segunda-feira, 11 de maio de 2009

Belo Horizonte-MG: Audição para bailarinos


Franciane de Paula 
franciane.depaula@gmail.com 
 escreveu



SeráQ. Cia de Dança em busca de novos intérpretes 


A SeráQ. é um coletivo singular que se expressa através da dança e desenvolve uma  proposta estética à partir do olhar atento de seu diretor artístico sobre as influencias da  África na nossa cultura, e sobre a pluralidade de culturas existentes no Brasil. Explora as raízes e matrizes brasileiras presentes nos corpos e expressões de seus atuantes. Um elenco propositalmente heterogêneo, formado por bailarinos, dançarinos de street dance, atores e músicos, que sob a direção Rui Moreira (fundador da Cia), se manifesta de forma singular, dando vazão a uma arte plural que abrange diversas referências espetaculares e articula estética contemporânea com cultura urbana. Conheça um pouco mais da SeráQ: 


www.seraque.com.br e www.seraq.blog.terra.com.br. 


A Cia. estará selecionando 08 artistas (03 mulheres e 05 homens) para atividades artísticas que serão desenvolvidas de 08 junho a 11 dezembro de 2009 - Remontagem de espetáculo, ensaios e temporada. 


Para participar são necessários os seguintes requisitos básicos: 

- ser maior de 18 anos; 

- possuir DRT; 

- ter sólida formação e atuação em dança: contemporânea, moderna, danças brasileiras e/ou street dance; 

- ser criador-intérprete em dança; 

- também possuir algum conhecimento nas vertentes musicais (canto e/ou instrumento) e teatral; 

- disponibilidade diária (de segunda à sexta) para aulas e ensaios das 08h00 às 13h00. 


Inscrições: 

- no período de 08 à 24 de maio de 2009; 

- currículo resumido com dados pessoais, foto 3x4, contato e comprovações de atuação na área (programas de espetáculos, folders, clipping); 

- carta de interesse contendo quaisquer idéias que ache relevante em relação às razões que o fazem querer estar na SeráQ. Cia de Dança. 


Enviar para: 

- Rua Zenite, 41 - Alto Caiçara - Belo Horizonte/MG CEP 30720-530 

Informações: 

- Com Herivelto Campos pelos telefones: (31) 3411-2179 / 2535- 2191 

- Confirmaremos os nomes dos pré-selecionados e  horários da audição até 26 de maio. 


Audição: 

A audição será feita em três dias: 28, 29 e 30 de maio, das 09h às 13h, na sede da SeráQ. 

Será composta: 

- pela apresentação (solo) de uma pequena composição cênica (máx. 5 min.); 

- preparação corporal e oficinas orientadas por Rui Moreira e elenco; 

- uma entrevista no final. 


Informações adicionais 

Para esta temporada de 06 meses, os artistas selecionados receberão apenas vale-transporte para as aulas e os ensaios. A Cia custeará todas as despesas referentes a logística das temporadas de espetáculos deste período. 


SeráQ. Cia de Dança



Curitiba-PR: Workshop de BMC e Palestra com Marila Veloso


  República Cênica
 republica@republicacenica.com.br
escreveu 


Queridos amigos do República,

É com imenso prazer que lhes comunicamos sobre a vinda de Marila Veloso, professora do Departamento de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, para o nosso Espaço Cultural República Cênica!

Estaremos com duas atividades abertas a público! Aproveitem a oportunidade! Será proferida uma palestra, intitulada "A dança e o campo político". Esta atividade será gratuita pois é realizada em parceria com a Oficina Cultural Hilda Hilst. Inscrições pelo e-mail republica@republicacenica.com.br. Para público em geral.

Além disso, será ministrado um workshop baseado em princípios do Body-Mind Centering, que é uma técnica de educação somática a qual trabalha com a conscientização corporal. O custo é de R$ 40,00, a serem pagos por depósito bancário até 15 de maio. Maiores informações pelo e-mail pelo e-mailrepublica@republicacenica.com.br. Para público em geral.

Seguem dados mais detalhados sobre as atividades, logo abaixo.

Contamos com a presença de vocês!

Um abraço afetuoso do República!


Dia 14/05/09 - Palestra A dança no campo político, às 20h - Gratuito

Palestra A Dança no Campo Político

 

A proposta é refletir sobre um entendimento de política que abranja os territórios público de estado e público privado, os articulando à idéia de dança enquanto área. A partir da especificidade de experiências vivenciadas no campo político curitibano estimular reflexões sobre como artistas, grupos, coletivos, companhias e políticas-institucionais de estado, entendem a noção de área da dança e estabelecem relação ou não com ela. Parte-se aqui do pressuposto que o fortalecimento da dança está atrelado à aplicabilidade da noção de área nas distintas e complementares esferas, onde as relações, repensadas a partir de uma visão sistêmica, podem potencializar a atuação neste campo.

 

Dia 16/05/09 - Workshop aberto a público, das 9h às 12 - Valor: R$ 40,00

Workshop baseado em princípios do Body-Mind CenteringÒ

 

A função e o tempo dos órgãos

 

O workshop propõe um olhar e a experienciação do sistema dos órgãos do corpo humano através de vivências consigo mesmo e com outros, do toque e do movimento. Visa suscitar qualidades perceptivas e de movimento diferenciadas a partir desse particular enfoque e conteúdo, e ainda, um reequilíbrio do tônus interno do corpo. Normalmente somos acostumados em nossa cultura a dar atenção aos músculos, e por vezes, aos ossos relegando esses “ancestrais’ que nos preenchem e que são fundamentais para o suporte, alinhamento e postura corporal.

 

Marila Veloso: Professora do Departamento de Dança da Faculdade de Artes do Paraná; coreógrafa, bailarina e produtora curitibana; doutoranda em Artes Cênicas (UFBA); Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); está coordenadora de Dança, na Fundação Cultural de Curitiba (2005-2008). Bacharel e Licenciada em Dança (PUC-PR).



São Paulo: Dança - Noiva Despedaçada


Canal Aberto - Marcia Marques 
marcia@canalaberto.com.br 
 escreveu


Artista da Casa - 4a Edição - Ricardo Iazzetta
NOIVA DESPEDAÇADA - forma e estilhaçamento

No período de 13 a 31 de maio, o TD - Teatro de Dança (instituição vinculada à Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista de Amigos da Arte - APAA) estreia a 4ª edição do programa Artista da Casa, coordenada pelo bailarino e diretor Ricardo Iazzetta: Noiva Despedaçada - Forma e Estilhaçamento.

O Artista da Casa é um projeto do TD que, duas vezes por ano, convida um artista consagrado para elaboração e apresentação de espetáculo inédito no Teatro.  Desta vez, a proposta é o entrelaçamento de discursos artísticos, através de criadores de dança, vídeo e música.

Ricardo Iazzetta dirige, ao lado de Key Sawao, a Key & Zetta e Cia. onde realizam suas criações focadas na pesquisa de linguagens corporais e suas inter-relações, convidando outros artistas para integrarem os processos criativos.

Noiva despedaçada – Forma e estilhaçamento

Ricardo Iazzetta conceitua o projeto: “Reunimos uma serie de ações artísticas que envolve a linguagem da dança, vídeo, culinária, criação de figurino, ambientação do espaço e música, para, a partir da figura da noiva, questionar um possível esvaziamento de sentido do ritual e dos mitos na sociedade contemporânea”.

Nessa nova edição do Artista da Casa, o projeto contempla dois momentos essenciais do processo de criação:a Construção Aberta e as Performances.

Construção Aberta

Construção Aberta é uma parte do projeto Noiva Despedaçada - Forma e Estilhaçamento que abre ao público, em sessões gratuitas, o processo de construção das performances que virão a seguir. Nos dias13 a 1720 e 2127 e 28 de maio, as portas do Teatro de Dança estarão abertas, no horário das 14h30 às 21h, para o público interessado observar a discussão e concepção sobre as performances, o figurino, as cenas, luz, ambientação do espaço. Esse é o conceito de Construção Aberta, parte do projetoEssas sessões públicas criam a possibilidade de aproximar e compartilhar o momento de criação dos artistas com o público.

Performances

As performances acontecem nos dias 22 a 24 e 29 a 31 de maio, à noite. São três performances diferentes propondo uma reflexão poética a partir da imagem da noiva.

“Coquetel das noivas no salão”

Dia 22 de maio, 21h (para convidados)

A performance se desenvolve num coquetel de casamento, realizado no palco do TD. Durante a intervenção cênica, o salão será invadido por noivas, suas aspirações e desejos. O chef convidado Ricardo Pastore, especializado em festas de casamento, estará à frente do cardápio e o poeta e músico Domenico Coiro fará uma intervenção no início da coreografia.

“Vídeos + Solos de Ascese + Receita de Bolo + União dos Opostos”

Dias 23 e 24 de maio – sábado 20h e domingo 18h

Programa envolvendo vídeo arte de Rodrigo Araujo do Coletivo Bijari, dança e performance dos oito bailarinos, apontando poeticamente na direção de uma reflexão sobre o desejo de ascensão, seus percursos, possibilidades e impossibilidades. 

“Noiva despedaçada”

Dias 29 a 31 de maio, sexta 21h, sábado 20h e domingo 18h

Ricardo Iazzetta faz uma incursão na linguagem da dança, do teatro e da performance, numa sequencia de ações físicas, para reconstruir um ambiente e refletir sobre as possibilidades do amor, da união e da existência. Para tanto, o artista recorre a depoimentos e citações sobre o amor sublime, estilhaçando e desenvolvendo formas para investigar a potencia da dinâmica da quebra e reconstrução.

FICHA TÉCNICA

Concepção Geral e Direção Ricardo Iazzetta

Produção e Assistência de Direção Key Sawao

Direção musical “Coquetel das Noivas” Ricardo Iazzetta

Trilha Sonora “solos de Ascese” Daniel Fagundes

Trilha Sonora “Noiva Despedaçada” Felipe Ribeiro e Ricardo Iazzetta

Vídeos Arte “Celebração Áspera Nº1” e Colaboração Artística Rodrigo Araujo

Video Arte “traços mudos que aspiram a ser” Daniel Fagundes

Arquitetura Hideki Matsuka

Iluminação Domingos Quintiliano          

Chef convidado para “Coquetel das Noivas” Ricardo Pastore

Performers Intérprete-criadores Alan Scherk, Daniel Fagundes, Eduardo Fukushima, Eliana de Santana, Erica Tessarolo, Julia Rocha, Key Sawao, Ricardo Iazzetta

Solo “Noiva despedaçada” Ricardo Iazzetta

Palestrante performer Domenico A. Coiro

 

SERVIÇO

13 a 17 de maio

“CONSTRUÇÃO ABERTA”

Quarta a domingo - 14h30 às 21h – Entrada Franca – Recomendação 12 anos

 

 

20 a 24 de maio

“CONSTRUÇÃO ABERTA” - dias 20 e 21 de maio - quarta e quinta

14h30 às 21h – Entrada Franca – Recomendação 12 anos

 

“PERFORMANCES” - dias 22*, 23 e 24 de maio - sexta a domingo

Sexta 21h, Sábado 20h e Domingo 18h

 

dia 22 de maio

“Coquetel Das Noivas No Salão”

*só para convidados

 

dias 23 e 24 de maio

“Vídeos + Solos De Ascese + Receita De Bolo + União Dos Opostos”

 

27 a 31 de maio

“CONSTRUÇÃO ABERTA” - dias 27 e 28 de maio - quarta e quinta

14h30 às 21h – Entrada Franca – Recomendação 12 anos

 

“PERFORMANCES” - dias 29 a 31 de maio - sexta a domingo

Sexta 21h, Sábado 20h e Domingo 18h Duração 60 minutos Recomendação 12 anos

“Noiva Despedaçada”, solo de Ricardo Iazzetta

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República - Email:info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado/Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais/ Ingresso:  R$ 4,00 (inteira), R$ 2,00 (meia) para as performances – Grátis para Construção Aberta/ Estacionamento: R$ 15,00 com manobrista/ Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo, a partir das 14h www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

O Teatro de Dança tem apoio da Folha de São Paulo, Alcaçuz, Leonor Flores, Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s. No programa "Prêmio Teatro de Dança", conta com o apoio do SESC São Paulo.


Informações para imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

www.canalaberto.com.br 











Paraná e São Paulo: Natyalaya


Naira de Almeida Prado 
nairap@gmail.com  
escreveu   

Novidades da Natyalaya para você!

-- 
Naira de Almeida Prado
Natyalaya - Escola de Danças Clássicas Indianas
www.natyalaya.com.br



clique na imagem
para
ampliar


Portal da Prefeitura de São Paulo: dança em maio de 2009


Portal da Prefeitura de SP

Dança

Programação para MAIO

BATTLE DOUBLE STYLE 2009
Coord.: Igor Orsolon. Som: DJ Niko.
B’boy e popping são os dois estilos de dança de rua que se encontram neste segundo campeonato realizado no CCJ.  
/ Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro de Arena. Zona Norte. Dia 17, 11h. Grátis

CENA 11 CIA. DE DANÇA
Com Alejandro Ahmed (dir. artístico) e dez bailarinos do grupo. 80 min. Livre.
A companhia catarinense encerra temporada iniciada em abril, na Galeria Olido, apresentando a aula-espetáculo O corpo em questão. Exposição das produções anteriores, Skinnerbox (2005) e Pequenas frestas de ficção sobre realidade insistente (2007), demonstram as definições corporais empregadas pelo grupo.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. Dia 1º, 20h. Grátis

CIA. ARTESÃOS DO CORPO
Dir.: Mirtes Calheiros. Com Andréa Krohn, Ederson Lopes, Elder Ildefonso e outros. Pesquisa musical e sonoplastia: Diogo Soares. 60 min. Livre.
Projeto 10 Anos de Palco e Rua – 1999/2009, que conta com a coreografia Espasmos urbanos e a exposição fotográfica, contemplados pelo 5º Edital do Programa de Fomento à Dança.
A coreografia Espasmos urbanos focaliza um grupo de personagens anônimos, com características da população urbana, configurando uma coreografia/movimentação de palco que evoca a dinâmica da vida em uma metrópole, em cenas que revelam o absurdo de uma vida centrada no movimento da cidade.
Paralelamente à apresentação do espetáculo, a companhia monta, no Corredor da Galeria Olido, a exposição Artesãos - 10 anos de palco e rua. Além de fotos de todas as criações da companhia para o palco e paisagens urbanas registradas pelo fotógrafo Fabio Pazzini, a mostra traz cartazes e materiais diversos que contam a trajetória e a pesquisa de linguagem que o grupo realiza desde 1999, sob a direção de Mirtes Calheiros.
/ Galeria Olido. Centro. Espetáculo na sala Paissandu. De 28 a 31. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Exposição no corredor térreo. De 28/5 a 30/6. 3ª a sáb., das 12h às 21h30. Dom., das 12h às 20h. Grátis

CIA. FRAGMENTO DE DANÇA
Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Érica Tessarolo, Marcos Buiati, Robson Ferraz e outros. 50 min. 12 anos.
Coreografia Beije minha alma, inspirada na vida e obra da artista britânica Tracey Emin, cuja arte é baseada na exposição dos aspectos mais reservados de sua intimidade.  
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 7 a 10. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis

GRUPO PASSO LIVRE 
Dir.: Eliana e Sofia Cavalcante. Com Ana Paula Port, Eliana Cavalcante, Fabio Villardi e Sofia Cavalcante. Trilha original: Cid Campos. 60 min. Livre.
Coreografia Anjo novo, contemplada pelo 4º Edital do Programa de Fomento à Dança. O ponto de partida da pesquisa é a Rua dos Cariris, endereço do espaço-sede da companhia, que fica a um quarteirão dos Largos da Batata e de Pinheiros. O espetáculo reflete a interação dos moradores, trabalhadores e transeuntes do bairro de Pinheiros. 
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 21 a 24. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis

JAM DE DANÇA
Com os dançarinos e coreógrafos: José Romero e Letícia Sekito. Músico: Jorge Peña. 60 min. Livre. 
Tendo os artistas convidados como mediadores, o público pode interagir dançando, tocando um instrumento, cantando ou interpretando uma cena. Na última terça-feira do mês, é apresentado o resultado desses encontros.
/ Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. 3ª. Dias 5, 12, 19 e 26, 12h. Grátis

JAM DE DANÇA DE RUA
Coord.: Igor Orsolon e Alex Silva. Parceria: grupos Stylo Loko e The Funk’s Men. Discotecagem: DJ Nico. 240 min.
A atividade estimula a troca de informações e promove apresentações dos grupos de dança de rua que ensaiam no CCJ.
/ 15 anos. Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – Teatro Arena. Zona Norte. Dia 30, 14h. Grátis

JAM DE DANÇAS URBANAS
Com Frank Ejara.  
Todo o primeiro domingo do mês, ocorre este encontro entre profissionais e amadores de dança de rua para troca de informações e apresentações. Neste mês, a atividade integra a programação da Virada Cultural 2009.
/ Galeria Olido – Vitrine da Dança. Centro. Dia 3, das 14h às 18h. Grátis 

O QUE É DANÇA
Com as Cias. 1 e 2 do Balé da Cidade de São Paulo. 
Apresentações de espetáculos didáticos. 
/ Balé da Cidade de São Paulo (sede). Centro. Dia 12, 13 e 14, 9h. Grátis

TRILHOS NÚCLEO DE DANÇA
Coreografia e dir.: Lara Dau Vieira. Com Daniela Dini, Débora Furquim e Lara Dau Vieira. Músicos: Bocato, Ary  Rolland, Crys Galante, Gileno, Marcio Negri, Rubens Faria e Victor Cabral. 60 min. Livre.
Coreografia Hidrogênio. O trabalho transpõe para a dança contemporânea questões ambientais da atualidade, abordando a dificuldade das comunidades em conciliar desenvolvimento e  preservação ambiental. O espetáculo estabelece parceria com o compositor Bocato.
/ Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 14 a 17. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis

O FEMININO/MASCULINO NA DANÇA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO / SALA PAULO EMÍLIO SALLES GOMES / CENTRO / DE 28/5 A 21/6 / 5ª A SÁB., 21H / DOM., 20H / 12 ANOS / GRÁTIS

Coreografias apresentadas em anos anteriores nas mostras O Feminino na Dança e O Masculino na Dança são reencenadas com o olhar de hoje.

LILITH
Dir. e coreografia adaptada de 1996: Holly Cavrell. Com Claudia Millás, Mariza Virgolino e Sara Mazon.  
O espetáculo evoca o lado obscuro da alma feminina. 


IRREGULARIDADES (ESTUDOS III) 
Dir.: Angela Nolf. Pequisa corporal e interpretação: Adriana Coldebella, Beatriz Sano e Larissa Ballarotti.  
A construção cênica do atual estudo tem como imagem a espera e o intercalar do tempo como partida para a composição coreográfica. 


PRESSA
Criação: Cristian Duarte. Com Leandro Berton. 
Espetáculo no qual as freqüências são os elementos em cena, compostas pelo movimento, pela iluminação, pelo som e pelas imagens oscilantes. A remontagem deste solo conta com a colaboração e performance especial do jovem criador Leandro Berton.
/ 60 min. Apresentações seguidas. De 28/5 a 7/6

SEMANAS DE DANÇA
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO / SALA JARDEL FILHO / CENTRO / GRÁTIS

FALADORES
Cia. Mário Nascimento, de Belo Horizonte. Dança contemporânea. 50 min. Livre.
A coreografia trata da oralidade por meio das diversas formas de comunicação.
/ De 13 a 17. 4ª a sáb., 21h. Dom., 20h

DEVORAÇÃO
Cia. Oito Nova Dança. Dir.: Lu Favoreto. Dir. musical: Andréa Drigo. Criadores-intérpretes: Andréa Drigo, Ciro Godoy, Geórgia Lengos e outros. Dança contemporânea. 60 min. 12 anos. 
Contemplado pelo 4º Edital do Programa de Fomento à Dança, o espetáculo aborda questões como a permissão ao ritual e a relação entre controle e descontrole do movimento. 
/ De 20 a 31. 4ª a sáb., 21h. Dom., 20h



saiba mais