sexta-feira, 25 de julho de 2008

Cisne Negro no Teatro Municipal de São Paulo


Canal Aberto
canal.aberto@uol.com.br
escreveu


LOGO PETROBRAS HORIZ

Apresenta

 

Cisne Negro dança “Entre Trilhas e Tramas”

                                                                                    

Músicas de Ney Rosauro, Lenine e Mestre Ambrósio dão o tom da brasilidade

 

Caixa de texto: A Cisne Negro Cia. de Dança lança no dia 1 de agosto de 2008, no Teatro Municipal de São Paulo, o projeto Reciclando Sonhos, projeto piloto de ação sócio-educativa. Em parceria com o Centro Assistencial Cruz de Malta e patrocínio do Fleury Medicina e Saúde, a companhia atenderá 40 jovens, de segunda a sexta-feira, durante 10 meses. Esses jovens aprenderão teatro/dança, cenografia, cidadania, artes, música e moda.          A Cisne Negro Cia. de Dança apresenta-se no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de agosto com o espetáculo “Entre Trilhas e Tramas”. No palco, as coreografiasTrama (Rui Moreira), Trilhas (Antonio Gomes) e Revoada (Gigi Caciuleanu). Aos quase 31 anos de existência e sob a direção de Hulda Bittencourt, a companhia traz para o palco coreografias de:

A companhia retorna à cidade depois de uma turnê pelaAmérica do Sul, tendo recebido excelentes críticas e um caloroso público que lotou os teatros Presidente Alvear, em Buenos Aires, El Circulo, em Rosário, na Argentina e o Solis, em Montevidéu, no Uruguai.

 

“É uma homenagem ao Brasil, a colorida alegria que demonstram seus habitantes. O coreógrafo Rui Moreira uniu o ritmo e o humor para tecer uma “trama” complexa pela variedade de seus personagens, apoiada pelo excelente vestuário concebido por Eduardo Ferreira. Espontaneidade, energia e virilidade são três características demonstradas nessa terceira visita a Buenos Aires”.

Patrícia Casãnas – La Prensa – Argentina- 16/03/08

 

“Nesta coreografia Cisne Negro mostra a marca de sua origem, sua disciplina e o esplendor de sua energia, um justo equilíbrio entre o acadêmico e o popular”.

Néstor Tirri - La Nacion – Argentina – 13/03/08

 

 Cisne Negro é uma das mais interessantes do Brasil. Em suas obras convivem pacificamente a linguagem tradicional da dança acadêmica e as experiências da dança contemporânea, sempre em busca de um transcendente discurso formal e contido para a dança de nossos dias”.

Eduardo Giorello – Diário El Dia – Argentina – 15/03/08

 “O grupo mostra uma técnica magnífica, com grande expressividade artística, funcionando com homogeneidade. Seu sucesso e longevidade estão baseados nos aspectos técnicos (...) além de seu repertório extenso e extraordinariamente variado”.

Fernando Manfredi – Diário de El Pais – Uruguai – 24/04/2008

 A diversidade, marca constante da companhia Cisne Negro, se agrega à linguagem contemporânea e à proposta de formação de novas platéias, daí resultando em espetáculos acessíveis e contemporâneos.

Coreografias

·         Trama - A coreografia Trama, com direção de Rui Moreira, explora elementos populares do imaginário brasileiro por meio de músicas de Lenine e Mestre Ambrósio. Em Trama, o Cisne Negro aposta no que está além das aparências, investe nas implicações emocionais e faz um tributo ao caldeirão cultural brasileiro. "É um espetáculo inspirados na nossa cultura, com um tratamento bem brasileiro. Na coreografia Trama há música de Lenine e do grupo Mestre Ambrósio, ambos pernambucanos. Tudo numa linguagem contemporânea, que é a nossa linguagem", adianta a diretora do grupo, Hulda Bittencourt.

 

·         Trilhas - Com concepção de Antonio Gomes, a coreografia Trilhas é baseada em duas composições de Ney Rosauro: ‘Rapsódia para Percussão solo e Orquestra, Op. 17.1’ e ‘Concerto para Marimba e Orquestra, Op. 12’. Carioca, Ney Rosauro tem se destacado como um dos mais importantes percussionistas sinfônicos da atualidade. Antonio Gomes, brasileiro, iniciou sua carreira internacional no Ballet du Grand Théâtre de Genève na Suíça. Como coreógrafo, Antonio Gomes pôde trabalhar com renomadas companhias de dança, além de ocupar importantes cargos de direção em teatros de países como: Suíça, França, Alemanha, Áustria, Israel, Argentina, Brasil, Porto Rico e República Dominicana.

 

·         Revoada - Concepção do coreógrafo romeno Gigi Caciuleanu, Revoada reúne duas peças de Stravinsky que têm o fogo como tema: Pássaro de fogo e Trabalhos de fogo“tentando traduzir em dança o processo químico que faz com que o negro (carvão) se transforme em vermelho (fogo, energia), simbolizando um cisne de fogo pleno de energia para uma revoada de mais 30 anos de sucesso”, segundo Caciuleanu.

 

fichas técnicas

"TRILHAS

Concepção, coreografia e desenho de luz: Antonio Gomes

Música: Ney Rosauro

o         Rapsódia para Percussão solo e Orquestra, Op. 17.1

o         Concerto para Marimba e Orquestra, Op. 12

Figurinos: Gustavo Silvestre

Tempo: 33´35”

 

“REVOADA”

Coreografia e Figurinos: Gigi Caciuleanu

Assistente de Coreografia: Dany Bittencourt

Música: Igor Stravinsky

Projeto de Luz: Raquel Balekian

Concepção de Cenografia: Gigi Caciuleanu e Raquel Balekian

Execução de cenografia: Camarim Artigos para Dança

Tempo: 23´04”

 

“TRAMA”

Coreografia: Rui Moreira

Música: Lenine, Marco Suzano, Mestre Ambrósio e temas da coletânea "Música do Brasil"

Projeto de Luz: André Bottó

Cenário: Hilal Sami Hilal

Figurinos: Eduardo Ferreira

Tempo: 22´45”

 

serviço

Teatro Municipal (1.580 lugares).

Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Fone: 3222-8698, Metrô Anhangabaú.

Temporada: 1, 2 e 3 de agosto, Sexta e Sábado 21h, Domingo,17h.

Bilheteria: 10h/19h (seg. a sex.); 14h/17h (sáb.); a partir das 9h (dom.).

Cc.: todos. Cd.: todos.

Ingressos: R$ 10 a R$ 30.

Ingressos à venda pela Ticktemaster pelo fone 011 6846 6000 ou pelo www.ticktemaster.com.br

 

Informações para a imprensa

Canal Aberto – 11 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques - www.canalaberto.com.br

 


Nenhum comentário: