quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Rio de Janeiro: I Fórum Dança e Cultura Afro-Brasileira começa nesta quarta-feira na Tijuca


O Dia online
publicou em
17.11.2009

I Fórum Dança e Cultura Afro-Brasileira começa nesta quarta-feira na Tijuca

Rio - No mínimo muito movimento é o que promete o I Fórum Dança e Cultura Afro-Brasileira, de 18 a 20 de novembro, quando se celebra o Dia de Zumbi dos Palmares, no Centro Coreográfico da Cidade, na Tijuca. Oito oficinas de dança, gratuitas, mesas-redondas, além da Mostra Coreográfica de Performance Negra, com 11 apresentações, celebrarão a Consciência Negra. Ao todo, cerca de 100 profissionais, entre estudiosos, coreógrafos e bailarinos, estarão reunidos numa maratona que tem tudo para entrar para o calendário cultural da cidade.

Da abertura, dia 18, às 11h, participarão Jandira Feghali, Secretária Municipal de Cultura, Carmen Luz, Diretora do Centro Coreográfico da Cidade do Rio, Frank Wilson, Professor e chefe do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, Katya Gualter, Coordenadora do Curso de Dança da UFRJ e Tatiana Damasceno, Professora do Departamento de Arte corporal da UFRJ. Em seguida, ocorrerá a performance Orikis, com o músico Carlos Negreiros e a bailarina Isaura de Assis.

A iniciativa concilia em sua realização o Núcleo de Pesquisa em Dança & Cultura Afro-Brasileira, da UFRJ, a Funarte, a Prefeitura do Rio. No Dia de Zumbi, 20/11, último do evento, ocorrerá a Mostra Coreográfica de Performance Negra composta por 11 performances. 

Como, por exemplo, Samba-Dança Gafieira e coisa e tal, parte do espetáculo que a Cia Aérea de Dança estreará em 2010. Outros grupos que se apresentarão são Cia de Dança Rio Maracatu, Grupo de Artes ILÊ OFÉ, Cia de Dança Contemporânea da UFRJ, Geração D’Rua e Cia.Dança do Samba. O Centro Coreográfico fica na Rua José Higino, 115, Tijuca. Mais informações pelo telefone 2570-1247.


saiba mais