segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Danca Brasil: Notícias: Curso de Férias


 Dança Brasil

  dancabrasil@dancabrasil.com.br


   escreveu


Curso de Férias


31/10/2008  






De 12 a 23 de janeiro de 2009 acontecerá na Artesofia Escola de Dança e Artes curso de Ballet Clássico Avançado com o Maitre de Ballet Eric Valdo, formado pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Eric esteve presente nas oficinas de Ballet Clássico Avançado na 26o. Edição do Festival de Joinville.

Eric dirigiu ou ministrou aulas a: Aldo Lotufo, Ana Botafogo, Beatriz Almeida, Bertha Rosanova, Bill Martin-Viscount, Celi Barbier, Cristina Martinelli, Eleonora Oliosi, Eliana Caminada, Eliana Karin, Emílio Martins, Hélio Bejani, Gerry Maretsky, Ivonne Meyer, Jane Blauth, Marcelo Misailidis, Norma Pinna, Norma Restier, Paula Cabral, Paulo Rodrigues, entre inúmeros outros.

Ministrou aulas nos estúdios de Eugênia Feodorova, Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Rossella Terranova, Valéria Moreyra, Grupo Cultural da Ilha, Centro de Danças Rio, Carlota Portella, Helfanni Peçanha, Ana Quevedo, entre outros.

Segundo os bailarinos famosos que trabalharam com Eric Valdo, suas aulas não são um mero exercício de manutenção da forma física e técnica. Sua vocação pedagógica transforma a prática diária em prolongamento da cena, em realização, em desenvolvimento da parte sensível do bailarino. Seu trabalho de sala de aula é belo, é quase uma criação.

Apesar de jovem, Glauco Fernando é bailarino, professor há 8 anos e coreógrafo da Ícaro Cia de Dança. Formado pela Prof(a) Silvia Cibele, através do Silci Ballet em Ballet Clássico, repertório e Pas de Deux, especializou-se com diversos professores e instrutores, dentre eles: Ilara Lopes, Jorge Peña, Kátia Rocha, Ana Guedes, Jorcir Rodrigues, Victor Aukstin, Izaura Guzman, freqüentando diversas escolas nacionais e internacionais, dentre elas a Escola Municipal de Bailados da Cidade de São Paulo, Escola Acadêmica e Coreográfica do Ballet Bolshoi em Moscou e também, Centro Prodanza em Havana. Foi membro do corpo de baile da COMPANHIA DE BALLET DA CIDADE DE NITERÓI, sob a direção de Áurea Hammerli, onde teve aulas com os Professores Hélio Bejani, Áurea Hammerli e Jorge Teixeira. É Diretor Artístico e Coreógrafo da Ícaro Cia de Dança, tendo sido premiado em diversos festivais no Estado de São Paulo com o conjunto coreográfico do espetáculo Bach Barock Brasilien (Em Cartaz até meados de 2009).

A proposta do curso é uma oficina integrada de Ballet Clássico, Repertório e Pas de Deux, onde serão destacados elementos de interpretação, condicionamento físico, os segredos das audições, os bastidores dos espetáculos, são alguns dos temas que serão objeto das aulas, que seguirão metodologia do método Vaganova, que foi aprendido por Eric com Consuelo Rios, pedagoga da Escola de Danças Maria Olenewa.e com Eugênia Feodorova, pedagoga, coreógrafa e mâitresse-de-ballet formada pela Academia Vaganova de Sâo Petersburgo..

Com direito a certificado no final do curso, os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: contato@artesofia.com.br ou pelo telefone (11) 2594-9222.