quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dança/TD - Umberto da Silva estréia Cara-Pálida - 14/02



Canal Aberto escreveu:

Teatro De Dança

Programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte)

Com "Cara-Pálida", Umberto da Silva

estréia projeto "Artista da Casa" no TD


"Cara-Pálida", do bailarino e coreógrafo Umberto da Silva, é o trabalho inaugural do projeto "Artista da Casa", que o Teatro Itália, TD - Teatro de Dança apresenta no período de 14 a 17 de fevereiro (quinta a sábado, às 20h, domingo, às 18h).

A partir dessa primeira investida, o projeto pretende escolher, semestralmente, por curadoria, um artista para produzir sempre uma obra inédita, com estréia em temporada especial.

"Cara-Pálida" dá continuidade à pesquisa iniciada por Umberto da Silva em 1988, com "O Homem que não Botava Ovo", e que se desenvolve ao longo de suas criações ("Tambores, suor e lágrimas", "Vinganças", "Tristão e Isolda", "Stress sob as Estrelas", "Cachorro sem Dono", "Súbito Prazer", entre outros trabalhos), como investigação do universo masculino ocidental. O espetáculo se constrói no compromisso com a cena contemporânea, focando, por vezes com certa ironia, o indivíduo e sua responsabilidade em administrar as escolhas que faz diante de seus medos e incertezas.

Umberto da Silva fala sobre esse novo trabalho: "'Cara-Pálida' é um corpo-ocidental domesticado, mas que aceita a utopia como forma regeneradora da sua existência e, portanto, de sua linguagem. Ao aceitar os limites, o espetáculo transcende a própria materialidade e conduz ao resgate da capacidade de restauração de uma percepção sensorial elementar e integral. A natureza do 'Cara-Pálida' revela o não-conformismo no momento em que não se confina exclusivamente no território já conhecido e reconhecível, mas aventura-se por caminhos ainda não explorados, num imanente questionamento. Ao assumir o risco da investigação, a dança desdobra-se em possibilidades compositivas inusitadas, mesmo que, por vezes, de forma quase previsível. 'Cara-Pálida' roteiriza poemas".

A equipe desse novo trabalho é constituída por Suiá Ferlauto na criação do espaço, Daniel Fagundes na trilha e Carlos Gaúcho na iluminação. As fotos são de Gil Grossi, edição de vídeo de Luciana Bortoletto e produção de Elaine Calux.

14 a 17/02Lançamento do Projeto Artista da Casa do Teatro Itália, TD - Teatro de Dança

"Cara-Pálida" - Espetáculo Solo - Artista Convidado: Umberto da Silva

Dur.: 60 minutos. Sem intervalo. 12 anos. 5º a sábado às 20h, domingo às 18h.

Sinopse: "Cara-Pálida" investiga e revolve ritos de passagem e artefatos culturais simbólicos - pistas para desvendar ícones do universo masculino ocidental. Com ironia, foca a responsabilidade individual na administração de escolhas frente a medos e incertezas.

Umberto da Silva: Bailarino, coreógrafo, pesquisador-professor, Umberto da Silva é premiado artista da cena paulista. É assistente de direção da Escola Municipal de Bailado de S. Paulo e professor do curso Artes do Corpo/PUC-SP.

Ficha Técnica

Concepção, Criação e Interpretação: Umberto da Silva Cenografia: Suiá Ferlauto Iluminação: Carlos Gaúcho Trilha Sonora: Daniel Fagundes Edição de Vídeo: Luciana Bortoletto Fotos: Gil Grossi Produção Executiva: Elaine Calux

Teatro Itália, TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República

E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais / C.C. Visa e Visa-Eletron / Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada.

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - quarta a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingresso.com

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br

Nenhum comentário: