 2002, de projetos de fomento à dança em parceria com a Cultura Inglesa, Instituto Goethe, Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos e Festival de Inverno de Ouro Preto . Em 2001, ganhou o Prêmio Encena Brasil, da Funarte, pelo projeto 8 Dogmas Novas Dobras, juntamente com o núcleo Tandanz, com a coreografia Adiamento,sob a direção de Renato Cohen. Estreou (re)volta em setembro de 2006, trabalho de pesquisa em dança e performance, sob a direção da atriz e coreógrafa Mariana Muniz, na Galeria Olido em SP e recebeu os prêmios Klauss Vianna e Caravana Funarte Petrobrás de Circulação Nacional, ambos pela Funarte. Além disto, foi agraciada com o prêmio para criação de espetáculo novo pelo 11o Festival Cultura Inglesa, “Corpo Erótico”, apresentado em maio de 2007.

 

Rodrigo Levino

Rodrigo Levino, escritor potiguar, lançou em 2006 o livro “Aos pedaços”, uma coletânea de contos curtos, com prefácio de Nando Reis e apresentação de Rita Apoena.

Escreve para as revistas Piauí e Playboy e mantém uma coluna diária n’O Jornal de Hoje, em Natal/RN, sobre discos, filmes e livros.

 

Marcus Aurélius Pimenta

Jornalista, escritor, co-autor em parceria com José Roberto Torero dos livros “Terra Papagalli”, “Os vermes”, “Santos”, “Futebol é bom pra cachorro”, “Nonô descobre o espelho”, “Nuno descobre o paraíso” e “Naná descobre os deuses” (os dois últimos, assim como “Terra Papagalli”, premiados pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE). Assina o roteiro do longa-metragem “Família vende tudo”, juntamente com Alain Fresnot. Como roteirista, trabalhos em séries das redes de televisão Globo, SBT, Futura, Discovery Kids e Canal Brasil. Atualmente presta serviços para a Rede Record.

 

Marcelino Freire

Nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É autor, entre outros, dos livros de contos "BaléRalé" (Ateliê Editorial, 2003), "Contos Negreiros" (Record - Vencedor do Prêmio Jabuti 2006) e "RASIF - Mar que Arrebenta" (Record, 2008). Em 2004, idealizou e organizou a antologia "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século" (Ateliê). É o criador da BALADA LITERÁRIA, que reúne anualmente, no bairro da Vila Madalena, mais de cem escritores, nacionais e internacionais. Para saber mais sobre autor e obra, acesse: www.eraodito.blogspot.com

Berenice Raulino

É pesquisadora e professora de teatro no Instituto de Artes da Unesp no qual organizou o ciclo Teatro Paulista Contemporâneo e o evento Teatro de Grupo de Teatro.  É autora do livro Ruggero Jacobbi - presença italiana no teatro brasileiro e tradutora do livro O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. Atualmente desenvolve pesquisa  sobre a narrativa no teatro e coordena o Programa de Pós-graduação em Artes daquele instituto.

 

Zernesto Pessoa

Ator, dramaturgo, iluminador e co-diretor da Companhia do Feijão.

Carlos Canhameiro

Ator, dramaturgo e diretor. Formado em Artes Cênicas pela Unicamp, onde desenvolve mestrado na área de Arte e Mediação com orientação de Marcio Aurelio. Estudou dramaturgia com Sérgio de Carvalho e Luis Alberto de Abreu. Escreveu as peças: Ensaio sobre a História do Diabo, dirigida por Bia Szvat. Ensaio Sobre a Queda, leitura dirigida por Marcelo Lazzaratto. Stirkoff, dirigida por Carlos Canhameiro (Vencedora do prêmio Melhor Texto no 9º Festival de Curta Teatro de Sorocaba). A Vida Como Ela [Não] É!, dirigida por Carlos Canhameiro.

Como ator, participou dos espetáculos: CHALAÇA a peça, encenado por Marcio Aurelio (indicado a Prêmio Qualidade Brasil 2006 – Melhor Ator Comédia). Errantes, dirigido por Ana Roxo. Galvez Imperador do Acre, encenado por Marcio Aurelio. Feche os olhos e voe ou guerra brava 5, dirigido por Tilmann Koehler. Terror e Miséria no III Reich, encenado por Marcelo Lazzaratto. E dos curtas-metragens: Amor em Óleo e A Cena Perfeita, ambos como ator.

 

Paulo Maeda

Ator, diretor e dramaturgo, formado pela Universidade Estadual Paulista em Educação Artística com Habilitação em Arte Cênicas. Fundador e ator da jovem Cia. Bruta de Arte e fundador e diretor do jovem Grupo Sacranau dos Loucos.

 

Núcleo Cênico ProjetoBaZar

O ProjetoBaZar surgiu em 2001 com uma proposta de produzir eventos culturais e desenvolver seu próprio núcleo de pesquisa teatral. A pesquisa inicial era sobre o livro de José Roberto Torero Xadrez, Truco e outras Guerras, que aborda o pecado da ira e é livremente inspirado na Guerra do Paraguai. Em 2006, após cinco anos de pesquisa, adaptação, ensaios abertos, o espetáculo IRA estreou, cumprindo temporada nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Em 2007 retornou temporada em São Paulo a convite do Teatro Aliança Francesa.

SERVIÇO:

Que Amores São Esses

Encontros sobre as relações entre literatura, sexualidade e teatro.

 

De 10 a 24 de Março

Terças às 20h30

Entrada Franca

Retirar ingresso com uma hora de antecedência.

Local: Casarão do Belvedere

Rua Pedroso, 267. Metrô São Joaquim. Tel: 3266 5272

 

Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br



CPT: INFORME nº 17/ 2009


 COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

E s c r e v e U


LISTA DE INSCRITOS NOS PRÊMIOS MYRIAM MUNIZ E KLAUSS VIANNA

Está disponível no site da Funarte, a relação dos 1.553 projetos – 1.215 de teatro e 338 de dança – inscritos no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2008. A seleção final será em março. Mais informações: Centro de Artes Cênicas (Ceacen / Funarte) - (21) 2279-8012 / (21) 2279-8013 /ceacen@funarte.gov.br



I SEMINÁRIO NACIONAL DE DANÇA E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO - PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Em março, no Recife, o Acupe Grupo de Dança organiza o I Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco – Faces e Interfaces. Dentro da programação, de 9 a 13 de março, serão oferecidos quatro palestras, uma mesa-redonda e três cursos (estes, com 25 vagas cada), totalmente gratuitos, com profissionais de São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e Pernambuco. As inscrições irão até 7 de março. É necessário o envio de um breve currículo (com carta de intenção para os cursos) e preenchimento da ficha de inscrição disponível no site. As palestras terão temáticas independentes, ou seja, por dia serão discutidos e debatidos diferentes assuntos, o que implica nos certificados serem por dia de participação. Inscrições e informações: www.acupegrupodedanca.com.br.



OFICINAS GRATUITAS

1. Dando continuidade ao processo de dinamização do Espaço OMSTRAB - Ciclo de Atividades, Oficinas e Palestras realizadas em 2008, o Núcleo, contemplado neste ano pelo 5° Edital do Programa de Fomento à Dança, da Prefeitura da Cidade de São Paulo/SMC, abre inscrições gratuitas para o Ciclo de Oficinas 2009, que acontecerá entre os dias 17/3 e 3/4. O Ciclo de Oficinas, destinado a profissionais de dança, será ministrado pelos integrantes do Núcleo OMSTRAB e terá duração total de três semanas.As inscrições devem ser feitas através de envio de breve currículo na área e carta de intenção p/ infomstrab@gmail.com até 9 de março. Os pré-selecionados serão informados por e-mail até 11/3, para entrevista e aula aberta (dia 13/3, das 14h às 17h). Serão oferecidas 15 vagas. Clique aqui para mais informações. Local: Espaço OMSTRAB (entre as estações Sumaré e Vila Madalena do Metrô). 

2. 
A Coordenação Regional da Funarte São Paulo inicia, a partir de março, uma série de oficinas gratuitas com, aproximadamente, uma semana de duração cada, além de um seminário de dramaturgia com duração de cinco meses. As oficinas e o seminário serão ministrados por renomados profissionais da área de artes cênicas, abrangendo linguagens de dança contemporânea, teatro e dramaturgia. Clique aqui e acesse a Programação de Oficinas e o Seminário da Funarte SP. A primeira oficina ("Dramaturgias do Quotidiano") e o Seminário de Dramaturgia do Arena já têm dias e horários definidos, as demais ainda não. As datas das inscrições serão definidas e divulgadas, oportunamente, pela Funarte. 

3. Em 21/3 terá início o projeto 
O TAO DA COISA, sob coordenação de Ed Anderson Mascarenhas, no Sesc-Pompéia. A programação está dividida nos módulos teatro, fotografia, dança, literatura, filosofia, entre outros. A atividade é gratuita e será desenvolvida aos sábados, das 9h30 às 12h30. As inscrições vão até 8 de março, e as vagas são limitadas. Local - Oficinas de Criatividade. Informações: (11) 3871-7778. 

4. OPOVOEMPÉ realizará um ciclo de palestras gratuitas do processo "Aqui Dentro Aqui Fora", contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. As vagas são limitadas e as palestras têm início às 20h. Os interessados devem enviar um e-mail para 
opovoempe@gmail.com. Local: Casa das Caldeiras - Av Francisco Matarazzo, 2000. Próximo ao metrô Barra Funda. Informações: www.opovoempe.org
Segue abaixo o cronograma:
9/3: palestra com Maria Rita Kehl, doutora em psicanálise pelo Departamento de Psicologia Clínica da PUC de São Paulo.
23/3: palestra com Peter Pál Pelbart, filósofo e ensaísta. Nasceu em Budapest, estudou em Paris e vive em São Paulo, onde é professor titular de filosofia na PUC-SP.
30/3: palestra com Massimo Canevacci, prof. em Antropologia Cultural do departamento de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade La Sapienza de Roma.

5. 
O Coletivo PIU (Pequenas Intervenções Urbanas), contemplado com o Prêmio “Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura” oferece oficina gratuita a interessados em discutir e atuar na cidade de São Paulo por meio de ações de performance e intervenção urbana. Será desenvolvido o estudo teórico da arte performática, com a criação e realização de performances que gerem reflexão sobre a cidade contemporânea. A oficina terá a duração de três meses - de 24/3 a 26/5 - e os encontros acontecerão todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h. No Ponto de Cultura da UMES, sede do Grupo Forte Casa Teatro (R. Rui Barbosa, 323, Bixiga - acesso Metrô Brigadeiro ou São Joaquim). Público-alvo: estudantes maiores de 14 anos e interessados em geral. Inscrição através do e-mail: emaildopiu@gmail.com, contento dados pessoais (nome completo, idade, instituição de ensino, telefone, e-mail) e contando um pouco de porque você tem interesse em participar. Mais informações, acessehttp://pipipiu.blogspot.com/As inscrições vão até dia 20 de março.

6. Os grupos The Pambazos Bros, Circo Delírio e a Casa Tainã - Pontão de Cultura Fábrica de Música iniciam a programação do projeto "Grande Circo Aberto" neste sábado, dia 7 de março, às 18h, na sede da Casa Tainã, na Vl. Castelo Branco, até 30 de maio. O projeto oferecerá três meses de atividades gratuitas tais como: apresentações de espetáculos de circo, teatro e música; oficinas de malabarismo e manipulação de objetos, acrobacia de solo e criação de números cômicos; além da criação de um espetáculo multidisciplinar que unirá as técnicas aplicadas nas oficinas com as atividades já desenvolvidas pela Casa Tainã, finalizando a temporada com uma festa cênica com circo, maracatu, tambores de aço e muito humor. Local: R. Inhambu, 645, Praça dos Trabalhadores Castelo Branco - Campinas/SP. Informações e inscrições: (19) 3228-2993 ou 
taina@taina.org.brClique aqui e obtenha a programação. 



DIVULGADO EDITAL PRÓ-CULTURA CAPES/MINC

Até 31 de março estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura que irá conceder 48 bolsas de ensino para estudantes de mestrado (stricto sensu) e para pesquisas na área cultural. O Edital nº 7/2008 - Capes/MinC - faz parte do programa que é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e a Capes. Ele visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1.200,00, cada uma. As inscrições deverão ser feitas por meio de instituições de ensino superior. A divulgação dos selecionados será realizada a partir de abril de 2009. Clique aqui e conheça o edital. Informações: (61) 2104-8944 ou cii@capes.gov.br.



CONVOCATÓRIA PARA PROJETOS CULTURAIS COM RESIDÊNCIA NA ESPANHA

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo informa que a “Nau Côclea de Camallera” abre uma convocatória internacional dirigida a criadores que queiram estabelecer residência para realizar um trabalho de pesquisa em 2009. A residência Côclea acolhe projetos em artes visuais, performance, teatro, música, escrita, e as intervenções no espaço público. A residência não contempla, nem descarta produção de projetos de pesquisa nem da sua exposição. Para artistas, as residências incluem alojamento (no máximo quatro pessoas) e espaço para o trabalho de um mínimo de sete para um máximo de 90 dias. Alguns recursos da Nau (câmaras de vídeo de alta definição, equipamentos de som, etc) podem ser utilizados. O pessoal da Côclea ajudará os artistas a fazerem os contatos necessários com a população local e com os fornecedores de materiais e serviços relacionados com a sua investigação. Eles irão também ajudar criadores a encontrar recursos para a produção de exposição futura do seu trabalho. As candidaturas podem ser apresentadas durante todo o ano. Datas de resolução: 30/3 e 30/8. Os interessados devem enviar um e-mail para info@naucoclea.com com a seguinte documentação: 
- dados de contato do responsável do projeto, número de participantes, datas para a qual está a aplicar para residência, com alternativas, se houver, e espaços necessários (alojamento e sala de trabalho, externo); 
- uma carta de intenções e um texto claro no qual o artista se comprometa, se for eleito, a realizar a residência nos prazos solicitados; 
- uma descrição do projeto (máximo três páginas) e um breve currículo (máximo de duas folhas). 

Mais informações: AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – R. Martinico Prado, 474, Higienópolis. Tel: (11) 3822-2627.



Porto Alegre-RS: Sandeep Bodhanker - Music of Joy 2009


h a g a h

e s c r e v e u


Sandeep Bodhanker - Music of Joy 2009



O bailarino e músico indiano Sandeep Bodhanker traz a Porto Alegre a turnê Music of Joy 2009, cujo objetivo é divulgar a cultura e arte indiana no mundo ocidental.

Ele se apresenta acompanhado da bailarina Ana Paiva, e dos músicos russos Svetlana Vladimirovna e Andrey Mikhaylov, com entrada franca ao público. Na apresentação, o mestre canta e em seguida apresenta coreografias de seu repertório.

O evento, realizado pela Sahajayoga com apoio entre outros da coordenação de dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre , abre o projeto Quartas em Dança , extensão do já consagrado Dança de Domingo.

Bailarino de dança indiana clássica que iniciou seu estudos aos três anos de idade, Sandeep Bodhanker é também cantor e atua na produção de CDs para dança Kuchipudi, ajudando a manter vivas músicas de antigas tradições para as novas gerações. Ele é PhD no estilo Kuchipudi Nrityam e Bacharel em Bharatanatyam. Além disso, é certificado em Canto e Música Carnática pela Universidade SPSR Telugu.

Andrey Mikhaylov leciona tabla, pakhawaj e dholak (instrumentos indianos) em Moscou e Kolomna, desde 2005. Estudou na Academia Internacional de Música e Cultura Indiana (1998 a 2006), em Tolliate – Rússia, no Centro de Cultura Indiana Diwararlala Neru (2006 a 2007) e na Academia Internacional de Música e Cultura Indiana (2007 à 2008), em Nagpur – Índia.

Svetlana Vladimirovna é pianista formada pela Universidade de São Petesburgo (Rússia) e especializada em música clássica indiana pela Academia PKS Salve Prathistan, de Toliathi, Rússia.



Bailarino

Sandeep Bodhanker


Teatro Renascença

Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Avenida Érico Veríssimo, 307
Menino Deus - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8066

(51) 3289-8067


Horário(s):

11/03/2009 - Quarta, às 20h




saiba mais

infodansa 04-03-2009


São Paulo: Encontro de música e dança


Ricardo Neves
improvisoricardo@yahoo.com.br
escreveu


entrada franca

dias 3, 10, 17, 24 e 31/3 - terças


às 12h
Encontro de dança e música - Jam de dança 

dançarinos coreógrafos participantes: Alex Ratton e Ricardo Neves - música: Banda Balacabala

Fruto do projeto Jam de dança, que aconteceu durante o ano de 2008, a proposta central do Encontro de dança e música é reunir artistas do corpo (coreógrafos, performers e dançarinos) e músicos de diferentes vertentes, para experimentar, em tempo real, a criação em dança. Sempre tendo os artistas participantes como mediadores e coordenadores, o público poderá entrar em cena e contribuir com seu material corporal: dançando, tocando um instrumento, cantando ou interpretando. A novidade do projeto em 2009 é que na última terça-feira de cada mês será apresentado o resultado do encontro desenvolvido com o grupo participante ao longo do período.

(60min, livre)

Entrada franca (não há necessidade de retirar ingressos)
terças, às 12h
Sala Adoniran Barbosa (300 lugares)



São Paulo: CIA SUSPENSA


SESC Pinheiros 


CIA SUSPENSA



Dia(s) 11/03, 12/03 

Quarta e Quinta, 21h.


Estréia do espetáculo “De Peixes e Pássaros” da Cia Suspensa, que pesquisa a dramaturgia do movimento. A encenação é tecida nas relações entre imagem e poesia construídas a partir das memórias que convergem suas intensidades nos quadros do pintor Marc Chagall. Os personagens habitam extenções indefinidas pela inversão do céu e da terra, que metamorfoseam-se em pássaros, peixes, touros, configurando universos simbólicos de humor e melancolia, fuga e leveza.


Direção e dramaturgia: Tarcísio Ramos Homem.

Criação e execução: Lourenço Marques, Patrícia Manata, Tana Guimarães. Texto: Rodrigo Naves.

Duração: 50 minutos.

Teatro Paulo Autran.

Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.

Ingressos à venda pelo sistema INGRESSOSESC, a partir de 26/02.


Não recomendado para menores de 10 anos


R$ 15,00

[inteira]

R$ 7,50

[usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]

R$ 3,50

[trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]




saiba mais 

SESC   



AUDIÇÃO ballet de londrina


e s c r e v e u




clique nas
imagens
para amplia-las


Audição Cia. Ballet de Londrina

Para BAILARINO profissional
1 Vaga Masculina


DIA 14 DE MARÇO DE 2009
Início dos trabalhos dia 23 de março de 2009
Salário: R$ 1.329, 69


REQUISITOS
- Ser maior de 16 anos
- Possuir DRT
- Ballet Clássico e Contemporâneo


INSCRIÇÃO POR EMAIL
balletdelondrina@funcart.art.br - Assunto: AUDIÇÃO
Nome:
Idade:
Cidade/Estado:
Telefone:
Email:
- Currículo
- Foto de Corpo (que seja visível)
Assim que o email for recebido você receberá a resposta de ENTREGA do mesmo.


PROCESSO SELETIVO
Fase 1 - Currículo 
Do Currículo será avaliado o perfil histórico do profissional a partir do material enviado. Os pré-selecionados serão comunicados por e-mail ou telefone.


Fase 2 - Prática 
1ª Parte - AULA
Aquecimento e Aula de Ballet Clássico
2ª Parte - REPERTÓRIO
Trechos do Repertório da Cia


O resultado final será divulgado no mesmo dia.

Os candidatos deverão comparecer para os testes com os seguintes documentos:
RG, CPF, Carteira Profissional, DRT


Sede da Cia.
Rua Senador Souza Naves, 2380
Jd. Petrópolis
Londrina - Paraná | CEP: 86015-430
Tel.: (43)3342-2362 / 3342-2705
balletdelondrina@funcart.art.br
www.funcart.art.br/balletdelondrina.htm