terça-feira, 16 de setembro de 2008

Encontro de dança e bem-estar - FIGURAS DA DANÇA - Penha de Souza


Anaik von der Weid 
anaik.weid@xpressonline.com.br 

 e s c r e v e u



Nesta quinta-feira, dia 18, no Auditório Franco Zampari, participantes conhecem a história de Penha de Souza, grande mestra da dança moderna no Brasil. Com esta gravação aberta, a São Paulo Companhia de Dança encerra os cinco episódios que compõem a série Figuras da Dança, no ar em outubro pela TV Cultura.

Penha de Souza, carioca criada em Bauru, em cinqüenta anos de carreira percorreu uma trajetória única, saindo do balé clássico até chegar ao Alongamento Corretivo Postural, método que mistura a dança clássica com terapia de movimento e técnicas de Yoga, RPG e Pilates. Atualmente, os alunos de Penha têm entre 18 e 70 anos e encontram nesta técnica conhecimento do próprio corpo e bem-estar. Como bailarina, Penha dançou em especiais de televisão pela TV Tupi, TV Rio, Record e TV Paulista. Trouxe de Nova Iorque a técnica de Graham e foi coreógrafa no nascimento do Cisne Negro, tendo criado o primeiro espetáculo do grupo: Pulsacíon, em 1977.  Penha de Souza trabalhou e contribuiu para o reconhecimento da dança como profissão no Brasil, foi membro-fundador da Associação Paulista de Profissionais da Dança (APPD), atual Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo.

A série Figuras da Dança já homenageou personalidades como Ismael Guiser (in memorian), Ivonice Satie (1950-2008), Ady Addor e Marilena Ansaldi. O projeto, desenvolvido pela São Paulo Companhia de Dança em parceria com a Fundação Padre Anchieta e a Pipoca CineVídeo, tem como objetivo levar ao público a oportunidade de assistir à gravações de depoimentos de artistas consagrados que contam sua trajetória no campo da dança. A gravação do episódio de Penha de Souza é gratuita e aberta a todos que quiserem conhecer a vida dessa bailarina mais de perto.

Serviço

Figuras da Dança | Penha de Souza

dia 18 de setembro, quinta-feira, às 20h

Auditório Franco Zampari

[Av. Tiradentes, 451 | metrô Tiradentes]


Participação de Hulda Bittencourt, Cláudia de Souza, Gaby Imparato, Cláudia Mello e Neusa Barbosa.

Entrada gratuita

Credenciamento: 11 3224 1380

Outras informações,

Anaik von der Weid
XPress Assessoria em Comunicação

(11) 3054-9789

(11) 7857-0180
anaik.weid@xpressonline.com.br






Nenhum comentário: