segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Curitiba-PR: De Maçãs e Cigarros


H A G A H 
 E S C R E V E U


De Maçãs e Cigarros


Texto

Gladis Tridapalli


De Maçãs e Cigarros é um trabalho de dança contemporânea que emerge de vontades e boicotes que se corporificam e viram dança. Uma das vontades que geram a cena é discutir o sentido e razões que hoje, na contemporaneidade, pessoas ainda se juntam para agir coletivamente.

A questão que é levantada permeia a reflexão sobre quais são os motivos para se acreditar que as mudanças e ações coletivas ainda são necessárias e possíveis, além de discutir quais são as estratégias utilizadas para que os objetivos coletivos sejam alcançados.

Luta, sonho, guerrilha? Para resolver essa questão os quatro artistas escolhem criar com que lhes é mais próximo: a própria dança. De Maçãs investiga o modo como a criação se dá no coletivo e aponta para as razões e também esforços que acontecem para se estar em grupo, percebendo as vontades e não vontades e boicotes relativos ao movimento.

Em cena, o corpo aparece em permanente transformação e dialoga entre o que se imagina, idealiza e o que o corpo pode realmente fazer. Por isso, o que se vê é um corpo que se adapta, cria estratégias e possibilidades, resolve, mas também esbarra, aprende a lidar com as restrições do ambiente, experimenta seus particulares colapsos e também impossibilidades de comunicação. 

O herói entra em cena para refletir a personificação de desejos coletivos, mas também para apontar as fragilidades humanas. O herói se torna simultaneamente um anti-herói. Entre o profundo e o leve, pele e imagens, o herói é a forma encontrada para dançar, lidando com diferenças, com poderes que revelam aos artistas - construtores de movimentos - além de vontades de transformação, adaptações, fragilidades, limites, desejos não realizados, auto-boicotes.

Ficha técnica:
Criação compartilhada: Daniella Nery, Gladis Tridapalli, Mábile Borsatto e Ronie Rodrigues.



Teatro Cleon Jacques

Rua Mateus Leme, 4700
São Lourenço - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3313-7190


Horário(s):

De 25/02 a 15/03/2009

De quarta a sábado, às 20h; Domingo, às 19h


Preço(s):

Ingresso: uma lata ou pacote de leite em pó



saiba mais