sábado, 30 de maio de 2009

Salvador-BA: Compagnie Georges Momboye


D e l l ' A r t e 
S o l u ç õ e s C u l t u r a i s  

i n f o r m a    



Compagnie Georges Momboye
Cidade: Salvador
Local: 
Teatro Castro Alves
Data: 
07/2009

Ingressos: 
Teatro castro Alves: 71.3117.4899 
SAC Shopping Barra - 3264.5955 
SAC Shopping Iguatemi - 71.3450.5922 


Companhia de Dança Georges Momboye coloca a África no centro da criação contemporânea. A paixão pela dança e sua cultura abrangente fizeram com que a companhia seduzisse platéias do mundo inteiro pela força, paixão e criatividade. Segundo o próprio Momboye “ a danca é expressão e escrita, criação e memória.”

Com criações apoiadas por importantes entidades internacionais (como a Unesco), a Companhia de Dança Georges Momboyeapresentou-se desde a sua fundação nos mais importantes teatros e festivais do mundo, saudada pela crítica especializada como uma das mais criativas companhias da atualidade. 

As coreografias de Georges Momboye são de tal força que impressionam, e levam as platéias ao delirio pela beleza estética, ritmos absolutamente inusitados e cantos cheios de júbilo. Uma autêntica mistura de linguagens teatrais de um continente tão distante e único.


Datas Salvador:
Quarta-feira - 01/07




s a i b a m a i s  
i n f o d a n s a 27-05-2009 n o t í c i a   
i n f o d a n s a 27-05-2009 f o t o & v i d e o    


INFOATIVO DEFNET 4227: Saúde Mental - LANÇAMENTO OFICIAL DO CONCURSO PRÊMIO CULTURAL LOUCOS PELA DIVERSIDADE 2009 - EDIÇÃO AUSTREGÉSILO CARRANO



e s c r e v e u 


InfoAtivo DefNet - nº 4227 - Ano 13 - MAIO de 2009
EDIÇÃO EXTRA

Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade (CREMESP 103282)

RETRANSMITE E SOLICITA DIFUSÃO NA INTERNET - CAMPINAS, SP - 20/05/09
Semana de Luta AntiManicomial&SaúdeMental


LANÇAMENTO OFICIAL DO CONCURSO PRÊMIO CULTURAL LOUCOS PELA 
DIVERSIDADE 2009 -
EDIÇÃO AUSTREGÉSILO CARRANO

MinC e Fiocruz lançam Prêmio Loucos pela Diversidade


Premiar iniciativas artísticas culturais inovadoras, com foco em fortalecer e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado por pessoas, grupos, organizações ou instituições envolvidas com aqueles que têm algum sofrimento psíquico, é o objetivo do primeiro Prêmio 'Louco pela Diversidade 2009 - edição Austregésilo Carrano'. O edital, que contemplará 55 trabalhos, é uma iniciativa da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador da Escola, Paulo Amarante. As inscrições vão até o dia 13 de julho.

O edital, lançado no dia 20 de maio pelo Ministério da Cultura e pela Fiocruz homenageia nesta primeira ediçãoAustregésilo Carrano, um escritor brasileiro, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial e autor do livro 'Canto dos Malditos' em que narra sua experiência nos hospitais psiquiátricos e denuncia os absurdos cometidos diariamente nessas instituições. O livro deu origem ao filme 'Bicho de Sete Cabeças'. 

Paulo Amarante explica que o edital entregará 55 prêmios entre individuais e coletivos, totalizando o valor de 675 mil reais, por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal. "Esse projeto busca reconhecer iniciativas de artes produzidas por pessoas com algum tipo de sofrimento mental", destacou o pesquisador. O edital é uma das decorrências práticas mais importantes da 'Política Nacional Loucos pela Diversidade', criada a partir do seminário realizado na ENSP, em agosto de 2007, com a participação do então ministro da Cultura, Gilberto Gil. 

O edital é dividido em quatro categorias: Iniciativas públicas; organização da sociedade civil; grupos autônomos; e pessoa física. Será adotado pelo edital o critério da regionalização, permitindo, assim, a premiação de todas as regiões brasileiras. Serão destinados cinco prêmios para a região Norte, cinco prêmios para a região Nordeste e cinco prêmios para a região Centro-Oeste, ao menos.

Para a escolha dos vencedores, será constituída uma comissão julgadora com artistas da área, e a perspectiva de Paulo Amarante é que a entrega do prêmio aconteça no dia 10 de outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, durante solenidade na Caixa Cultural, localizada no Centro do Rio de Janeiro.

A íntegra do edital, bem como as fichas de inscrição e modelo de autorização de veiculação da obra criada estão disponíveis nos arquivos em anexo (formato pdf). Todo o material deverá ser enviado para o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP/Fiocruz), responsável pelo concurso.

INFOATIVO DEFNET ELOGIA E PARABENIZA O LAPS E O MINC POR  MAIS ESTA INICIATIVA PELA DIGNIFICAÇÃO DAS PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS, POR SEU PAPEL NA  "MUN-DANÇA" DE CULTURA EM SAÚDE MENTAL, ABRINDO ATRAVÉS DAS ARTES SUA AFIRMAÇÃO DE CIDADANIA PLENA.


São Paulo: Microdanças : Grupo Gestus


Marcela Lima - Verbena Comunicação
marcela@verbena.com.br

e s c r e v e u





Funarte SP apresenta espetáculo de
dança, em junho, com o Grupo Gestus

Grupo Gestus, de Araraquara (SP), apresenta entre os dias 1º a 4 de junho (segunda a quinta-feira) o espetáculo Microdanças que se desfazem ou episódios que não se repetem, na Sala Carlos Miranda da Funarte São Paulo, às 20 horas. A montagem é um amplo projeto e, nesta temporada na Funarte, compõe-se por duas apresentações de 40 minutos cada: Microdanças, concebida e criada por André Masseno (do Rio de Janeiro) que reúne oito breves coreografias, e Cortadores, de Mário Nascimento (mineiro de Belo Horizonte), inspirada nos cortadores de cana.

Segundo a diretora Gilsamara Moura, este projeto é um processo artístico em permanente transformação. “São criadores e colaboradores diferentes trabalhando com o mesmo tema: Arte Ativista. Cinco bailarinos convivem neste ambiente de criação, buscando pertencimento, cumplicidade, resistência, denúncia e inconformismo... Qual o nosso alimento?”, comenta.

Microdanças – de André Masseno (RJ) - Partindo do pensamento de que a identidade é uma construção em confronto entre o que se mostra e o que é observado, um espaço de reflexão se instaura por meio de microdanças: Resistência; Cygnus sppDefeito de FabricaçãoComandos em AçãoLição de Antropologia e Comandos em Ação Parte 2; Dança, Não; PlayGirl; e Você decide. O coreógrafo mostra as expectativas que brotam entre o performer e a platéia: o que se espera de um profissional de dança e o que acontece com o olhar do público quando as diversas identidades do corpo são potencializadas ao máximo e recontextualizadas? O corpo “cartão postal”, o corpólatra e o corpo propaganda, assim como outras identidades "outdoor", também surgem neste jogo cênico.

Cortadores – de Mário Nascimento (BH) – Esta coreografia se baseia no trabalho dos cortadores de cana com toda sua força, a luta pela sobrevivência e a exploração. Mostra como o corpo é fácil de controlar quando se torna submisso, dominado. Da "arte de cortar a cana“ há uma longa história a ser escrita – a história da força braçal, da sobrevivência, da superação. E outra versão, bem menos digna, a da exploração, do controle político e da dominação. A relação docilidade-utilidade é escancarada, mostrando que o homem quanto mais obediente, mais útil ele é, e vice versa.


Dança: Microdanças que se desfazem ou episódios que não se repetem

Coreografias: Microdanças e Cortadores

Com: Grupo Gestus

Direção: Gilsamara Moura

Concepção e criação: André Masseno (RJ) e Mário Nascimento (BH)

Intérpretes/criadores: Fábio Costa, Gilsamara Moura, Luzinete Silva, Rafael Otoni, Sabrina Kelly.

Assistente de direção: Kranya Díaz-Serrano

Figurinos: Vosso Reino Costumes

Trilha sonora: Grupo Gestus

Produção: Pablo Lozano

Bailarino estagiário: Pablo Lozano

Dias: 01, 02, 03 e 04 de junho – segunda a quinta – às 20 horas

Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda - www.funarte.gov.br

Al. Nothmann, 1.058, Campos Elíseos – São Paulo/SP

Tel: (11) 3662-5177 - Capacidade: 80 lugares – Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 10,00 (¹/2 entrada: R$ 5,00) - Bilheteria: 1h antes das sessões (aceita cheque e dinheiro) - Duração: 90 min (com intervalo de 10 min)

Ar condicionado e acesso universal.

 

Maiores Informações - Eliane Verbena

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br 







Pilobolus : O corpo como ferramenta ilusória


Notícia do Jornal : Estado de São Paulo 

Sexta-Feira, 29 de Maio de 2009  



O corpo como ferramenta ilusória

A companhia americana Pilobolus, que inspirou a criação do Momix, traz ao País um mix de coreografias de seu repertório

Livia Deodato


É notória a necessidade de se classificar e enquadrar qualquer ato, fato ou indício no mundo contemporâneo, seja em teses, na filosofia, em publicações ou discussões de botecos. A intenção, por mais honesta que seja, muitas vezes leva a equívocos, a conclusões apressadas e infundadas, sintetizando o que poderia render uma boa reflexão. A exigência de um título não dá trégua nem mesmo para aqueles que se aventuraram em áreas superficialmente ou jamais transitadas antes, como é o caso da Pilobolus Dance Theatre. Formada em 1971, a companhia americana já se acostumou com a adjetivação que ganha em cada palco que pisa, por onde quer que passe. O que não impede que os seus diretores tentem esclarecer o cerne do grupo quando se é concedida a oportunidade de uma entrevista.


"Focamos nosso interesse em combinar teatro, dança moderna e ginástica. Vale dizer que não somos atletas, inventamos movimentos que se assemelham aos da ginástica. Procuramos inventar o nosso próprio vocabulário. No entanto, uma vez que existe essa necessidade de classificação, podemos dizer que fazemos dança propriamente dita, já que utilizamos uma linguagem não-verbal em cima do palco", diz Michael Tracy, um dos três diretores artísticos, responsável pelo suporte criativo.


Após cerca de quatro anos, quase consecutivos, de visitas ao Brasil, a Pilobolus traz desta vez um compilado de cinco peças desenhadas desde a sua fundação - o que Tracy acredita que deve agradar a gregos e troianos. "Acredito que muitos brasileiros que já nos conhecem desejam assistir a alguns espetáculos pertencentes ao nosso repertório, enquanto para os que ainda não nos conhecem tudo é novidade e desperta interesse." Pseudopodia, de 1973, é a coreografia mais antiga que consta no programa da turnê brasileira, que já passou pelo Rio e por Brasília, e seguirá para Salvador (dia 3), Curitiba (5) e Porto Alegre (6 e 7), logo após este fim de semana em São Paulo.


Algumas mudanças na estrutura e na interpretação dos espetáculos foram inevitáveis com o decorrer do tempo. Pseudopodia, por exemplo, foi criada originalmente como solo e agora ganha vida tanto em corpos femininos, como em masculinos. "Cada um desses seis jovens e muito bem treinados bailarinos acrescenta um estilo muito particular às coreografias, além de exibirem formas de corpos completamente diferentes. Seria natural que, ao longo dos anos, as peças fossem sendo transformadas com a entrada de um novo integrante no elenco", afirma. "Já vi o mesmo espetáculo feito por diferentes bailarinos, que oscilaram entre o lírico e o teatral e o poético e esteticamente belo." O programa continua com Symbiosis (2001), Megawatt (2004), Rushes (2007) e Lanterna Mágica (2008).


A companhia, que inspirou a criação do Momix e prepara três novos espetáculos, previstos para estrear em julho em Nova York, raramente faz uso de objetos cenográficos. O que no início foi uma limitação financeira ("éramos uma companhia muito pobre, experimentávamos em frente do espelho") acabou se tornando sua marca registrada. "Nos próprios corpos criamos ilusão", sentencia Tracy. 



Serviço

Pilobolus Dance Theatre. Via Funchal (3.000 lug.)

Rua Funchal, 65, Vila Olímpia, 2198-7718

Amanhã, 21 h; dom., 20 h. R$ 40/R$ 150



s a i b a m a i s  

infodansa 21-04-2009   
infodansa 15-04-2009    


Porto Alegre-RS: Cultura Bovina


hagah

e s c r e v e u 


Cultura Bovina – 4º Festival Palco Giratório Sesc/Poa


Em Cultura Bovina, a Cia discute a exploração, poder e prazer a partir do animal que nada pode dizer em seu caminho único e unilateral do abate. É um espetáculo sobre a busca da identidade, a dramaturgia está apoiada no trabalho de pesquisa que a Cia tem feito desde 2000 e no ponto de interesse entre a afirmação da identidade da Cia e do Estado do Mato Grosso do Sul.

Sobre o grupo

A Ginga Cia. de Dança, de Campo Grande, foi criada em 1º de maio de 1986, inicialmente como Grupo Ginga. Seu objetivo inicial era dançar mais e livremente; sem a rigidez acadêmica; todos os estilos, como forma de divulgar a dança para o máximo de pessoas. Durante dez anos (1989 a 1999), participou regularmente dos principais festivais de dança do país. Por sua trajetória em festivais, recebeu mais de trinta prêmios, concorrendo com grupos e companhias de todo o Brasil. 

Sobre o evento

O Festival Palco Giratório Sesc/Poa em sua quarta edição leva aos palcos da capital gaúcha 44 espetáculos apresentados por 33 grupos de diferentes Estados. O diferencial deste ano é a diversidade de locais nos quais as peças serão apresentadas: teatros, parques, praças e espaços da periferia. Nomes como Sergio Britto e Luiz Carlos Vasconcelos são presenças de destaque no evento. Além disso, grupos renomados como o Teatro Sarcáustico (RS) e o Lume Teatro (SP) também fazem parte desta edição. 

O festival tem um viés formativo e por isso conta com uma série de ações voltadas para o desenvolvimento da produção local e para o intercâmbio de experiências entre profissionais da área, críticos e público, como oficinas, palestras e workshops.



Concepção

Chico Neller

Coreografia

Chico Neller

Direção

Gisela Dória

Elenco

Letícia Torales , Julio César Floriano, Julia Aissa, Gustavo Lorenzo e Nara Hortencia

Grupo

Ginga Cia. de Dança

Duração

60 minutos

Classificação

14 anos



Teatro de Câmara Túlio Piva - Secretaria Municipal de Cultura (SMEC)

Rua da República, 575
Cidade Baixa - Porto Alegre

Telefone(s):

(51) 3289-8093

(51) 3289-8094


Horário(s):  31/05/2009 - Domingo, às 20h

Preço(s): R$ 10

Onde comprar: Sesc Centro e no local do espetáculo, duas horas antes do início da sessão

Facilidade(s):

Descontos:

Classe artística (R$ 5), Comerciantes (R$ 7), Comerciários (R$ 5), Estudantes (R$ 5), Idosos (R$ 5)




 s a i b a m a i s
   hagah


São Paulo: Mundo do Tango :: Programação :: sábado 30.05


Adriana Reis 
e s c r e v e u


- sábado, 30 de maio


19:00 às 20:30 - "Gardel - O Musical de Tangos" - Rio de Janeiro - RJ
Quando: sáb, 30 de maio
Onde: Teatro Ipanema (mapa)
Descrição: "Gardel - O Musical de Tangos" A partir de 9 de maio de 2009 Todos os sábados, às 19 horas Teatro Ipanema – Rua Prudente de Morais, 824 Ipanema - Rio de Janeiro - RJ R$ 50,00 (inteira) meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 65 anos 90 minutos de duração 14 anos 260 lugares Convites pelos telefones: (21) 2556-7765 e (21) 9629-3072 Elenco: Ronaldo Dal'Bianco (no papel de Carlos Gardel), Ângela Valério, Alfredo Garcês, Lú Gondim, Sidnei Dominguez e elenco de mais 25 atores. Participação especial da cantora Carmen Pompeo e dos bailarinos de tango Bob Cunha y Aurya Pires Ficha técnica: Texto e Direção Geral: Paulo Afonso de Lima Produção: Vera Pinheiro Luz: Ericeira Júnior Figurino: Vera Pinheiro Design de multimídia cênica: Mônica Ticiano Movimentos coreográficos do elenco: Carlos Leça Tangos coreografados por: Bob Cunha Arranjos Musicais: Jorge Dragone (Buenos Aires) Sonorização: Carlos Suka Pesquisa Musical: Alfredo Garcês e Paulo Afonso de Lima Assistente de Direção: Lú Gondim Assistente de Palco: Cristiano Lopes Assistente de Produção: Clícia Brandão Fotos de divulgação: Andréa Rocha


Show de Tango com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues
Quando: sáb, 30 de maio
Onde: Clube Espanhol (mapa)
Descrição: Show de Tango com Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues 30/05/09 Noite com Show de Tango no Clube Espanhol http://www.alexandreekatia.com/


21:00 - Apresentação da Orquestra Argentina "El Arranque" no SESC Pinheiros
Quando: sáb, 30 de maio
Onde: SESC Pinheiros (mapa)
Descrição: Apresentação da Orquestra Argentina "El Arranque" I M P E R D Í V E L !!!!!! Show com a famosa orquestra de tango argentina: EL ARRANQUE, com a presença do músico Anibal Arias e do maestro Osvaldo Montes, que participaram do documentário "Café dos Maestros" dias : 30/05 ( sábado ) 21h00 31/05 ( domingo ) 18h00 SESC - PINHEIROS R. Paes Leme, 195 Tel 3095-9400


21:30 - Show de Tango no Villa Alvear
Quando: sáb, 30 de maio
Onde: Villa Alvear (mapa)
Descrição: "SÁBADO - 21:30 H" Show de Tango no Villa Alvear MÚSICOS * BAILARINOS * CANTORES MÚSICOS: BANDONEON:POCHO CACERES CONTR-BAIXO: JORGE CACERES VIOLINO: GERMAN BAILARINOS: Márcia Mello & Nelson Lima BAILARINOS CONVIDADOS: Karina Sabah e Marcelo Cunha CANTOR ARGENTINO: Carlos Estevez APÓS O SHOW PISTA PARA BAILAR TANGOS E BOLEROS DIREÇÃO ARTÍSTICA: MÁRCIA MELLO E NELSON LIMA FONE: (11) 3858.2783 / 7124.2374 www.tangoepaixao.com RESTAURANTE VILLA ALVEAR RUA CANARIO, 408 – MOEMA - SP FONE: 5051.0171 / 3858.2783 (RESERVAS) Estacionamento com manobrista www.villaalvear.com.BR


22:00 às 03:00 - Milonga - Tango B'Aires
Quando: sáb, 30 de maio
Onde: Tango B'Aires (mapa)
Descrição: Tango B'Aires La Tradicional Milonga de Los Sábados - das 22:00 às 3:00hs R. Dr. Amâncio de Carvalho, 23 - V. Mariana - tel 5575-6646 Organização: Omar Forte e Stella Bello



Mais informações: http://www.mundodotango.com.br  (por Adriana Reis)