segunda-feira, 27 de abril de 2009

São Paulo: OFICINA DE CRIAÇÃO CORPORAL PARA VIDEO-DANÇA


andrea pita 
escreveu

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

ATIVIDADE GRATUITA

INSCRIÇÕES ABERTAS

OFICINA DE CRIAÇÃO CORPORAL PARA VIDEO-DANÇA

“CARTA-MÚNDI”

- 20 vagas (S)


De uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas”

(Italo Calvino, em “Cidades Invisíveis”)


Coordenação: Andrea Pita e Otávio Pacheco

Público alvo: Bailarinos, Atores e Interessados com Conhecimento Intermediário em Dança.

Período: 9/5 a 11/7 – quartas-feiras - 19h30 às 21h30 e sábados - 14h às 18h

Seleção: currículo e carta de interesse

Inscrições até 5/5, peça uma ficha de inscrição no oficina.oswald@terra.com.br, preencha com interesse em Oficina de Video-Dança Carta-Múndi e mande de volta, com currículo e carta de interesse.

O curso visa a produção de um video-dança, gênero audiovisual em desenvolvimento e criado a partir de diferentes processos como por exemplo o movimento para a câmera, a câmera-performer e a edição como coreografia final.

O vídeo será construído a partir de um processo criativo de interação entre dança, performance, intervenção urbana e vídeo, tomando como mote/inspiração a obra “Cidades Invisíveis” de Italo Calvino.


Andrea Pita é graduada em Artes Cênicas pela Unicamp e mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás. Sua dissertação de mestrado abordou processo de criação em videoperformance a partir do cruzamento das linguagens da dança, teatro, performance e vídeo. Com o solo multimídia “(BOD)-Y-STERIA”, participou do Riocenacontemporânea 2007. Foi professora no curso de Artes Cênicas da UFG, onde ministrou disciplinas como Artes do Corpo, Interpretação e Oficina do Espetáculo. Tem pesquisa voltada para Performance Studies e Vídeo-Dança

Otávio Pacheco é graduado em cinema pela FAAP e atua como diretor, roteirista e montador. Fez oficinas de cinema com Abbas Kiarostami, Pablo Trapero, entre outros. Dentre suas últimas realizações, destaca-se o videoclipe “Noise James!” - da banda cuiabana Macaco Bong – indicado como videoclipe favorito do ano na MTV Brasil, participando de diversos festivais pelo Brasil e mundo, como Prêmio ABC, Festival CineVitória, BH,etc. Destacam-se também seus trabalhos experimentais de cinema, com utilização de métodos e equipamentos incomuns assim como de formatos audiovisuais alternativos como celular, internet e exibição com interferência ao vivo.


saiba mais
infodansa 27-03-2009


São Paulo: SPA DO MOVIMENTO IVALDO BERTAZZO


formacao
formacao@ivaldobertazzo.com.br

escreveu


SPA DO MOVIMENTO COM IVALDO BERTAZZO FOI MARCADO!

DE 18 A 22 DE MAIO, DAS 8h30 AS 11h30

RESERVE JÁ A SUA VAGA RESPONDENDO ESTE E-MAIL OU PELO TELEFONE 11 3294 1755

Spa do Movimento é um trabalho intensivo de 3 horas durante 5 dias seguidos, ministrado por Ivaldo Bertazzo. Uma dinâmica com o objetivo de proporcionar aos participantes uma série de transformações corporais através de exercícios, inalação, escovação e alongamento.

NÃO FIQUE FORA DESTA, AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

PATRICIA E FABIANA

Patricia Urbano
Formação no Método Bertazzo
Escola do Movimento-Método Bertazzo
Rua Cotoxó, 1 - Pompéia
+ 55 11 3294-1755 
+ 55 11 8244-8305



Curitiba-PR: Dia Internacional da Dança


hagah  
escreveu 

Dia Internacional da Dança em Curitiba


O 29 de abril é o Dia Internacional da Dança, criado pela UNESCO, em 1982. Dia para reflexão nacional sobre os espaços que essa área tem ocupado e sobre aqueles ainda inexistentes e necessários para o seu desenvolvimento.

O Fórum de Dança de Curitiba organizou uma programação que se estende ao longo das 24 horas do dia 29 de abril, com diferentes ações na capital paranaense (veja programação abaixo). 

Artistas, professores, estudantes, pesquisadores, ativistas, militantes, trabalhadores da dança estão  para uma ação conjunta nacional que sinalize e potencialize os esforços nossos de cada dia e que reflita sobre esses espaços, a partir da realidade local de cada cidade e estado.

Sobre o Fórum de Dança de Curitiba
O Fórum é a reunião de grupos, coletivos e artistas, que se encontram para refletir sobre a produção da Dança atual. Nasceu de inquietações de pesquisadores interessados em relacionar conhecimentos gerados dentro da área, com o ambiente da cidade.

Em sua articulação com Curitiba envolve parceiros como o corpo docente e discente da Faculdade de Artes do Paraná, a Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento e a Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba. Realiza desde 2005, ano de sua fundação, inúmeros encontros. Seus debates e reflexões estão registrados em anais produzidos em co-parceria com a Fundação Araucária.

Programação para o Dia Internacional da Dança
00h01 - Abertura do evento
Local:
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
Dinâmica coletiva para discutir sobre os espaços da dança, com a participação de grupos, companhias, artistas, estudantes e do público em geral.

10h – Debate: Políticas públicas para a Dança: do Paraná a articulações possíveis com outras instâncias
Local:
Auditório da Faculdade de Artes do Paraná
Convidados: Glauber Piva, sociólogo e ex-Secretário de Cultura da cidade de Votorantim/SP; e um representante do Centro Cultural Teatro Guaíra.

15h - Aula Vox, online, para discutir nacionalmente sobre representatividade na dança e sobre políticas públicas para a área, nas instâncias municipal, estadual e federal 
Site:
http://www.aulavox.com/
(Recomendações para acesso à discussão virtual: entrar no site acima / procurar e clicar no tema Dia Internacional da Dança e se cadastrar antecipadamente para receber uma senha para participar)

18h - Apresentação de grupos e/ou outras dinâmicas em locais públicos por todo Brasil. Em Curitiba a ação será na R. XV de Novembro, na Boca Maldita, com debates sobre atuação, posicionamento e mobilização

20 h - DebatePapo Sesc
Local:
Sesc Água Verde
O evento acontece desde 2008, e envolve reflexões sobre temas relacionados à dança.

No dia 29, haverá a apresentação da peça Cuidado, Frágil!, de Juliana Adur, seguida de posterior debate com a artista Gladis Tridapalli. A iniciativa é uma forma de aproximar o público da dança contemporânea.



Casa Hoffmann

Rua Doutor Claudino dos Santos, 58
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3321-3228

(41) 3321-3232


Horário(s): 

29/04/2009 

Quarta, a partir da 0h 


Preço(s): 

GRÁTIS 


saiba mais


São Paulo: Pré-determinação e adaptabilidade : Lecture demonstration




Dias 30/04 e 01/05 – quinta e sexta, 20h
Pré-determinação e adaptabilidade
(O corpo em questão no Grupo Cena 11)
Lecture demonstration


Durante 80 minutos, os bailarinos do Grupo Cena 11, junto ao coreógrafo Alejandro Ahmed e convidados, constroem as cenas com uma complementação multimídia e o objetivo de esclarecer sua proposta de dança como estratégia cognitiva.



saiba mais
infodansa 03-04-2009


Belo Horizonte-MG: SeráQ. Cia de Dança apresenta " Esquiz "


 Franciane de Paula 
 escreveu 

Caros amigos,
Venho convidá-los para o espetáculo da SeráQ. Cia de Dança:

*"Esquiz"*
SeráQ. Cia de Dança com participação de Sérgio Pererê
Local: *Centro Cultural da UFMG (Belo Horizonte)*
Dia: *29/04 *(Dia Internacional da Dança)* *
Horário: *19:00*

--
Franciane de Paula


São Paulo: Samba no Pé - Aula Aberta



escreveu 





Rua Albuquerque Lins, 211a - Santa Cecília - SP - Metrô Marechal Deodoro - 11.2843.8867
© 2009 Grife do Corpo


Fortaleza-CE: mova-se


Dragão do Mar

Dia 29 Quarta
20h Mova-se – Acesso livre – Em frente ao Teatro

Dia 30 Quinta
20h Mova-se – Acesso livre – Em frente ao Teatro


Dia D da Dança
MOVA-SE
Primeira mostra de trabalhos coreografados pelos alunos da II Turma do Curso Técnico em Dança realizado em parceria pelo IACC, SENAC e SECULT. O evento itinerante inicia em frente ao Teatro e ocupa vários espaços do Dragão do Mar. O evento marca a comemoração do Dia Internacional da Dança.
Dias 29 e 30, às 20h, em frente ao Teatro. Acesso livre



Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
Fortaleza - Ceará - Brasil

PROGRAMAÇÃO: