imagem
para ampliar
A SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
homenageia um dos mais férteis e
destacados artistas da dança no Brasil,
Ismael Guiser,
Com o intuito de preservar a memória da produção brasileira de dança e ampliar a atenção que recebe, a São Paulo Companhia de Dança se uniu à Fundação Padre Anchieta e à Pipoca CineVídeo no projeto Figuras da Dança. Trata-se de uma série de programas veiculados pela TV Cultura que enfocam o percurso artístico e a obra de importantes personagens da história da dança no Brasil, com depoimentos, registros audiovisuais e material iconográfico.
Personalidades como Ady Addor, Marilena Ansaldi, Luis Arrieta, Penha de Souza e Ivonice Satie, que abriu o projeto, têm suas carreiras apresentadas, em um rico painel histórico da trajetória brasileira da arte da dança. Esta edição do projeto enfoca o coreógrafo Ismael Guiser, falecido em abril deste ano.
Guiser nasceu em 1927 e, em mais de 60 anos de trajetória profissional, além de construir uma carreira internacional de peso, atuou – como bailarino, coreógrafo ou professor – em quase todas as principais companhias do País, além de ter fundado o Ballet Amigos da Dança e, em 1978, o Ballet Ismael Guiser.
FIGURAS DA DANÇA | Ismael Guiser
Ismael Guiser, nascido em janeiro de 1927, faleceu na manhã de 26 de abril de 2008 em sua residência, na cidade de São Paulo. Argentino de família russa, iniciou sua carreira de bailarino nos teatros Colón e
Em 1948, viajou para a Europa, onde estudou com Probrajenska, Egorova, Kniaseff e Mme. Nora. Dançou na Ópera de Estocolmo e nas companhias de Roland Petit e Jean Guelis, entre outras. A convite do coreógrafo Aurelio Milloss (1906-1988), veio ao Brasil em 1954, para participar do Ballet do IV Centenário. Desde então, fixou residência no País, onde passou a atuar como coreógrafo e diretor.
Era um profissional muito ativo, fosse como criador, maître de ballet ou jurado em festivais e competições. Ismael Guiser se dizia um “operário da dança”: até seu falecimento, além de dirigir e criar para o Ballet Ismael Guiser, era professor na Companhia Cisne Negro e Companhia de Dança de Diadema. Entre suas criações, destacam-se Visions d’aprés mort (1955), Martia (1956), Ge Oho Nerupi (1978), Morte de um pássaro (1960), Gymnopedies (1980), Passacaglia (1985),
São Paulo Companhia de Dança
serviço
Figuras da Dança | Ismael Guiser
dia 03 de julho de 2008, quinta-feira, às 20h,
no Auditório Franco Zampari (Av. Tiradentes, 451 | metrô Tiradentes).
informações e credenciamento:
São Paulo Companhia de Dança | Comunicação – Marcio Junji Sono
Nenhum comentário:
Postar um comentário