terça-feira, 17 de novembro de 2009

Luciana Bortoletto : Cursos para grupos fechados e aulas individuais


Luciana Bortoletto
escreveu



clique para ampliar

São Paulo: II ENCONTRO PERFORMANCE


Amanda Vargas
escreveu


estou produzindo o ENCONTRO PERFORMANCE, uma iniciativa do Centro Cultural Rio Verde de ter com mais frequencia apresentações de performances em São Paulo, já que essas são reduzidas à eventos esporádicos durante o ano. Além de promover uma maior assiduidade dessas apresentações, queremos fazer com que pessoas que não trabalhem com arte conheçam e reflitam sobre essa nova linguagem artística que parece ser tão estranha e agressiva, mas que nos propõe algo muito bonito e importante: a reflexão sobre o mundo contemporâneo.
 
Quarta agora teremos a segunda edição! Todas as informações estão no flyer abaixo.
Mando também algumas fotos dos I ENCONTRO PERFORMANCE que aconteceu mês passado, e caso queiram ver mais imagens e ler um pouco sobre o que aconteceu entrem no blog www.encontroperformance.blogspot.com.
 
Convidado do mês: Lucio Agra
Performers selecionados: Julia Rocha, Fabio Tremonte, Juliana Barros, Quincas e convidados, Jazzsmeták e convidados.
 
A PERFORMANCE é uma linguagem artística relativamente nova, nascida em meados dos anos 1960 juntamente com a musica e artes plásticas contemporâneas.
Ninguém sabe definir bem o que é PERFORMANCE (fato esse muito contemporâneo!), mas sabemos que ela tem que oferecer ao publico um elemento desestabilizador, algo que o tire de um lugar confortável e o leve para uma reflexão, para o incômodo.
 
O Centro Cultural Rio Verde fica na Vila Madalena e é um lugar lindo, muito agradável!
Rua Belmiro Braga, 119. Tel: 11-3459.5321.



clique para ampliar

São Paulo: MÓDULOS TEÓRICOS em Novembro!


Pulsarte
pulsarte@pulsarte.com.br
escreveu


MÓDULOS PULSARTE

 

Aproveite o final de semana e venha aprimorar seu conhecimento técnico e artístico na Pulsarte com nossos módulos teóricos!



clique para ampliar


Concepção Coreográfica

História do Flamenco

 

Data:

21 de Novembro de 2009 - Sábado

 

 

Programação

 

Concepção Coreográfica - Módulo 1 -  10:00 às 12:00h

Artista Docente: Wagner Alvarenga

Conteúdo:

  • Montagem de aulas e coreografias
  • Roteiros para espetáculos de dança
  • Desenvolvimento de temas

                 

História do Flamenco – Módulo 1 – 15:00 às 17:00h

Artista Docente: Denise Santoro

Conteúdo:

  • Origem do Flamenco
  • Árvore Genealógica do Flamenco

 

Ficha de inscrição clique aqui.

 

 

Local: PULSARTE

Rua Pereira Leite, 55 – Alto de Pinheiros – São Paulo

Tel.: 11- 3868-2008/ 11-3877-1115

Mais informações em nosso site www.pulsarte.com.br no menu Eventos.

Será um grande prazer recebê-los!

Equipe Pulsarte


Rio de Janeiro: Esther Weitzman faz ocupação do Teatro Cacilda Becker


N e Y M o T T a
neymotta@terra.com.br
escreveu



Esther Weitzman completa 10 dez anos de atividades de sua companhia
com ocupação do cinquentenário Teatro Cacilda Becker

 

Do dia 17 de novembro até o dia 20 de dezembro, a coreógrafa Esther Weitzman comanda uma programação intensa com 6 espetáculos, 3 diálogos com o público e 16 oficinas gratuitas, tudo acontecendo no Teatro Cacilda Becker. Na noite de abertura, dia 17, um Sarau vai reunir grandes nomes da Dança, entre eles: Angel Vianna, Maria Alice Poppe, Paulo Caldas, Regina Sauer e Denise Stultz, que dançam e falam sobre Dança. Nos dias seguintes Esther Weitzman pretende estimular o público carioca a conhecer as múltiplas facetas do ensino sobre a arte e o estudo da dança. Assim, artistas cariocas e um artista paulista, convidado especial, participam do evento cujo objetivo é priorizar e otimizar este espaço, o Teatro Cacilda Becker, como um lugar de intercâmbio e aprendizagem para atores e bailarinos. Permanece assim neste Teatro a vocação para a vanguarda, selada há 51 anos por Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque.

    Aliar à criação artística a atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa, bailarina e mestra Esther Weitzman - profª da PUC Rio e da UniverCidade. Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Consequentemente, seu trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.

    A respeito desse importante momento em sua trajetória de coreógrafa, Esther Weitzman diz que “este tem sido um ano de intensa produção”, estreando dois espetáculos O que imagino sobre a morte e Presenças no tempo, e agora com a ocupação do Teatro Cacilda Becker, um projeto que celebra esses 10 anos de estrada “da melhor maneira possível, ao lado de amigos”, em uma confraternização na qual o foco é a diversidade da dança e os distintos trabalhos realizados com o corpo, sendo oferecidas 16 oficinas gratuitas, 6 espetáculos e Diálogos abertos ao público, encontros teóricos e discussões, a fim de suscitar a reflexão e o debate a partir de outras perspectivas e olhares. A programação completa está disponível no sitewww.estherweitzman.com.

    O evento Ocupação do Teatro Cacilda Becker: Esther Weitzman Companhia de Dança – 10 anos é uma realização da Funarte - Ministério da Cultura, com apoio da PUC-Rio, UniverCidade e Studio Casa de Pedra.

 

Serviço:

Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 388, Catete. Tel. 2265-9933. Capacidade para 186 pessoas, com acesso facilitado para deficientes. (Metrô – Estação Largo do Machado). A bilheteria funciona de quarta a domingo a partir das 15 horas. Classificação indicativa, horários e valor do ingresso no site www.estherweitzman.com.

 

Divulgação: 

Ney Motta | Arte Contemporânea

Assessoria de Imprensa


São Paulo: ESPAÇO CULTURAL AMADOdoDITO - Cursos e Oficinas em novembro


Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa
kessar@terra.com.br
escreveu


clique para ampliar

Sonia Kessar - Assessoria de Imprensa
11 anos divulgando arte e cultura
((11) 8143-2271 / 8395-2469

São Paulo: Palestras e Debates sobre dança no CCSP em Novembro 2009


Palestras e Debates


dia 21/11 – sábado
das 14h às 16h Dança Expandida: Como risco em papel 
parceria: 13º Cultura Inglesa Festival - com: Marcela Reichelt (bailarina e coreógrafa), Marcos Klann (bailarino e performer), Tiago Romagnani (artista plástico) e Clélia Mello (professora da UFSC)
Este debate interdisciplinar visa expandir e esgarçar as percepções e entendimentos referentes ao espetáculo Como risco em papel . A partir de discussões sobre o cineasta Peter Greenway, ponto de partida da coreografia, questões que permeiam a performance e a videodança, presentes no espetáculo, e reflexões sobre a proposta cênica que engloba elementos das artes visuais, o Dança Expandida discute a obra sobre vários prismas simultaneamente, extrapolando a concepção inaugural da criação coreográfica. 
Espaço Cênico Ademar Guerra (60 vagas)



saiba mais