terça-feira, 21 de abril de 2009

Brasília-DF: Pilobolus Dance


JORNAL ALÔ BRASÍLIA


Pilobolus Dance Theatre se apresenta no Brasil
08/04/2009 09h32
Companhia de dança norteamericana, pioneira da dança acrobática, chega ao Brasil em maio para apresentações em seis capitais

Bailarinos que são também acrobatas ou vice-versa - corpos que se fundem a outros ou a materiais inusitados criando formas surpreendentes – tudo isso é uma marca da dança contemporânea, explorada por diversas companhias. Entre todas elas, ninguém o faz de forma tão original ou inovadora quanto o Pilobolus Dance Theatre, até porque, a companhia norteamericana, criada há 38 anos, foi a pioneira no estilo, a grande responsável por uma revolução no cenário da dança moderna.

A companhia chega ao Brasil em maio para surpreender e encantar o público brasileiro. Eles mostram aqui um programa que reúne cinco de suas principais coreografias, criadas em épocas diferentes da trajetória da companhia (a mais antiga data de 1973 e a mais nova é de 2008). Eles se apresentam nos dias 22, 23 e 24 de maio no Vivo Rio, no Rio de Janeiro; no dia 28 de maio no Teatro Cláudio Santoro, em Brasília; nos dias 30 e 31 de maio no Via Funchal, em São Paulo; no dia 03 de junho no Teatro Castro Alves, em Salvador; no dia 05 de junho no Teatro Guaira, em Curitiba; e nos dias 06 e 07 de junho no Porto Alegre Bourbon, em Porto Alegre, numa produção da Dell´Arte Soluções Culturais, com patrocínio da Bradesco Seguros e Previdência.

Fundada por Moses Pendleton (que mais tarde criaria também o Momix) e Jonatham Wolken, o Pilobolus foi o primeiro grupo moderno a juntar à dança técnicas de força física, improvisação cênica e muitos efeitos visuais e de luz, apresentando ao público coreografias abstratas muito diferentes dos então padrões tradicionais da dança. Em 2007 tiveram uma de suas maiores consagrações: foram convidados para se apresentar na cerimônia do Oscar, vista por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, apresentando os filmes indicados ao prêmio principal.

A turnê brasileira do Pilobolus marca a estréia da Série de Dança realizada anuamente pela Dell’Arte Soluções Culturais, que tem marcado a cena cultural brasileira com a realização de grandes espetáculos de música clássica, óperas e balés. Em seus 27 anos de atividade, firmou-se como uma das principais empresas promotoras de evento da América Latina. A empresa apresenta hoje um dos mais sólidos e significativos portfólios de realizações artísticas da América do Sul, com estrelas do porte de Luciano Pavarotti, Jessye Norman, José Carreras, Plácido Domingo, Kiri Te Kanawa, Lorin Maazel, Daniel Baremboim, Simon Rattle, Kurt Mazur, Evgeny Kissin, Max Vengerov, Martha Argerich, Kirov Ballet, Ballet Bolshoi, Ballet da Ópera de Paris, New York City Ballet, New York Philharmonic Orchestra, Maurice Béjart, Antonio Gades, Sinfônica de Berlim, Filârmonica de Viena, MOMIX, Mitslav Rostropovich, Tereza Berganza, Monserrat Caballé, entre centenas de outras atrações.

Serviço:
Brasília 
Local: Teatro Nacional Cláudio Santoro
Data: 28/05/2009 (quinta-feira)
Horário: 21h
Vendas: Teatro Nacional Claudio Santoro: Sala Villa Lobos
Disque: (061) 3325-6256/ 3325-6239
Abertura de vendas: a definir
Preço: R$ 140,00 (preço único)
Meia entrada: Estudante, Clube VIP, Doadores de alimentos (R$ 70,00)
Censura: Livre



saiba mais