quinta-feira, 30 de outubro de 2008

São Paulo: Só tinha de ser com você: Quasar Cia de Dança



QUASAR CIA. DE DANÇA
Só tinha de ser com você 
http://www.quasarciadedanca.com.br


Em Cartaz:
1º e 2 de novembro - Sábado, 21h - domingo, 18h


Preço:
Setor 1 e 2: R$ 60,00 - Setor 3 e 4: R$ 40,00






A música de Elis Regina e Tom Jobim embala uma das mais inspiradas coreografias de Henrique Rodovalho.

A Quasar combina sua dança com as canções-referência do disco Elis & Tom, de 1974 – Clássicos que vão de "Águas de Março" a "Corcovado".

Pelas comemorações de seus 20 anos, a Quasar retoma essa importante obra.

Em Abril de 2005 o coreógrafo goiano Henrique Rodovalho, diretor da Quasar Cia de Dança, mostrava o resultado de sua saída do ambiente de música eletrônica e percussiva que sempre caracterizou os espetáculos da companhia para cair nos braços do sofisticado lirismo do disco Elis e Tom, gravado em 1974, com suas 14 faixas que representam uma fatia suculenta do melhor da MPB.

O espetáculo Só tinha de ser com você foi finalista do 1º Prêmio BRAVO! Prime de Cultura (Revista Bravo), além de ter sido apontado entre os melhores de 2005 pela Folha de São Paulo e pelo jornal O Globo. A Quasar Cia de Dança tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

QUATORZE FAIXAS DE UM DISCO CLÁSSICO E A EMOÇÃO DA MEMÓRIA

Só tinha de ser com você nasceu a partir da música. O coreógrafo e diretor artístico Henrique Rodovalho transformou em trilha sonora para os passos dos dez bailarinos cada uma das 14 faixas do álbum Elis e Tom, gravado há mais de 30 anos. O coreógrafo conta que ouvia o disco durante a infância e adolescência, o que despertou sua “memória emotiva” durante o processo de criação. “Só tinha de ser com você é um espetáculo que desperta sensações”, descreve Rodovalho. Em sua décima oitava peça, a Quasar faz opção pelo movimento e pela plasticidade deixando momentaneamente de lado as reflexões e discussões sobre a dança contemporânea.

O coreógrafo criou movimentos abstratos que ressaltam aspectos matemáticos e requintados, contidos na linguagem corporal desenvolvida pela Quasar Cia de Dança ao longo de quase duas décadas de trabalho. A articulação fragmentada de braços e pernas que é característica do grupo continua presente, desta vez acompanhada dos sons arredondados, macios e suaves da bossa nova. Segundo Rodovalho, o desafio era incorporar a dança, como linguagem artística, a uma obra irretocável, pronta há três décadas. “Nos preocupamos em evitar os exageros e escapar do óbvio”, conta. Triste, Modinha, Por toda a minha vida, Pois é,Corcovado, Retrato em Branco e Preto, Chovendo na Roseira, O que tinha de ser, Brigas nunca mais, Inútil paisagem, Soneto da Separação, a faixa-título da peça de Henrique Rodovalho Só tinha que ser com você e... Águas de Março, naturalmente. O desafio de coreografar canções que são patrimônio do Brasil, vivas e vívidas, na performance de dois monstros sagrados não foi pequeno. “A responsabilidade é maior ainda, já que é um clássico. Os bailarinos não são personagens, não há nada de figurativo: trago um lado mais abstrato”, avalia ele. “Estou querendo provocar, digamos, uma terceira emoção com esse trabalho: não é a emoção da música, não é a da coreografia, é um produto da combinação dos dois”. 

O resultado é um espetáculo sofisticado. O figurino criado por Cássio Brasil dá aos intérpretes uma segunda pele texturizada e translúcida. O cenário, criado pela arquiteta Letycia Rossi, ambienta com leveza a movimentação fluida dos bailarinos. 

Em Só tinha de ser com você, Rodovalho aposta também que no produto final, chegando ao espectador, se reconstrua igualmente nas referências do espectador e na carga de emotividade das canções, que trazem a memória de cada um.

Só Tinha De Ser com Você estreiou na Europa em junho de 2006, em uma turnê por Portugal (Sintra e Ilha da Madeira), Espanha (Palma de Mallorca) e Alemanha (Ludwigsburg e Frankfurt).

A QUASAR: uma proposta estética de muitas faces. A companhia vem colaborando para que platéias do Brasil e do mundo reflitam sobre a contemporaneidade como uma linguagem global. Fundada em 1988 por Vera Bicalho e Henrique Rodovalho, tem suas origens no Grupo Energia, formado em Goiânia, Goiás, no início dos anos 80. Entre os primeiros objetivos, durante o período de criação da companhia, sempre estiveram presentes o desejo de liberdade, diante das regras acadêmicas, e a necessidade de não se fixarem em modelos. Tal postura possibilitou que a Quasar trilhasse uma interessante trajetória, esquivando-se das relações puramente estéticas da dança para aprofundar-se em questionamentos pertinentes à realidade social. Nos 20 anos de criações e apresentações em palcos brasileiros e estrangeiros. (veja a lista dos espetáculos no box), propôs “como poucos o trânsito entre a cultura erudita da dança e a da música popular brasileira”, segundo a crítica Helena Katz. “Essa companhia conseguiu ser singular numa época em que as Modernidades têm produzido muitas pasteurizações”, diz. O grupo foi comparado por Ana Ponzio (Valor Econômico) ao Corpo mineiro, na solidez e coerência de sua trajetória.

ASAS – 1988
ESTUDOS – 1989
SOB O MESMO AZUL – 1989
NÃO PERTURBE – 1992
TRÊS AO CENTRO – 1992
O OVO DA GALINHA – 1993
SENHORES DE POUCAS VISÕES – 1993
QUASAR EM PERFORMANCE – 1994
QUASAR ERUDITO – 1994
QUATROS – 1994
VERSUS – 1994
REGISTRO – 1997
DIVÍDUO – 1998
COREOGRAFIA PARA OUVIR – 1999 
MULHERES – 2000
EMPRESTA-ME TEUS OLHOS – 2001
O+ - 2004
SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ – 2005
UMA HISTÓRIA INVISÍVEL - 2006


Henrique Rodovalho, autor das coreografias ao longo de toda a existência da Companhia, tem formação em Educação Física e atuou como ator e bailarino antes de tornar-se coreógrafo; sua criação tem uma marca inquestionável, com inconfundíveis signos rítmicos. Seu envolvimento com a produção de vídeos e o espetáculo no palco como um todo acabou levando-o à direção cênica, em que utiliza multimeios entre os recursos de montagem.
www.quasarciadedanca.com.br



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