dança - programação de setembro
dias 2, 9, 16, 23 e 30/9
Jam de dança
dançarinos coreógrafos participantes: Luiz Ferron e Patrícia Werneck - músico: Thomas Rohrer e Antonio “Panda” Gianfratti.
Esta ação cênica inspira-se nas Jam Sessions dos músicos de jazz. A proposta central é reunir artistas do corpo (coreógrafos/performers/
(60 min) Terças, às 12h - Entrada franca - Sala Adoniran Barbosa (631 lugares)
O masculino na dança 17ª edição
até 21/9
A 17ª edição de O masculino na dança chega acrescida de dois formatos: um voltado para a Sala Paulo Emilio Salles Gomes e outro voltado para área externa do CCSP. A dança se espraia também para fora da sala de espetáculos.
O formato para o palco contempla a presença de três programas e o formato para área externa, a presença de dois projetos.
Segundo programa
de 3 a 14/9
(45min, 12 anos) - quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h - Entrada franca (a bilheteria será aberta com uma hora de antecedência) - Sala Paulo Emílio Salles Gomes (110 lugares)
Entre contenções
criação e interpretação: Eduardo Fukushima
Um depoimento de contenções corporais.
Outra capadócia
criação e interpretação: Daniel Jaber
Um homem em cena alterna a delicadeza da vida com o delicado momento da morte.
Seqüela
criação e interpretação: Thiago Arruda
O espetáculo questiona de que modo pode-se fazer uso do próprio vocabulário corporal hip hop e, simultaneamente, desvesti-lo sob o impacto de problemas introspectivos.
de 3 a 7/9
A nave II
criação e interpretação: Alexandre Tripiciano
Recorte e desmontagem, justaposição dos materiais, a partir da intervenção sonora ao vivo, de imagens videográficas projetadas, do poema (dito ao vivo e em off) e da movimentação.Tal materialidade nos remete à cultura hippie, mais genericamente à cultura da tolerância, mas pressionada pela tensão inerente aos nossos corpos.
(30min, livre) - Quarta a sábado, às 20h45; domingo, às 19h45 - Entrada franca (não há necessidade de retirar ingressos na bilheteria) - Jardim Suspenso
Terceiro programa
de 17 a 21/9
Eu tenho autorização da polícia para ficar pelado aqui
concepção, direção e performance: Ricardo Marinelli
Uma autobiografia aos pedaços, feita com um tanto de branco e vermelho, de ouro e lingüiça, de esmeralda e vale transporte, com o uso de si como assunto para discutir assuntos nossos.
(60min, 18 anos) - Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h - Entrada franca (não há necessidade de retirar ingressos na bilheteria) - entre o Foyer e a Rampa do metrô
dia 17/9
Performance
com: Célia Gouvêa e elenco
Resultado de uma oficina com bailarinos/intérpretes realizada em agosto no CCSP, esta performance baseia-se em reflexões sobre a obra da artista plástica Lygia Clark e abrirá a exposição Sisudez e alegria, protesto e desbunde - cenas da formação da dança (contemporânea) paulista.
Terça, às 20h - Entrada franca (não há necessidade de retirar ingressos na bilheteria) - Foyer.
Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Sala Jardel Filho (324 lugares) - entrada franca
de 17 a 21/9
Crendices...Quem disse?
grupo: Companhia de Danças de Diadema - participação especial: Grupo Pedra Branca - direção: Ana Bottosso - concepção coreográfica: Ana Bottosso e elenco - elenco: Carolini Piovani, Eloy Rodrigues, Francisco Junior, José Manuel, Juliana Lim, Léo Oliveira, Manuela Fadul, Tatiana Fernandes, Thaís Lima, Ton Carbones, Alexandre Nascimento e Ivan Bernardelli.
A Companhia de Danças de Diadema, aborda as crendices populares que habitam o dia-a-dia do povo brasileiro, tendo como base temática da pesquisa gestual e de movimentação, elementos das danças populares brasileiras, transformadas por meio da visão contemporânea.
Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h - Entrada franca (a bilheteria será aberta com uma hora de antecedência) - Sala Jardel Filho (324 lugares).
de 24/9 a 5/10
Adeus corpo gentil, morada de minha alma
Dança contemporânea.
grupo: Cia. Danças Claudia de Souza - concepção e direção: Claudia de Souza - coreografia: Claudia de Souza (com a colaboração dos intérpretes) - elenco: Anabel Andrés, Claudia de Souza, Cristiana de Souza, Gabriel Bueno, Ítalo Ramos, Janaína Castro, Junior Gonçalves e Kleber dos Santos
Os intérpretes vivenciam diferentes percepções do corpo, do espaço e da dança, despedindo-se de conceitos rotulados pela sociedade e utilizam-se do potencial criativo e cognitivo do qual a arte permite usufruir para encontrar maneiras de se movimentar.
(50min, livre) - Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h - Entrada franca (a bilheteria será aberta com uma hora de antecedência) - Sala Jardel Filho (324 lugares).
cursos e oficinas - programação de setembro:
http://www.centrocultural.sp.
inscrições a partir de 15/9
Ateliê coreográfico: Adeus corpo gentil, morada do meu desejo
orientação: Claudia de Souza
Como parte do Projeto Danças 12 anos, contemplado pelo 4º Programa Municipal de Fomento à Dança, a Cia Danças de Claudia de Souza oferece um ateliê coreográfico sobre o processo de criação do espetáculo Adeus Corpo Gentil, Morada do meu Desejo. A atividade trabalhará a relação entre o desejo e o ato de consumir, tendo o corpo como objeto e criador de impulsos e sensações. Por meio de textos, imagens e sons, os participantes serão orientados a entrar em contato com um universo onde a constante estimulação dos sentidos será o impulso gerador do movimento.
(20 vagas) - inscrições: de 15 a 19/9. Preencher e enviar ficha de inscrição, que estará disponível a partir de 15/9. Divulgação da lista dos selecionados: 24/9 - período da oficina: de 30/9 a 3/10, segunda a sexta, das 14h30 às 17h30 - Sala de Ensaio 1
Dança de salão
O grande baile
orientação: Luiz César Guiselini
Atividade permanente de dança de salão, aberta ao público.
(Sem limite de vagas) - não há necessidade de inscrição - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo telefone 3383-3437 - quartas, das 12h às 14h - Sala Adoniran Barbosa
exposições - programação de setembro:
http://www.centrocultural.sp.
em andamento
Até 14/9
4 décadas de movimento
Em comemoração aos 40 anos do balé da Cidade de São Paulo, o CCSP trás a exposição 4 Décadas de Movimento, idealizada pela diretora assistente da companhia Ana Teixeira, com curadoria da crítica de dança Ana Francisca Ponzio.
A exposição apresenta mais de 300 imagens de coreografias interpretadas pela companhia ao londo de quatro décadas.
Terça a domingo, das 10h às 22h - Foyer.
http://www.centrocultural.sp.
Banco de Imagens de Dança
Durante vinte anos (1977-97) pesquisadores da Equipe Técnica de Pesquisa de Artes Cênicas selecionaram espetáculos de dança, que ocorreram na cidade São Paulo, para serem documentados através de registro fotográfico. Essas imagens, agora expostas, revelam um pouco do que pode ser encontrado no acervo do Arquivo Multimeios. Tais imagens não pretendem contar a história da dança, mas apontar caminhos percorridos, reconstituindo parte de sua memória em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário