terça-feira, 30 de setembro de 2008

GRUPO GRIAL DE DANÇA estréia no Rio de Janeiro


N e Y M o T T a            
neymotta@terra.com.br  

 e s c r e v e u


Criado em 1997 por Ariano Suassuna, o pernambucano GRUPO GRIAL DE DANÇA estréia no Rio de Janeiro ILHA BRASIL-VERTIGEM, concepção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo com trilha sonora de Gustavo Vilar a partir da música original do Maracatu Rural. A temporada carioca que se inicia no dia 2 de outubro, no Teatro Nelson Rodrigues

ILHA BRASIL-VERTIGEM é um recorte no universo do Maracatu Rural, colocando em evidência uma religiosidade fantasiosa através de uma escritura contemporânea. São visões poéticas sobre um grupo de pessoas que traz em sua história a luta para continuar pertencendo a um lugar e se manter na memória de um país.

Para criar este espetáculo, o Grupo Grial morou três meses na cidade de Condado (Zona da Mata de Pernambuco) pesquisando e convivendo com os caboclos de lança (dançarinos de maracatu rural – homem que tem na sua hereditariedade o cruzamento do negro com o índio) da região. O caboclo é o mote principal para a criação do ILHA BRASIL-VERTIGEM, oferecendo a este trabalho coreográfico três possibilidades de pesquisa: o homem da Mata, a sua descendência e o brincante de Maracatu Rural. O tema, entretanto, tratará da relação deste homem com a brincadeira (seu lado social, religioso e político). O papel do Maracatu neste contexto é servir de base para uma criação que seguirá uma linha abstrata de tratamento artístico. Os elementos básicos, aquilo que aos olhos do coreógrafo é essencial ou motor principal dessa manifestação popular, irão construir o discurso do espetáculo coreográfico.

Dos sete participantes do espetáculo, cinco são da cidade de Condado e participam do Maracatu Leão de Ouro. Acostumados com o trabalho de corte de cana desde criança, hoje se deparam com um processo de criação erudito a partir do próprio material corporal que conhecem desde sempre: a dança do maracatu. ILHA BRASIL-VERTIGEM foi criado nesta cidade e ali ocorreu a sua estréia.

ILHA BRASIL-VERTIGEM é a segunda parte da trilogia A PARTE QUE NOS CABE, iniciada com o espetáculo BRINCADEIRA DE MULATO que foi apresentado no Rio de Janeiro em 2007, uma trilogia que celebra os 10 anos de pesquisa do Grupo Grial em busca de uma linguagem contemporânea em dança inspirada nas tradições populares.

Este espetáculo foi agraciado com o PRÊMIO KLAUSS VIANNA DE DANÇA FUNARTE/PETROBRAS. A temporada do Rio de Janeiro é realizada com patrocínio da CAIXA Cultural.

SERVIÇO  

ILHA BRASIL-VERTIGEM

concepção coreográfica de Maria Paula Costa Rêgo

com Grupo Grial de Dança

intérpretes-brincantes: Sebastião Martelo, Emerson Dias, Aldenes Nascimento, Risoaldo Soares, Aguinaldo Soares, Marcos Soares e Fábio Soares

Local: CAIXA Cultural  Teatro Nelson Rodrigues. Av. Chile 230, Centro – tel. 2262-8152

Acesso a deficientes |Estacionamento rotativo no local - entrada pela Praça Tiradentes

Capacidade de público: 388 pessoas


ESTRÉIA dia 2 de outubro às 19:30h


Temporada: Quinta a domingo às 19:30h

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)

Duração: 53 minutos

Até 12 de outubro



ASSESSORIA DE IMPRENSA  

Ney Motta | Assessoria de Imprensa
ARTE CONTEMPORÂNEA Comunicação
tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
skype: neymotta





Nenhum comentário: