terça-feira, 3 de novembro de 2009

São Paulo: Festival Contemporâneo de Dança - 5 a 15 de novembro


Adriana Grechi
escreveu



O Festival Contemporâneo de Dança começa no dia 5 de novembro em São Paulo reunindo artistas de diversos países na Galeria Olido.

 

De 5 a 15 de novembro será realizada em São Paulo a segunda edição do Festival Contemporâneo de Dança, reunindo artistas de São Paulo, Montevidéu, Marraquexe, Lisboa, Montreal, Barcelona e Votorantim.

 

O Festival Contemporâneo de Dança promove um encontro com trabalhos de artistas que investigam linguagens próprias e singulares em dança contemporânea, criadores de diversos países interessados em questionar fronteiras e hábitos perceptivos.

 

O festival trará a São Paulo a diretora artística do coletivo Perro Rabioso de Montevidéu, Tamara Cubas; a performer catalã Sònia Gómez; um dos criadores da dança contemporânea no Marrocos, Taoufiq Izeddiou e o artista Rafael Alvarez de Lisboa. Entre os artistas paulistas estão Sheila Ribeiro, que trabalha em Montreal, Marta Soares, o coletivo O12 e três novos criadores selecionados no projeto Teorema 2009.

 

Os trabalhos acontecem em diferentes formatos: apresentações, oficinas, exposições de processo, ações, encontros públicos e instalações. O festival reúne artistas com longa trajetória, novos criadores e teóricos que discutem formas de "estar em relação", estimulando o espectador nas suas capacidades críticas e criativas, considerando-o como co-participante da experiência artística e entendendo dança como produção de conhecimento compartilhado.

 

Na primeira edição em 2008, o Festival recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) para produção, difusão e formação em dança.

 

Além das apresentações e encontros com os artistas, o festival em 2009 oferece três oficinas gratuitas, "Metodologias e ferramentas para a criação" com Tamara Cubas, "Composição coreográfica" com Taoufiq Izeddiou e "Processos e Contextos" com Fabiana Dultra Britto.

 

A direção artística do Festival Contemporâneo de Dança é dos coreógrafos Adriana Grechi e Marcelo Evelin. A direção executiva é de Amaury Cacciacarro Filho.

 

A segunda edição será realizada no teatro e salas de ensaio da Galeria Olido em São Paulo, com o patrocínio da Caixa Econômica, Oi, Secretaria Municipal de Cultura de SP e apoio do Instituto Oi Futuro, Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Funarte e Secretaria do Estado da Cultura de SP.


SERVIÇO:

Festival Contemporâneo de Dança

Quando: de 5 a 15 de novembro de 2009

Onde: Salas Paissandu, Azul e Café da Galeria Olido

Endereço: Av. São João 473 – Centro

Entrada franca

  

Contato: Amaury Cacciacarro Filho

Telefone: (11) 3569 4447 / 7876 6564

amaury@agenciafractal.com.br