sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

São Paulo: Abertura de Inscrições : Cursos do Instituto Brincante


Boletim BRINCANTE
escreveu




Abertura de Inscrições | Cursos do Instituto Brincante
----------------------------------------------------------------------

AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS LIVRES DO INSTITUTO BRINCANTE ESTARÃO ABERTAS A PARTIR DO DIA 18 DE JANEIRO.

CONFIRA! 

> Curso A Arte do Brincante para Educadores 2

> Curso A Arte do Brincante para Educadores 1 nas quartas à noite ou em finais de semana; 

> Curso de Dança -AFRO; 

> Cursos de Danças e Percussão Brasileiras e

> Musicalização para adultos.

As inscrições deverão ser feitas pessoalmente na secretaria do Instituto, das 09h às 17h.

Acesse o site para mais informações ou entre em contato com a secretaria pelo telefone 11 3816 0575 


Instituto Brincante 
Rua Purpurina, 428 Vila Madalena São Paulo 
Metrô Vila Madalena

Contact In Rio - Festival Internacional de Contato e Improvisação do Rio de Janeiro


N e Y M o T T a
escreveu 


 

A 3ª edição do CONTACT IN RIO – Festival Internacional de Contato Improvisação do Rio de Janeiro acontece nos dias 18 a 24 de janeiro de 2010, tendo suas atividades concentradas principalmente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, com intervenções ao ar livre na Floresta da Tijuca e na Praia do Arpoador. Antes, nos dias 16 e 17, acontece o primeiro Encontro Sul Americano de Contato Improvisação com participação dos integrantes da Rede Internacional de Contato e Improvisação.

 

Para assistir ao teaser do evento acesse http://www.youtube.com/watch?v=444AgPuOr2c

 

Sobre o evento

 

Idealizado por Fernando Neder, co-fundador da Intrépida Trupe e do Núcleo Com Tato, as atividades do CONTACT IN RIO – Festival Internacional de Contato Improvisação do Rio de Janeiro se compõem de oficinas com renomados profissionais do Brasil e exterior: Alito Alessi (EUA), Mirva Makinen (Finlândia), Aaron Jessup (EUA), Lior Ophir (Israel), Ralf Jaroschinski (Alemanha), Ana Flecha (EUA), Eliana Bonard (Argentina), Autarco Aufini (Argentina), Rocio Rivera (Chile), Hugo Leonardo (Salvador), Fernanda C. Leite (Porto Alegre), Neca Zarvos (SP), Camilo Vacalebre (Brasília), Guto Macedo (RJ), Paulo Mantuano (RJ).

 

A programação do evento conta ainda com atividades gratuitas: Jam Sessions¹ em todos os dias (sessões de improvisação de dança e música); duas noites de performances; e mostra de vídeos relacionados com Contato Improvisação. Será um total de 90 horas de oficinas, 25 horas de jams, 6 horas de grupos de estudo e laboratórios práticos e 2 noites dedicadas à exibição de performances, no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico.

 

Além disso, ampliando o festival, nos dias 16 e 17 de janeiro acontece o ENCONTRO SACI, primeiro Encontro Sul Americano de Contato Improvisação, visando fortalecer e criar laços entre as principais comunidades brasileiras e dos países vizinhos onde a técnica se pratica com regularidade.

 

O CONTACT IN RIO – Festival de Contato Improvisação do Rio de Janeiro é dirigido a estudantes, pesquisadores e profissionais da Dança, Circo e Teatro, portadores de deficiência, educadores, terapeutas corporais, psicólogos, sanitaristas, antropólogos e toda pessoa, de qualquer idade, interessada em novas formas de interação, comunicação e desenvolvimento humanos.

 

Sobre o Contato Improvisação

 

Técnica criada no princípio dos anos 70, nos EUA, no marco da dança pós-moderna norte-americana, o CONTATO IMPROVISAÇÃO logo expandiu suas fronteiras tanto geográficas como culturais, mostrando-se de grande eficácia não apenas na área artística, mas também social e terapêutica. Desenvolvendo abordagens com portadores de deficiência física (Danceability), recuperação motora e neurológica, cria espaços de encontro a partir de novos paradigmas estéticos, sociais e políticos. O toque e as leis físicas do movimento são o ponto de partida da criação e comunicação através da dança. A própria natureza e filosofia do Contato Improvisação prima pela valorização da diversidade, onde a ênfase está na qualidade da troca. Tanto maior as diferenças, mais interessante o diálogo. Nesse contraste repousa um potencial para novas experiências e insights que só tem a contribuir no desenvolvimento da Arte e na expansão de consciência do ser humano. Como parte da programação, haverá uma oficina específica para portadores e não portadores de deficiência, com estadunidense Alito Alessi que montará uma performance com os participantes, para a noite do dia  22 de janeiro.

 

O CONTACT IN RIO – Festival Internacional de Contato Improvisação do Rio de Janeiro, cujas edições anteriores aconteceram em 2008 e 2009 no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, é uma idealização de Fernando Neder, co-fundador da Intrépida Trupe e do Núcleo Com Tato, há mais de 15 anos envolvido no ensino e divulgação da técnica, é um dos precursores mais ativos do Contato Improvisação no Brasil. Ao longo desse tempo, participou como professor em festivais, workshops, treinamento de companhias de dança e teatro, organização de cursos e Jams Sessions, em diversas cidades do Brasil e também no exterior: Chile, Espanha, França, Israel, Itália, Holanda, Rússia e Romênia. É diretor do Espaço Corpo Seguro, referência de Contato Improvisação e Música Orgânica no Rio de Janeiro.

 

[1] As Jam Sessions, Contact Jams ou  simplesmente Jams, como ficaram conhecidas entre os praticantes do Contato Improvisação, são os momentos de culminância da técnica. O termo, que originalmente nasce como jargão do meio jazzístico (JAM = Jazz After Midnight) simboliza o momento de encontro, de liberdade de criação e expressão, de harmonia entre indivíduo e coletivo, instante mágico em que o caos da criação e explosão vital individual convive pacificamente com a ordem social.

 

SERVIÇO

 

CONTACT IN RIO – Festival Internacional de Contato Improvisação do Rio de Janeiro

 

- Encontro Sul Americano de Contato Improvisação (com participação dos integrantes da Rede Internacional de Contato e Improvisação)

DIAS 16 e 17 de janeiro, das 9 às 18 horas

LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. (21) 2570-1247.

 

- Exibição de performances de Contato Improvisação pelos professores da Finlândia, EUA, Israel, Alemanha, Argentina, Chile, Salvador, Porto Alegre, SP, Brasília e RJ

DIA 17 de janeiro (domingo) às 19 horas

LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Capacidade de público: 150 pessoas.

GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. Classificação indicativa: LIVRE.

 

- Oficinas Internacionais

DIAS 18 a 24 de janeiro, das 9 às 22 horas

LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. (21) 2570-1247. Capacidade de público: 150 pessoas.

Ingressos: Somente as Oficinas serão cobradas, com prévia inscrição.

 

- Jam Session, performances de Contato Improvisação aberta à participação do público

DIAS 18 a 22 de janeiro, a partir das 19 horas

LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. (21) 2570-1247. Capacidade de público: 300 pessoas.

GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. Classificação indicativa: LIVRE

 

- Exibição de performances de Contato Improvisação pelos participantes das oficinas, seguida Jam Session, performances de Contato Improvisação aberta à participação do público

DIA 22 de janeiro (sexta) às 18 horas

LOCAL: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. (21) 2570-1247. Capacidade de público: 300 pessoas.

GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. Classificação indicativa: LIVRE

 

- Jam Session, performances de Contato Improvisação aberta à participação do público

DIA 23 de janeiro (sábado) a partir das 14 horas

LOCAL: Floresta da Tijuca, subindo pelo Alto da Boa Vista (recanto do tai chi).

GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. Classificação indicativa: LIVRE

 

- Jam Session, performances de Contato Improvisação aberta à participação do público

DIA 24 de janeiro (domingo) a partir das 18 horas

LOCAL: No calçadão entre a Praia do Arpoador e a Praia do Diabo.

GRÁTIS, sem necessidade de prévia inscrição. Classificação indicativa: LIVRE

 

Para ler a programação completa acesse www.contactinrio.jimdo.com

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA

 

Ney Motta | Arte Contemporânea
Assessoria de Imprensa

tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail/skype:
neymotta@terra.com.br


São Paulo: Estúdio Oito Nova Dança : Workshop Teatral


Lu Favoreto
escreveu

Objetivo: Por meio do workshop aqui proposto, os participantes terão a oportunidade, a partir de jogos e técnicas de improvisação, desenvolver uma cena individual e outra coletiva. Trata-se de exercitar a presença e a prontidão para o jogo, para o encontro com o outro. Isto é: integar o pensar, sentir e querer através da experiência de uma relação "extra cotidiana", permeada pela beleza da palavra narrada, do movimento expressivo, do gesto simbólico preenchido de significado (em oposição ao gesto vazio, à ação destituída de sentido e sentimento) 
 
Público alvo: pais, professores e estudantes de pedagogia, pedagogia Waldorf e/ou teatro (não é necessário ter experiência em teatro)
 
Carga horária: 35 horas
 
Vagas: 20
 
Contato: (11) 3662 0763 e 9160 7868 - sischucman@yahoo.com.br ou 2478-9194 ciaoito@novadanca.com.br


clique para ampliar

São Paulo: 3ª MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA


Cia. Corpos Nômades
escreveu

 
CIA. CORPOS NôMADES
Direção João Luis Minelli Andreazzi
Telefax:55-11-3237-3224
O LUGAR - Cia. Corpos Nômades
Rua Augusta, 325  - São Paulo -Brasil
www.ciacorposnomades.art.br
ciacorposnomades@uol.com.br
ciacorposnomades@gmail.com

    
Inscrições para:
MOSTRA LUGAR NÔMADE DANÇA 2010

Temos o prazer de convidar a todos os interessados a inscreverem-se para 3ª Mostra Lugar Nômade Dança edição 2010. Como é de praxe O Lugar - Cia. Corpos Nômades abre suas portas para experimentadores e investigadores da dança contemporânea, para mostrarem seus trabalhos e dividirem com outros artistas e o público em geral suas inquietantes vivencias artísticas.

Inscrições: Até o dia 29 de janeiro de 2010  receberemos projetos de espetáculos de Dança Contemporânea para compor a programação da 3ª Mostra Lugar Nômade Dança – 2010,que acontecerá  nas duas primeiras semanas de março (5,6,7,12,13 e 14/03/2010) .

Aos interessados pedimos para enviar o projeto, com release de 5 linhas, 3 fotos em alta resolução e um DVD com o espetáculo na integra. Tempo de duração para cada trabalho: mínimo 15 minutos e máximo 60 minutos.

Serão duas semanas de evento sendo cada semana uma programação, entorno de 3 espetáculos por noite, de sexta a domingo.

A idéia da Mostra é a de possibilitar, aos artistas e as companhias de dança contemporânea, um espaço para a apresentação de seus trabalhos, discussão e reflexão dos processos criativos.

Agregando a  programação da Mostra Lugar Nômade Dança, teremos o evento Meia-Noite Olho Neles, aos sábados(6 e 13/03/2009) às 24h00, que é dedicado a novos artistas e grupos(recém formados, coreógrafos em começo de carreira, trabalhos de conclusão de curso e ou ainda formandos das universidades de dança)  e com o Tea-Time LUGAR DE REFLEXÃO – sábado às 16h00 - Espaço para discussão  e reflexão.

Os trabalhos convidados para Mostra contarão com uma ajuda de custo entorno de R$700,00 a R$1.000,00, de acordo com o número de integrantes. Os participantes do evento Meia-Noite Olho Neles contarão com porcentagem da bilheteria.
A Mostra contará com divulgação, material gráfico (folder), equipamento de iluminação e som (básico).

Os interessados favor enviar o material pessoalmente ou postar para o endereço:

O LUGAR – CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP

CEP-01305-000

Maiores informações por telefone 01155-3237-3224 ou por e-mail

ciacorposnomades@gmail.com

 
O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES

Rua Augusta, 325  - CEP- 01305-000

telefone-05511-32373224

e-mail: ciacorposnomades@gmail.com

www.ciacorposnomades.art.br

   Realização:

   

 

    

 6º Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo  

  "Um espaço de reflexão, formação e criação em dança contemporânea . Pensado para abrigar aulas e apresentações das artes cênicas contemporâneas, com amplas salas e muito espaço para experimentos. "

São Paulo: SESC Consolaçao: Workshop | Contato Improvisação | Lívia Seixas


Divulgação SESC Consolação
escreveu


clique para ampliar

São Paulo: PULSARTE - HORÁRIOS 2010


Pulsarte
pulsarte@pulsarte.com.br
escreveu

INICIE O ANO COM AUTO-ESTIMA, SAÚDE E ARTE!

VENHA PARA A PULSARTE!!

DANÇA PARA TODAS AS IDADES!!*

Ballet Clássico, Brincadança, Circo, Dança Contemporânea, Jazz, Jazz Teen,Flamenco, Sapateado, Street Dance, Street Teen, Dança Afro, Dança de Salão, Dança Moderna, Dança do Ventre, Vicências Corporais, Capoeira , Workshops, Módulos para aprimoramento técnico/artístico e muitos Eventos!

* a partir de 3 anos até sempre... 

Pulsarte, um espaço cultural que transforma a arte em movimento.

Da postura à estrutura, a Pulsarte busca a valorização humana:

  • Arquitetura arrojada projetada especialmente para dança;
  • 9 amplas salas de aula climatizadas e com piso flutuante duplo;
  • Videoteca, Biblioteca e sala de Teatro Modular;
  • Cafeteria, estacionamento, segurança;
  • Metodologia estabelecda por profissionais renomados com alto nível técnico e artístico;
  • Avaliação postural;
  • Acompanhamento pessoal do desenvolvimento do aluno;
  • Preço competitivo.

Para ver Cursos / Horários CLIQUE AQUI!

ou entre em nosso site www.pulsarte.com.br Cursos / Eventos

Retornaremos as atividades dia 11/01/2010. Estamos esperando vocês!




Será um grande prazer recebe-los!

Um grande abraço,

Equipe Pulsarte 

www.pulsarte.com.br

No twiter: @pulsarte

tel.: 11-3868-2008 / 3482-7863


Campo Grande-MS: workshop de férias


Mais Mkt
maismktms@gmail.com
escreveu



clique para ampliar

Idança.net: Convocatórias, 7x7 e polêmica à vista :: Call for entries, 7x7 and controversy ahead


escreveu

Olá,

www.idanca.net começa 2010 cheio de novidades! Nesta primeira newsletter do ano (enviada excepcionalmente na sexta-feira) destacamos a reportagem que reúne inúmeras convocatórias que seguem abertas neste mês de janeiro. São festivais, mostras e editais de financiamento para os mais variados tipos de trabalhos. Confira as datas e planeje-se.

Publicamos também mais um texto da série 7×7. Agora, Andréia Nhur escreve sobre dois espetáculos do marroquino Taoufiq Izeddiou. Este é o terceiro artigo da série, proposta por Sheila Ribeiro, que reunirá sete jovens artistas para escrever sobre sete trabalhos apresentados no Festival Contemporâneo de Dança, que aconteceu em novembro, em São Paulo. Não deixe de ler todos!

Começa em 2011 a construção do Complexo Artístico – Teatro da Dança, em São Paulo. Seus números grandiosos têm despertado apreensão na classe artística no que diz respeito à concentração de investimentos num único projeto. Diante disso, alguns artistas se reuniram e escreveram uma carta aberta ao secretário de Estado de Cultura, João Sayad. O idança ouviu os dois lados da história. Leia a reportagem e entenda a polêmica. Aproveite e responda nossa pergunta final.

Em notícias: oficinas, a reestreia de Boca do lobo e muito mais! Aproveite para ver a galeria de fotos que fizemos no Facebook com imagens da exposição que abre junto com a reestreia.

Já estamos recebendo trabalhos para compor a primeira galeria O que você tem feito? do ano. Você já mandou o seu? Envie o link do youtube do seu vídeo para o email redacao@idanca.net (com os respectivos créditos). Estamos esperando!

Boa leitura e feliz 2010!

::

Hello,

2010 is starting full of news! In this first newsletter of the year (sent exceptionally on Friday) we highlight a report about the many Brazilian and international call-for-entries that are open in January. Festivals, showcases and financing programs of different kinds. Check out the dates and make your plans.

We also publish another text of the 7×7 series. This time, Andréia Nhur writes about two of Marrocan artist Taoufiq Izeddiou’s shows. This is the third article of the series proposed by Sheila Ribeiro, which will bring together seven young artists to write about seven pieces presented during Festival Contemporâneo de Dança, held in November, in São Paulo. Read all of them!

The week’s third highlight is a report about a controversial issue for the city of São Paulo, the construction of a large artistic complex for performing arts. The huge amount of money spent in only one building has raised the suspicions of the artistic community. Some artists gathered to write an open letter for the state’s culture secretary, João Sayad. Idança heard both sides. Read the report, understand the controversy and write your opinion.

We are already receiving videos for the first What have you been doing? gallery. Have you sent your work yet? Send the Youtube link to redacao@idanca.net (with the due credits). We are waiting for your participation!

Nice reading and a happy 2010!






São Paulo: Dança Brasil: Espaço Dança e Vida Ballet Helô Medeiros


Dança Brasil
escreveu


Espaço Dança e Vida Ballet Helô Medeiros
Intensivão de Verão

No mês de janeiro temos aquelas
merecidas férias de que tanto precisamos.
Para você que adora dançar, o ESPAÇO DANÇA & VIDA abre um curso intensivo de dança no período de janeiro. Curso esse, que tem o intuito de aperfeiçoar as técnicas de pessoas que já dançam. Período de dez dias com as seguintes
modalidades:

- Dança Expressiva (15:00 às 16:30)
- Jazz Dance (17:00 às 18:30)
- Pas de Deux (19:00 às 20:00)
- Ballet Clássico de repertório com metodologia Russa (20:00 às 22:00)

Data do Curso
Início – 18/01/2010
Término – 29/01/2010

Valor:
- R$ 100, 00 por curso
- Fazendo o "PACOTÃO de VERÃO" (quatro cursos) o valor é de R$ 280,00
Alojamento:
- R$ 25,00 por dia com café da manhã
- Comporta 10 pessoas.

Venha dançar e aperfeiçoar-se conosco nestas férias.
Aguardamos você.
Vagas limitadas.
Para maiores informações ligue para:
11 2950-4348 / 3926-4348
ou acesse :
WWW.dancaevida.com.br



CPT: INFORME nº 1/ 2010


COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
escreveu

PROGRAMA VOCACIONAL

Foi divulgada a lista dos selecionados para a segunda fase do edital de chamamento para credenciamento de artistas em artes visuais, dança, música e teatro para o Programa Vocacional. As entrevistas com os selecionados acontecerão na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Av. São João, 473, Centro), entre os dias 21 e 29 de janeiro de 2010. Confira a lista e horários para as entrevistas, clicando aqui. O não comparecimento desclassifica o candidato.