terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

É Mímica Sim, mas canta, fala e grita!!!! Cia. Luis Louis estréia 4 espetáculos


Canal Aberto – www.canalaberto.com.br - escreveu:

Cia. Luis Louis lança o

MANIFESTO DA MÍMICA TOTAL

Após dez anos de extensa pesquisa, a Cia Luis Louis lança

o conceito, INÉDITO, de Mímica Total


A Cia. Luis Louis realiza de 16 de fevereiro a 30 de março, no Centro Cultural São Paulo, com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura, o Manifesto da Mímica Total.



O Manifesto vem ao encontro do resultado da pesquisa realizada pela Cia há mais de dez anos, que desemboca agora numa conceituação inédita da arte da mímica. Para tanto, a companhia ressalta que a mímica é sempre lembrada pelo rosto branco e pelo silêncio de seu intérprete. Mas essa é a pantomima, tão popular que muitas vezes gera confusão e identificação com o conceito da Mímica. Na pantomima, o ator é silencioso, com rosto pintado de branco, luvas, executando ilusões no espaço, normalmente com caráter cômico. Mãos e rosto são os pontos centrais da expressão. Seu mais popular artista é Marcel Marceau, morto recentemente aos 84 anos de idade, famoso por dar vida ao Bip, o palhaço que trazia uma singela flor no chapéu.

Mas agora, com o Manifesto da Mímica Total, esta forma de arte se revela de maneira mais ampla e inédita no Brasil e no mundo. A Cia. Luis Louis vem mostrar que a mímica fala, canta, grita e permite uma expressão muito potente e refinada, sem deixar de ser lúdica e popular. Na Mímica Total o ator ativa o máximo de energia vital e está totalmente envolvido com a criação. A afirmação da vida de uma maneira intensiva, positiva e alegre é parte integral dessa proposta. É a junção total, geral e irrestrita do corpo, da voz e da mente.

LUIS LOUIS

No Brasil, a mímica, muito associada ao Teatro Físico, tem como um dos expoentes o ator e diretor Luis Louis. Em 1997, Luis Louis voltou de uma temporada de cinco anos na Inglaterra, onde estudou Mímica e Teatro Físico com Desmond Jones, Steven Wasson e Corinne Soun. Para exemplificar o nível de qualidade do trabalho de Louis, a página oficial na internet do mestre Desmond Jones (http://www.dilly2.demon.co.uk/school.htm), cita apenas três nomes de ex-alunos que se destacaram entres milhares que passaram por lá, vindo de mais de 50 países. Um deles é Luis Louis.

A partir de 1998, Louis estabeleceu parceria com Lene Bastos e a partir de 2000 entrou em contato com as Ciências Cognitivas por meio de Christine Greiner e isso foi determinante nas pesquisas realizadas na época pelo grupo. De lá para cá, já foram produzidos os espetáculos "Linhas Cruzadas", "Mentecapta" e em 2003, "Brasil Deportado", espetáculo que teve várias temporadas em São Paulo. Depois vieram "Revistando 2003" e "Elas, Delas, Para Elas".

Em 2002, Luis Louis foi o orientador de Mímica do Projeto Solos do Brasil. Nessa ocasião, concretizou-se definitivamente a parceria com Silvana Abreu, que além de atriz, também foi idealizadora e produtora desse projeto focado no estudo do Teatro Essencial. No mesmo período, também se deu o encontro da Cia. Luis Louis com o filósofo Luiz Fuganti e seus questionamentos sobre a arte e o problema da expressão.

Em 2005, Luis Louis fez a preparação de mímica para Stênio Garcia, Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Ricardo Blat e todo o elenco da minissérie "Hoje é Dia de Maria - 2° Jornada", levando o conceito da Mímica para a estética do audiovisual.

Enfim, depois de vários anos se aprofundando na pesquisa do Teatro Físico, foi no início de 2006 que a Cia chegou a um momento significativo de transformação, de salto qualitativo da pesquisa, que convergiu na integração entre filosofia, ciências e arte, entendendo a Mímica como ato de corporificação da vida, e não só como um gênero estético. O corpo agora é entendido como o próprio pensamento. Nasce aí o conceito da Mímica Total.

Atualmente Luis Louis também é responsável pela cadeira de Mímica e Teatro Físico na Faculdade de Comunicação e Artes do Corpo da PUC-SP.

MÍMICA TOTAL

Todo o evento Manifesto da Mímica Total está baseado na pesquisa da Mímica Total, que é um mergulho nos conceitos do Teatro Físico, em união com pesquisas recentes das ciências cognitivas e da filosofia. É um aprofundamento na idéia do ato total, que integra pensamento, corpo e voz na figura do ator-criador. Entende a mímica como ato de corporificação da vida, que se manifesta tanto objetivamente (como na Pantomima), como subjetivamente (Mímica Moderna), sem divisões entre razão e emoção. O corpo não é mais considerado um instrumento/máquina a serviço da mente, mas é o próprio pensamento.

É total porque integra os vários gêneros da mímica, criação e obra, corpo e voz, razão e emoção, mente e corpo, indivíduo e coletivo, visível e invisível. É mímica porque é corporificação, é afirmação de um acontecimento, é ação, é criação, é afirmação da vida.

O Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total reúne oito artistas-pesquisadores da Cia. Luis Louis para uma pesquisa contínua, cotidiana e aprofundada sobre Mímica Total. O grupo se inspira na linha francesa de pesquisadores - Jacques Copeau, Etienne Decroux, Jean Louis Barrault, Jacques Lecoq; – em união com os mestres da linha russa – Stanislavski, Meyerhold, se estendendo a Grotowski e Eugênio Barba; – além do brasileiro Luis Otávio Burnier, todos eles envolvidos em processos longos e continuados, com resultados extremamente valiosos, ricos e duradouros, que repercutem pelo mundo todo até hoje.

ESPETÁCULOS

No dia 16 de fevereiro, sábado, estréia o espetáculo "Sistema Nervoso". Na peça, um lutador cai nocauteado na lona após um duro golpe. Seu sistema nervoso entra em pane, é como se houvesse um corte súbito de energia. Durante alguns segundos ele tenta recuperar sua consciência. Sem conseguir diferenciar sonho de realidade e correndo o risco de morte, ele é bombardeado por emoções e questionamentos sobre sua vida, seus desejos, sua força e seus medos. Em "Sistema Nervoso" a montagem é baseada na movimentação dos personagens de histórias em quadrinhos. Direção, Criação e Atuação: Luis Louis e André Capuano. 16/02 a 22/03, sábados, às 21h.

No dia 17 de fevereiro, domingo, estréia o espetáculo "Risco de Vida". Com atuação de Silvana Abreu, a peça conta uma trajetória do ser humano desde sua infância até a idade adulta. Nesse momento, teoricamente, está pronto para se tornar engrenagem no mundo. Mas algo ainda pulsa nos subterrâneos do seu corpo domesticado, a poesia ainda manda sinais de um mundo abafado. Chega o momento da escolha fatal: permanecer no mundo confortável e seguro ou arriscar-se na travessia para o impossível. No momento de encarar o risco de vida, a alegria será seu grito de resistência. Texto, concepção e atuação: Silvana Abreu, coordenação: Luis Louis, assistência de direção: André Capuano. 17/02 a 23/03, domingos, às 20h.

No dia 22 de fevereiro, sexta, estréia o espetáculo "Sintoma". As atrizes Ângela Sassine e Paula Petreca encenam a mesma persona e suas dicotomias: uma dama, respeitada, digna, que é abalada por um sintoma desconhecido. Ela está num consultório e, obrigada a aguardar na sala de espera, depara-se com seus desejos e valores. Ela entra em um embate cômico, pois quanto mais ela atira para longe seus anseios, mais rapidamente eles retornam, num jogo de perturbação constante. Texto, concepção e atuação: Ângela Sassine e Paula Petreca, direção: Silvana Abreu. 22/02 a 21/03, sextas, às 21h.

No dia 23 de fevereiro, sábado, estréia o espetáculo infantil Missão Super Hiper Importante. Lene, Marcelo e Jojô são três amigos que sabem brincar com a imaginação, e assim, vivem grandes aventuras sem sair de casa. Um dia o trio vai para uma ilha deserta em uma missão super hiper importante: encontrar um livro encantado que irá revelar um grande segredo. Nessa ilha, como num desenho animado, eles cantam, dançam, brincam e vivem histórias emocionantes como conversar com peixes no fundo do mar, dançar com o vento no topo de uma grande montanha, enfrentar animais ferozes na floresta e muito mais... Elenco e criação: Jô Rodrigues, Lene Bastos e Marcelo Pessoa, coordenação: Luis Louis, texto: Lene Bastos. 23/02 a 30/03, sábados e domingos, às 16h.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Patrocínio: Prêmio Myriam Muniz / FUNARTE – PETROBRAS

Realização: Estúdio Luis Louis & Cooperativa Paulista de Teatro

Coordenação Artística: Luis Louis

Equipe de Criação: Cia. Luis Louis

Mímica Total e Teatro Físico: Luis Louis

Filosofia: Luiz Fuganti

Ciências Cognitivas: Christine Greiner

Ballet: Paula Petreca

Figurino: Fause Haten

Figurino do espetáculo "Sintoma": Bruna Petreca

Programador visual: Josiel Bastos

Criação de luz: Luis Louis

Sonoplastia: Fernando Mastrocolla

Assessoria de Imprensa: Canal Aberto

Direção de Produção: Lene Bastos e Silvana Abreu

Assistente de produção: Natalia Lopes

Produção: Estúdio Luis Louis

Fotos: Ângela Sassini e Beto de Faria

Vídeos: Beto de Faria

Atividades Extras

Oficina de Mímica Total, com a Cia. Luis Louis

21 e 28/02, 06 e 13/03 - quintas, 16h00 às 18h00

Mesa Redonda com a Cia. Luis Louis, Luiz Fuganti e Christine Greiner

28/02 - quinta - 20h00

Aula Espetáculo com Luis Louis

20/03 - quinta – 20h00

Manifesto da Mímica Total

16/02/2008 a 30/03/2008

dias e horários: Sistema Nervoso: a partir de 16/02 até 22/03 - sábados às 21h.

Risco de Vida: a partir de 17/02 até 23/03 - domingos às 20h.

Sintoma: a partir de 22/02 até 21/03 - sextas às 21h.

Missão Super Hiper Importante: a partir de 23/02 até 30/03 - sábados e domingos às 16h.

bilheteria (horário de funcionamento): uma hora e meia antes dos espetáculos.

ingressos: 10,00 e 5,00 - estudantes, aposentados, idosos acima de 60 anos, deficientes e professores da rede estadual.

preço popular R$ 1,90: 29/02, 01/03 e 02/03

local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho - R. Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo/SP - Tel.: (11) 3383-3400

Website: www.cialuislouis.com.br

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br

Nenhum comentário: