Sob direção do ator Marcelo Donini, a escola de dança flamenca La Cueva apresenta a montagem que mescla teatro, canto, dança e músicas flamencas. A bailarina Elisabete da Cunha assina a coreografia do espetáculo.
O flamenco nasceu na Andaluzia, sul da Espanha, e possui em sua origem elementos da cultura árabe, judaica e cigana. O gênero que surgiu como uma resposta às adversidades vividas nos séculos 15 e 16.
A escola caxiense, criada por Elisabete há mais de sete anos, leva o nome La Cueva em referência às covas ou cavernas que serviam de refúgio para os ciganos nas perseguições religiosas daquela época. Na primeira parte do espetáculo, a origem desta cultura é apresentada por meio de coreografias mais densas. Na seqüência, os bailarinos mostram a maneira como a escola faz flamenco na cidade.
A trilha sonora que embala os 28 bailarinos é composta por músicas genuinamente flamencas, executadas ao vivo por cinco músicos. Através de esquetes teatrais, interpretadas por Donini, a poesia de espanhol Federico Garcia Lorca também é destaque da apresentação. Elisabete, que estudou na Espanha com nomes importantes da dança flamenca, como Domingo Ortega, Maria del Mar Moreno e Juan Antonio Tejero.
Coreografia
Elisabete da Cunha
Direção
Marcelo Donini
Teatro Municipal Pedro Parenti
Telefone(s):
(54) 3221-3697
Horário(s):
De 27/01 a 28/01/2009
Terça e quarta, às 21h
Preço(s):
R$ 10
Onde comprar:
Na secretaria da Casa da Cultura
S A I B A m a i s