Crisantempo
escreveu
Convida para a Oficina
VOCIS MOTUS
A voz cantada e a voz falada em movimento
Com SABINE UITZ (CENTRO DI PRODUZIONE TEATRALE VIA ROSSE / Itália)
Oficina para atores e bailarinos
“Quando nascemos, gritamos e saudamos a vida; somos matéria com energia e a voz é energia transformada”. Temos que buscar e criar um canal para ela e assim descobrimos que temos tudo dentro de nós: tudo o que somos tudo o que éramos tudo o que poderemos ser. É importante encontrar o caminho que nos consente esta procura. Somos “performers” e a voz é um componente muito importante do nosso trabalho. Algumas vezes esse caminho é chamado técnica, outras vezes aparece com o nome demetodologia, mas seja lá’ como for, podemos com certeza dizer que estamos pesquisando algo que nos permita não apenas explorar a voz, mas também poder usá-la com consciência e trabalhar com ela.
Agindo, cantando e falando.
Esse trabalho atua em outro nível também: cada ser humano possui suas músicas interiores. F azer teatro é misturar as músicas dos atores com um grande tema principal. Isto gera um efeito físico bem visível. A palavra merece muito respeito, pois ela habita o espaço mais profundo de cada um de nós; ela é a conseqüência do nosso ser-ou será o nosso ser a conseqüência da palavra? Quando trabalhamos com o texto, experimentamos esse intercâmbio constante. Para encontrar o sentido de um texto, antes de tudo temos que desmontá-lo em sua estrutura e em seu conteúdo. Por meio deste desmembramento conseguimos abrir muitas portas, onde antes só existia uma.
“Enfim, deixar-se surpreender a si mesmo é uma coisa maravilhosa.”
Sabine Uitz
A oficina: Buscaremos criar fisicamente outro estado energético e outro nível de concentração como ponto de partida para o trabalho sobre o som e o espaço. Procuraremos também desenvolver a musicalidade no trabalho, criando uma comunicação entre o fluxo energético e aquilo que está dentro e fora de nós. Teremos como foco:
- a sonoridade interior (o espaço interior, seus “ecos” e seus estímulos) e a sonoridade exterior (o espaço exterior e seus estímulos).
- a extensão da voz e suas qualidades
- a definição do som e a improvisação vocal
- a canção como meio de exploração vocal
- a improvisação vocal com texto
- a improvisação do movimento e da voz
- a musica externa como estimulo para o trabalho
- o texto cantado
- o texto como ação (desmontagem e remontagem do texto)
- O trabalho coral
- A montagem do texto – canção
- Seqüências de movimento e voz
Pré-requisito: Cada participante deve trazer uma canção e um texto de ao menos quinze linhasperfeitamente decoradas. Pode ser um texto teatral ou não, o importante é que não seja escolhido de modo superficial, mas que corresponda a um interesse pessoal.
Sabine Uitz: Atriz e diretora; Sabine Uitz fundou o “Centro de Produzione Teatrale VIA ROSSE” em 1996, com o ator e diretor argentino Norberto Presta , na região do Veneto, na Itália. O VIA ROSSE é um ponto de referência para a produção de espetáculos, pesquisa teatral, atividades pedagógicas, encontros e festivais. Uma ponte entre culturas, continentes e países, entre artistas de teatro e de outras áreas. São muitos os grupos e associações, com os quais colabora a muitos anos na Europa e na América Latina e no Brasil, dentre eles: LUME (Campinas), CRISANTEMPO (São Paulo), PONTE ENTRE CULTURAS (Itália – Brasil – Argentina).
Com “VIA ROSSE” Sabine Uitz leva as suas produções e a sua atividade pedagógica para vários países, entre os quais F rança, Itália, Alemanha e República Tcheca, além dos Estados Unidos, Argentina e Equador. No Brasil, a atriz e diretora participa de intercâmbios com outros grupos de teatro e de muitos festivais internacionais, como: F ESTIVAL DE RIO PRETO, F EVERESTIVAL, MOSTRA INTERNACIONAL DE ITAJAI, F ESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CORPO (Goiânia).
Desde 2002, organiza encontros pedagógicos internacionais em Vighizzolo d’Este – Padova, entre os quais o encontro ítalo-brasileiro S CENA1(2007) e VOCIS VOCALIS (2008).
Na Europa, Sabine participa como pedagoga em vários projetos de formação de atores patrocinados pela Comunidade Européia, entre os quais: Les Theatrales ( F rança), Les Transversales ( F rança), Theaterwerkstatt Trebnitz (Alemanha).
Desde 1989 dirigiu, atuou e produziu uma série de espetáculos na Alemanha, na Argentina e na Itália.
Na sua atividade pedagógica tenta formar um ator-criador, concentrando-se no tema da presença e da organicidade do “performer” na cena.
Na sua atual pesquisa dedica-se ao estudo da voz e da música, tentando agregar ao trabalho teatral, a musicalidade como principio de base.
Os grupos e os artistas que influenciaram o seu caminho no trabalho com a voz foram: ROY-HART-THEATRE ( F rancia), Horst Schonder (Alemanha), Carlos Simione (LUME Teatro/Brasil), Zygmunt Molik (Grotowski Centre Polonia), Catherine Robin ( Francia/Itália).
De 28 a 30 de novembro de 2008
28/11 (sexta-feira) – 16h30 às 19h00
29/11 (sábado) – 10h00 às 16h30
30/11 (domingo) – 10h00 às 17h00
Investimento: R$ 200,00
Nº de vagas: 08