quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Sou Brasileiro e Não Existo Nunca



Canal Aberto
<canal.aberto@uol.com.br> escreveu:

Sou Brasileiro e Não Existo Nunca - Cristian Duarte e Telma Bonavita no TD
22 a 24/02: "Show: Sobre O Que A Gente Vê (Volume 1)"


"Show: Sobre O Que A Gente Vê (Volume 1)"

no TD dias 22 a 24 de fevereiro

"Sou Brasileiro e Não Existo Nunca"

Cristian Duarte

O Teatro Itália, TD - Teatro de Dança apresenta no período de 22 a 24 de fevereiro (sexta e sábado, às 20h, domingo, às 18h) o espetáculo "Show: Sobre O Que A Gente Vê (Volume 1)", criado pelos coreógrafos Thelma Bonavita e Cristian Duarte.

Primeiro fruto do coletivo Non-Place - criado pela dupla para o desenvolvimento de ações culturais com o objetivo de estimular o pensamento crítico -, o espetáculo tem como questionamento central a construção da subjetividade nos contornos culturais em que vivemos, e que dão base para a criação de senso comum, a exemplo do que é ser "brasileiro". A proposta é quebrar o imaginário coletivo criado a partir do senso comum, e explorar corporalmente essas questões.

No palco, Cristian e Thelma abrem mão de cenários e têm o corpo como figura central, usando idéias coletadas para questionar a percepção e definições de subjetividades. "Sei que é impossível ter controle sobre o que as pessoas percebem e tentam definir, mas podemos questionar essa percepção e reorganizar essa construção, sem impor uma definição fixa", diz Thelma, acreditando que o grande mérito do espetáculo é levar ao público esse "entendimento" crítico por meio do corpo.

Thelma Bonavita estudou como convidada na SNDO (School for New Dance Development) - Amsterdã/Holanda (1997-98), na USP (Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes), de 1989 a 1991 o Método LABAN e, de 1983 a 1991 dança clássica no Ballet Stagium, período no qual teve contato com diversas técnicas: a dança contemporânea, consciência corporal e eutonia. Bonavita recebeu o prêmio coreógrafa revelação APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1995 e também o prêmio MAMBEMBE como diretora revelação em 1989. Foi uma das criadoras e fundadoras do estúdio NOVA DANÇA em1995 e trabalhou junto ao estúdio durante dois anos – período que recebeu o MAMBEMBE 96 e o prêmio APCA 97 pelo evento Terças de Dança produzido pelo estúdio. Integra o Centro de Estudos do Corpo - CEC, orientado por Helena Katz, PUC-SP( Universidade Pontifícia Católica) - São Paulo.

O coreógrafo e bailarino brasileiro Cristian Duarte graduou-se em 2002 na Escola P.A.R.T.S , de Anne Teresa de Keersmaeker, em Bruxelas – Bélgica. Realizou colaborações com Cia. Nova Dança/SP, Shani Granot, Peter Fol, Lynda Gaudreau, Paz Rojo, Fabiana D. Britto e Thelma Bonavita. Duarte já participou de diversos festivais internacionais, como na Áustria, Holanda, Bélgica, França, Portugal e Brasil. Dentre os prêmios que recebeu, está o Bonnie Bird Choreography Award (Londres).

De 22 a 24 – Dur.: 45 minutos. 12 anos. 6ª a sábado às 20h, domingo às 18h.

"Show: Sobre O Que A Gente Vê (Volume 1)"

De Cristian Duarte e Thelma Bonavita

Sinopse: ao transitar por metáforas, a dupla questiona as condições que nos torna o que somos. O trabalho é desdobramento e continuidade de pesquisa iniciada em 2006, por meio do espetáculo Médelei (Eu Sou Brasileiro (etc} e Não Existo Nunca).

"Show: Sobre O Que A Gente Vê (Volume 1)", discute percepção e subjetividade nos contornos culturais em que vivemos. Nossas percepções e experiências em constante processo de negociação com o ambiente, sem anestesia, sem estrutura estável, entre incongruências, incompatibilidades e radicais diferenças.

Ficha técnica:

Concepção, criação e performance: Cristian Duarte e Thelma Bonavita Iluminação: André Boll Consultoria musical: Jackson Araujo Edição da trilha: Cristian Duarte Apoio: PAF (pa-f.net) Fotografia: Annick Donkers Produção: non-place.org Agradecimento: Beto Grimaldi

Teatro Itália, TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República

E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br

Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557

Capacidade: 278 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais / C.C. Visa e Visa-Eletron / Estacionamento R$ 15,00 com manobrista.

Ingressos: R$ 4,00 e meia-entrada.

Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - quarta a domingo: a partir das 14h

www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

www.canalaberto.com.br






Nenhum comentário: