quinta-feira, 8 de maio de 2008

[Cachuera] CARIMBÓ NA REVISTA RAIZ



Isaac Loureiro <quintino_vive@yahoo.com.br> escreveu:


Assunto: [Cachuera] CARIMBÓ NA REVISTA RAIZ


Olá, tod@s.

A Revista RAIZ, especializada em cultura brasileira, publicou hoje em seu portal uma entrevista sobre a campanha pelo registro do Carimbó como patrimônio imaterial do Brasil. A entrevista faz parte de uma série de reportagens sobre Patrimônio Imaterial que a revista está realizando.

Quem quiser conferir, pode acessar por aqui.

Isaac

Leia trecho:

A luta de um patrimônio
Por Revista RAIZ.
14 de abril de 2008
O Portal RAIZ. continua a investigação sobre a importância do Patrimônio Imaterial na cultura de um povo.

Por Thereza Dantas

"O Carimbó é o gênero musical tradicional mais conhecido do Pará, cuja manifestação ocorre há mais de dois séculos em quase todas as regiões do Estado, sendo considerado um elemento fundamental da identidade cultural de nosso povo", afirma Isaac Loureiro. Resultado da formação histórica e cultural das populações da Amazônia, sua perenidade e resistência deve-se principalmente a processos de transmissão oral e a modos de vida tradicionais preservados pelas comunidades do litoral e do interior paraense, dentro de seu contexto social, cultural e ambiental.

A seguir a entrevista completa com o pesquisador Isaac Loureiro sobre o Carimbo, suas raízes e a importância do registro junto ao IPHAN para manter essa manifestação viva. Saudações carimbozeiras ao movimento!


Portal RAIZ.: Quais são as raízes do carimbó?
Isaac Loureiro: O carimbó é a música e dança tradicional paraense por excelência. Suas raízes, segundo historiadores e cronistas, estão ligadas à cultura indígena e negra da Amazônia desde o século 18.

[continua...]


Você pode contribuir para o registro do Carimbo como Patrimônio Imaterial. Basta enviar seu nome completo, número do RG, Entidade/Grupo, Município/Estado Telefone e E-mail para o e-mail: carimbopatrimonioculturalBR @gmail.com
Para mais informações os fones 91 - 9995-4422 (Isaac) ou&nbsp 91 - 8159-0594 (Solange)



Nenhum comentário: