Premiados no TD
O Teatro de Dança apresenta, de 20 a 25 de maio, alguns dos ganhadores do prêmio PAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura. Esse programa, criado em 2006, tem como objetivo é disponibilizar recursos financeiros públicos para atender demandas da sociedade civil na produção artístico cultural.
Dias 20 e 21 de maio, o TD apresenta “Sob Neblina”, com concepção, direção e coreografia de Raquel Ornellas de São Paulo.
Em “Sob Neblina” Raquel Ornellas busca a fusão da água com o tempo. A abordagem parte do solo Labirinto d’água, criado e interpretado por ela anteriormente, em que persegue a idéia de nascimento e renascimento após o afogamento da personagem – mítica Ophelia de Shakespeare. A questão agora é ampliar a idéia da Ophelia no corpo de três intérpretes, o que sugere imediatamente a dispersão dos tempos contidos quando há uma única perfomer. Se a água tem o poder de ultrapassar e superar os bloqueios e se amoldar em diferentes formas numa fluidez sem fim, o tempo por sua vez pode se dividir em instantes, em períodos em estações, em momentos, em divisões infinitas. Três bailarinos geram uma obra de contínua exploração de movimento entre o tempo e o fluxo da água.
Dias 22 e 23 de maio estréia “Traçado Dentro” com concepção e direção de Marize Piva, de São Paulo.
“Traçado Dentro” é o resultado da experiência física e sensorial provocada pela visualização das obras plásticas Escritos, de Hartwig Burchard. Sinais gráficos, sobreposições de linhas e pinceladas são a fonte para o trabalho inventivo do movimento expressivo. Os corpos transportam-se ao universo emaranhado das imagens das telas e, as inúmeras interpretações e abordagens trazem a idéia da urbanidade como motivação e investigação dos movimentos. Sonoridades, fluxos, trânsitos, complexidade, comunicabilidade e tudo o que representa a vivência e os vestígios da vida contemporânea compõem as ‘histórias em farrapos’ contidas nas cenas. Marize Piva é bailarina com curso superior de Artes Corporais na Unicamp, fez aperfeiçoamento na Escola Peter Goss de Dança Contemporânea, em Paris. Desenvolveu projeto na Espanha com recursos da bolsa virtuose oferecida pelo Ministério da Cultura do Brasil. Coreografou e dançou o espetáculo AL NA'IR.
Nos dias 24 e 25 de maio dois solos: “Alvéolos”, com concepção, criação e performance de Tatiana Melitello e “Memorial do quarto escuro” estréia do solo criado e interpretado por Edson Calheiros, ambos de São Paulo.
“Alvéolos” - Observando reações e sensações, Alvéolos explora a necessidade de re-organizações internas temporárias e as mudanças constantes do grau de permeabilidade deste corpo no ambiente urbano. Graduada em Comunicação Social, desde 1999 Tatiana atua como bailarina e pesquisadora de dança contemporânea. Em 2000, estudou no Park Studio/ Henny Jurriens Foundation, em Amsterdã; em 2003 desenvolveu o solo Amba com a ajuda de Zélia Monteiro; em 2005 criou o solo a troco; em 2006 teve parceria de Key Sawao e Ricardo Iazzetta em poemas para dançar. Desde 2004 é intérprete-criadora do Núcleo Artérias, dirigido por Adriana Grechi, nos espetáculos Porque nunca me tornei um dançarino (prêmio APCA em pesquisa em dança) e Ruído 5.1. Em 2008 foi contemplada pelo PAC para pesquisa e criação em dança.
Em “Memorial do quarto escuro” o quarto é o sítio da intimidade onde se encarnam memórias, angústias, desejos e esperanças, onde cada um está à mercê de sua consciência, e qualquer tentativa de aparência é inútil. Memorial do quarto escuro são fragmentos íntimos na busca de ser inteiro. Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Edson Calheiros iniciou seus estudos em dança em 1994 com professores como Sacha Svletoff (dança clássica) e João Andreazzi (dança contemporânea). Integrou a Cia. Corpos Nômades, dirigida por Andreazzi entre 2002 e 2005. Estreou em 2005 como criador/intérprete em Recluso c.3.3, no projeto O Masculino na Dança do Centro Cultural São Paulo. No mesmo ano, atuou no espetáculo Pretexto, de Rui Ricardo, em que também cuidou da preparação corporal dos atores. Atualmente, integra o elenco da Cia. Borelli de dança contemporânea.
Maio/ 2008
SERVIÇO
20 e 21 de maio - duração: 60 min, livre, ter e qua, 18h
“Sob Neblina”
Concepção, direção e coreografia: Raquel Ornellas/SP
Bailarinos Douglas Emílio, Fernanda Mascarenhas e Laís Marques
Preparação vocal Ana Carolina Martins
Música Laércio Resende
Figurino e Cenografia Tereza Monteiro
Iluminação Hamilton Sbrana
Produção Geral Raquel Ornellas
Designer-bailarina Fernanda Mascarenhas
Espetáculo realizado com o apoio do PAC/2007 - Secretaria Estadual da Cultura. Governo do Estado de São Paulo.
22 e 23 de maio - duração: 45 min, livre, qui e sex, 20h
“Traçado Dentro” - estréia
Concepção e direção: Marize Piva/SP
Direção geral: Mônica Sucupira
Intérpretes: Marize Piva e Mariana Sucupira
Vídeo: Tika Tiritilli
Edição de vídeo: Imagens Nômades
Trilha sonora: Daniel Maia
Luz: Márcio Aurélio
Figurino: Dhel Persanto
Realização: Cia Lambe-lambe de Teatro e Afins
Produção: Anderson do Lago Leite
Espetáculo realizado com o apoio do PAC/2007 - Secretaria Estadual da Cultura. Governo do Estado de São Paulo.
24 e 25 de maio - duração: 75 min, com intervalo, livre, sáb 20h, dom, 18h
“Alvéolos” - solo
Concepção, criação e performance: Tatiana Melitello/SP
Trilha Sonora: Mano Bap
Videocriação: Eduardo Verderame, José Luiz Sampaio, Rodrigo Barbosa de Souza
Iluminação: Décio Filho
Montagem e Assistente de Iluminação: Manuel de Oliveira
Foto e projeto gráfico: Edson Kumasaka
Apoio: Núcleo Artérias (Adriana Grechi, Dudu Tsuda, Karina Ká, Lua Tatit, Rodrigo Gontijo, Ricardo Rodrigues), Natália Fujita e Juliana Moraes
Apoio de produção: Amaury Cacciacarro Filho
“Memorial do quarto escuro” – estréia em SP – solo
Criação e Interpretação: Edson Calheiros/SP
Cenografia e intervenções: Gustavo Ayala
Direção: Nana Pequini
Projeto de Luz: Rui Ricardo Diaz
Espetáculo realizado com o apoio do PAC/2007 - Secretaria Estadual da Cultura. Governo do Estado de São Paulo.
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República
E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares/Ar-condicionado
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14h
www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Canal Aberto – 11 6914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário