terça-feira, 5 de abril de 2011

São Paulo : Cia. Espanhola no TD


Apaa Cultural
comunicacao@apaa.org.br
enviou


clique para ampliar


São Paulo : 1º Festival de Brincantes


Julio Prates
enviou


clique para ampliar


São Paulo : TEATRO DE DANÇA : EDITAL DE OCUPAÇÃO


Apaa Cultural
comunicacao@apaa.org.br
escreveu

clique para ampliar


São Paulo : Staff, da Espanha, no TD


Canal Aberto - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
escreveu

Teatro de Dança recebe o espetáculo Staff,
da companhia La Intrusa Danza, da Espanha


Cena de Staff. Espetáculo recebeu críticas elogiosas no jornal El País


Mais uma atração internacional prestigia o Teatro de Dança, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Nos dias 6 e 7 de abril de 2011 é a vez da conceituada companhia espanhola La Intrusa Danza se apresentar no palco do TD com Staff, obra que coincide com a celebração dos dez anos do grupo. O espetáculo chega a São Paulo por meio de uma parceria firmada com o 8º Fórum Internacional de Dança/Estado de São Paulo e Festival Internacional Vivadança (BA).

Definido pela crítica de dança do jornal El País como um “espetáculo soberbo em todas as suas intervenções”,Staff é uma montagem criada para mostrar ao público a intimidade do grupo, seus hábitos mais pessoais e sua forma de entender a dança. “È um convite para ver de perto o que estabelecemos em nossas vidas e também o que havíamos imaginado durante o processo criativo”, explicam Virginia Garcia e Damian Muñoz, coreógrafos à frente do La Intrusa Danza.  

Uma peça poética, com um vocabulário gestual fluído e polivalente, Staff permeia a sensibilidade do espectador. Os diretores definem o espetáculo como “uma necessidade constante de reconhecimento de nossos atos, (que) faz com que confiemos a uma pessoa o papel de testemunha. A testemunha é nossa debilidade e daí a força para defender e protegê-la, mas também sua forte presença pode influenciar até nos converter no mais débil do mundo. Somos pessoas em busca de um objetivo: nos introduzir dentro do outro, porque é impossível viver sem a certeza de que no mundo existe pelo menos uma pessoa para quem somos imprescindíveis”.

O La Intrusa é uma companhia de criação artística contemporânea, formada em 1996 por Virginia Garcia e DamianMuñoz, criadores e diretores de arteEles criam, dirigem e produzem projetos cênicos e em audiovisualO trabalhode La Intrusa inclui pesquisas e abordagens multi-disciplinares, baseadas em vídeo, música, entre outras linguagens. La Intrusa combina suas próprias criações com trabalhos coreográficos para outras companhias, e fazparcerias com diretores de teatro. Até agora, produziram 25 espetáculos de dança e todos obtiveram êxito em turnês internacionais.

6 e 7 de abril – quarta e quinta às 21h
70 minutos, classificação 12 anos, Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia)

Staff
La Intrusa Danza / Barcelona, Espanha

Ficha Técnica
Direção: Damián Muñoz e Virginia García Criação e Interpretação: Alexis Fernández, Damián Muñoz, Steven Dall e Virginia García Colaboração Artística: Jordi Cortés Assessoria criativa: Riki BlancoIluminação e chefe técnico: Javi Ulla Vídeo, Iluminação: Gorka Aguado, Damián Muñoz Textos: Virginia García Espaço Cênico: La Intrusa Fotógrafo: Knut Schwinzer, Maria Zendrera Produção: La intrusa Co-produção: Mercat de les Flors  www.laintrusadanza.com.br

Espetáculos realizados em parceria com o 8º Fórum Internacional de Dança – Estado de São Paulo e Festival Internacional Vivadança (BA).

TD – Teatro de Dança
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)
Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares
Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

O Teatro de Dança tem do Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Marcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425
MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br / Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto






Porto Alegre-RS : Escola POA Cia de Dança - inscrições até dia 8/4


Amanda Jansson Breitsameter
escreveu



Esta é a última semana de inscrições para o curso de Alfabetização em Dança da recém lançada Escola da PORTOALEGRE CIA DE DANÇAAs inscrições vão até dia 8 de abril (sexta-feira) e o curso é voltado para crianças de 11 e 12 anos, focado na formação da bailarinos contemporâneos. Ao final da seleção da primeira turma, será sorteada uma bolsa integral de estudos entre os inscritos.
A PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA ainda tem inscrições abertas para diversos cursos de dança em Porto Alegre. Entre eles, aulas regulares para bailarinos que buscam manter a prática na dança, além de aulas de gyrotronic e workshops.
Mais informações e inscrições no site http://escolaportoalegreciadedanca.blogspot.com ou pelo emailescolaportoalegreciadedanca@gmail.com.
SERVIÇO:
Primeiro Ano -  Alfabetização em DançaPúblico: crianças de 11 e 12 anos
Período: de abril a dezembro de 2011

Dias: terças e quintas-feiras
Horário: 14h às 15h30min
Local: Companhia de Artes - Andradas 1780 - 4º andar

Pré-inscrições: até dia 8 de abril, pais podem enviar e-mail para 
escolaportoalegreciadedanca@gmail.com
Seleção: entrevista (com pai e filho) agendada por e-mail

Amanda Jansson
Assessoria de Imprensa 

PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA
(51) 9677.1548
@poaciadedanca
portoalegreciadedanca.blogspot.com

escolaportoalegreciadedanca.blogspot.com

Segue release com informações sobre a Escola da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA, lançada em 2011:

A PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA adentra 2011 com um projeto pioneiro: a Escola da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA.Com um primeiro ano chamado Alfabetização em Dança, voltado para crianças de 11 e 12 anos, a Escola se propõe a formar bailarinos contemporâneos, em seis anos de curso.Ao final da seleção da primeira turma, será sorteada uma bolsa integral de estudos entre os inscritos.


A proposta desta formação em dança é oportunizar à criança o acesso à expressividade e sensibilidade do próprio corpo, levando-a a compreender sua movimentação de uma forma inventiva, estimulando-a a criar e compor sua própria dança. O curso proporcionará aos alunos uma base consistente em ballet clássico, aliada ao estudo de movimentos e conceitos de outras técnicas modernas de dança.

O primeiro ano do curso,
 Alfabetização em Dança, já está com as pré-inscrições abertas! 




Porto Alegre Cia de Dança lança Escola pioneira na Capital gaúcha
Ao longo de um curso de seis anos, projeto voltado para crianças de 11 e 12 anos
irá formar bailarinos contemporâneos

PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA entra 2011 com um projeto inédito: a Escola da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA
Pioneira e focada na formação de bailarinos contemporâneos ao longo de seis anos de curso, a Escola  busca ampliar a conexão entre o aprimoramento técnico e a criatividade. Ela nasce com uma metodologia própria, criada por uma equipe especial de professores, sob orientação de um Coordenador Pedagógico. 
A Escola é  uma possibilidade de estudo em dança oferecida à criança que deseja dançar com base no prazer da criação do movimento e construção da sua identidade, de uma forma dirigida e organizada. Oportunizará ao aluno o acesso a uma atividade física prazerosa e saudável e à expressividade e sensibilidade do próprio corpo, levando-o a compreender sua movimentação de uma forma inventiva e estimulando-o a criar e compor sua própria dança.
Desta forma, a Escola da PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA se utiliza da base do ensino do ballet clássico, empregando o método Vaganova, criado no século XX pela bailarina russa Agrippina Vaganova. Nele, busca-se o aprendizado de forma gradual e enfatiza-se a consciência corporal do aluno a cada movimento. Este método focaliza o desenvolvimento da força, flexibilidade e expressividade necessárias a qualquer bailarino.
O curso também proporcionará  aos alunos o estudo de movimentos e conceitos de outras técnicas modernas de dança. Neste desenvolvimento técnico serão incorporadas outras atividades, como:  canto, mímica e jogos de improvisação e criação, técnicas circences, interpretação teatral, além de práticas orientais que trazem equilíbrio como tai chi chuan e meditação.

ALFABETIZAÇÃO EM DANÇA
No primeiro ano do curso - voltado para crianças de 11 e 12 anos e chamado de Alfabetização em Dança - a Escola pretende proporcionar ao aluno vivências corporais  básicas na dança: espaço, tempo, musicalidade, qualidade de movimento e percepção da organização de seu corpo e movimento criador. 
Os objetivos destas aulas de dança para crianças são despertar a sensibilidade para a arte e ampliar a criatividade, desenvolvendo um vocabulário de dança.
Além disso, as classes de ballet serão enriquecidas com experiências trazidas de outras técnicas de dança, de forma que o aluno possa compreender profundamente a arquitetura interior do corpo; desenvolver a sensibilidade para o movimento; fortalecer os músculos mais recônditos; aprender a relaxar e a respirar corretamente, em movimento e parado; e, mais à frente, estar habilitado para dançar em uma cia profissional de dança.

O QUE MAIS A ESCOLA OFERECE?
Complementando a formação em dança, a Escola da PORTOALEGRE CIA DE DANÇA oferece a comunidade em geral, opções de aulas regulares, cursos teóricos e práticos, além de workshops.

QUEM É A PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA?
PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA fez sua estreia dia 29 de março de 2008, no Theatro São Pedro, dentro das comemorações dos 236 anos da cidade, com  o espetáculo Olhos Fechados no Solcoreografado pelo convidado  Mark Sieczkarek.
Depois de se apresentar em Porto Alegre, a Companhia realizou sua estreia nacional em São Paulo. Também realizou uma turnê pelo Rio Grande do Sul - Com Olhos no Rio Grande - quando apresentou a peça e realizou workshops de dança e mesas-redondas em diversas cidades gaúchas.
PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA já realizou em Porto Alegre, em pleno domingo no Parque da Redenção, o evento de dança Vem Dançar com a Companhia, quando centenas de pessoas tiveram momentos de interação e prazer, dançando conduzidas pelo coreógrafo Sieczkarek.
Mais recentemente, a Companhia apresentou em Porto Alegre a obra As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens, do coreógrafo convidado João Butoh. João realizou uma peça única, fresca e cheia de originalidade, aliando a dança butoh, típica do Japão, às poesias do ícone gáucho, Mario Quintana.
Entre final de 2010 e início de 2011, a PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA realizou sua estreia internacional, apresentado-se em diversas cidades da Alemanha ao lado de bailarinos da Mark Sieczkarek Company, no espetáculo Eu Estive Aqui, que já havia sido apresentado em Porto Alegre em pré-estreia e encantou o público europeu.



Conheça o blog da Escola PORTO ALEGRE CIA DE DANÇA 
          http://escolaportoalegreciadedanca.blogspot.com/



 Mais informações e entrevistas: 

Assessoria de Imprensa PORTO ALEGRE
CIA DE DANÇA
Amanda Jansson (51) 9677.1548