terça-feira, 1 de julho de 2008

Homenagem a Ismael Guiser


Marcio Junji Sono
São Paulo Companhia de Dança . Comunicação
comunicacao@saopaulocompanhiadedanca.art.br
escreveu




clique na
imagem
para ampliar


Release

A SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

homenageia um dos mais férteis e

destacados artistas da dança no Brasil,

Ismael Guiser,

em FIGURAS DA DANÇA.

Com o intuito de preservar a memória da produção brasileira de dança e ampliar a atenção que recebe, a São Paulo Companhia de Dança se uniu à Fundação Padre Anchieta e à Pipoca CineVídeo no projeto Figuras da Dança. Trata-se de uma série de programas veiculados pela TV Cultura que enfocam o percurso artístico e a obra de importantes personagens da história da dança no Brasil, com depoimentos, registros audiovisuais e material iconográfico.

Personalidades como Ady Addor, Marilena Ansaldi, Luis Arrieta, Penha de Souza e Ivonice Satie, que abriu o projeto, têm suas carreiras apresentadas, em um rico painel histórico da trajetória brasileira da arte da dança. Esta edição do projeto enfoca o coreógrafo Ismael Guiser, falecido em abril deste ano.

Guiser nasceu em 1927 e, em mais de 60 anos de trajetória profissional, além de construir uma carreira internacional de peso, atuou – como bailarino, coreógrafo ou professor – em quase todas as principais companhias do País, além de ter fundado o Ballet Amigos da Dança e, em 1978, o Ballet Ismael Guiser.



FIGURAS DA DANÇA | Ismael Guiser

Ismael Guiser, nascido em janeiro de 1927, faleceu na manhã de 26 de abril de 2008 em sua residência, na cidade de São Paulo. Argentino de família russa, iniciou sua carreira de bailarino nos teatros Colón e La Plata. Guiser afirmava que na juventude era desajeitado, mas apenas seis meses após começar a dança (tardiamente, aos 18 anos) foi convidado a atuar como solista do Teatro Argentino de La Plata.

Em 1948, viajou para a Europa, onde estudou com Probrajenska, Egorova, Kniaseff e Mme. Nora. Dançou na Ópera de Estocolmo e nas companhias de Roland Petit e Jean Guelis, entre outras. A convite do coreógrafo Aurelio Milloss (1906-1988), veio ao Brasil em 1954, para participar do Ballet do IV Centenário. Desde então, fixou residência no País, onde passou a atuar como coreógrafo e diretor.

Era um profissional muito ativo, fosse como criador, maître de ballet ou jurado em festivais e competições. Ismael Guiser se dizia um “operário da dança”: até seu falecimento, além de dirigir e criar para o Ballet Ismael Guiser, era professor na Companhia Cisne Negro e Companhia de Dança de Diadema. Entre suas criações, destacam-se Visions d’aprés mort (1955), Martia (1956), Ge Oho Nerupi (1978), Morte de um pássaro (1960), Gymnopedies (1980), Passacaglia (1985), La Valse (1986) e Na Floresta (2000). O artista afirmava que “a dança é um mistério”, e a riqueza de seu legado claramente reitera essa compreensão.

São Paulo Companhia de Dança

Criada pelo Governo do Estado de São Paulo através de sua Secretaria de Estado da Cultura, a São Paulo Companhia de Dança é um centro de produção, difusão e apoio sistemático a essa arte. Tem como ação de maior visibilidade a realização de montagens de alta qualidade técnica e artística. Mas a Companhia é também um pólo aglutinador de iniciativas que resguardem a memória da dança e que promovam ampla reflexão ao redor dela. São espetáculos de caráter formador, projetos educativos, edição de publicações artísticas e educativas referenciais e produções audiovisuais que salvaguardem e difundam personagens e momentos fundamentais da história da dança, em especial daquela produzida no Brasil. Integra este segmento o projeto Figuras da Dança. Apoiado pelo PAC Plano de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Figuras da Dança foi concebido por Iracity Cardoso e Inês Bogéa (respectivamente, diretora artística e diretora artística adjunta da São Paulo Companhia de Dança) e é dirigido por Inês Bogéa e Antônio Carlos Rebesco (Pipoca), um dos mais experientes profissionais televisivos brasileiros dedicados às artes cênicas.


serviço

Figuras da Dança | Ismael Guiser


dia 03 de julho de 2008, quinta-feira, às 20h,
no Auditório Franco Zampari
(Av. Tiradentes, 451 | metrô Tiradentes).


informações e credenciamento:
São Paulo Companhia de Dança | Comunicação – Marcio Junji Sono

comunicação.danca@assaoc.org.br | 3333 0910 | 8417 6333

Nenhum comentário: