quinta-feira, 28 de agosto de 2008

INFOATIVO DEFNET 4090 - ARTE SEM BARREIRAS


escreveu

INFOATIVO DEFNET 4090
ARTE SEM BARREIRAS
II Mostra Albertina Brasil de Arte Sem Barreiras
Sergipe
27 a 31 de agosto



InfoAtivo DefNet - nº 4090 - Ano 12 - Agosto de 2008

EDIÇÃO EXTRA

Editor Responsável - Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade (CREMESP 103282)

WWW.DEFNET.ORG.BR

RETRANSMITE E SOLICITA DIFUSÃO NA INTERNET - CAMPINAS, SP - 23/08/08

CULTURA&ARTE&INCLUSÃO&PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Arte Sem Barreiras
Artistas mostram que a arte não tem barreiras na II Mostra Albertina Brasil, que acontece em Sergipe
Reportagem: Claudete Oliveira
Inserida em: 7/8/2008
Entre os dias 27 e 31 de agosto Sergipe sediará a II Mostra Albertina Brasil de Arte Sem Barreiras, com a participação dos grupos: Arte de Viver (São Paulo), Rodart (Bahia), Anjori (Rio Grande do Norte), Companhia Helena Holanda e Funad (Paraíba), Luz do Sol (Sergipe), Marjorie e Jussara Cedro (Santa Catarina), Portadores da Alegria (Rio de Janeiro), Forró Bão Dimais (Minas Gerais), Integrart (Pernambuco), entre outros. Um evento em que músicos, cantores, dançarinos e artistas plásticos mostram que a Arte Não Tem Barreiras.

"O Programa Arte Sem Barreiras promove a arte, a educação e a expressão de jovens e adultos, fortalecendo dessa forma o espírito humano e melhorando a qualidade de vida de todos", diz um dos organizadores e divulgadores do festival Messias Cordeiro. "O objetivo é mostrar para a sociedade o valor que o artista tem, seja ele deficiente ou não."

Considera que a experimentação com a arte incrementa o crescimento pessoal, educativo e profissional. O uso das linguagens da arte por pessoas com deficiência promove sua aceitação e inclusão em todos os aspectos da vida. Sendo universal, a arte é uma linguagem essencial. Permite às pessoas dar respostas ao mundo, ver além de si mesmas e celebrar a diversidade da sociedade humana, construindo pontes entre culturas e gerações.

"O Programa Arte Sem Barreiras propõe o reconhecimento da arte como linguagem superação de barreiras e de aproximação dos diversos grupos culturais para alcançarmos uma sociedade inclusiva. Busca uma compreensão do fazer artístico das pessoas com necessidades especiais integrados a contemporaneidade estética e ao desenvolvimento sócio-cultural do país". (Albertina Brasil).
A ‘II Mostra Albertina Brasil de Arte Sem Barreiras’ acontece de 27 a 31 de agosto nas cidades de Aracaju, Salgado e Nossa Senhora da Glória. O evento que é promovido pela Associação Luz do Sol e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência conta com o apoio do Governo de Sergipe e terá a participação de nove grupos vindos de todo o país.
O Programa Arte Sem Barreiras promove a Arte, a Educação e a expressão de jovens e adultos, fortalecendo dessa forma o espírito humano e  melhorando a qualidade de vida de todos. Ele considera que a experimentação com a Arte incrementa o crescimento pessoal, educativo e profissional. O uso das linguagens da arte por pessoas com necessidades especiais promove sua aceitação e inclusão em todos os aspectos da vida.
Sendo universal, a arte é uma linguagem essencial. Permite às pessoas dar respostas ao mundo, ver além de si mesmas e celebrar a diversidade da sociedade humana, construindo pontes entre culturas e gerações. 
http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=76959&titulo=cidade



Nenhum comentário: