quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Fortaleza-CE: Quinta com Dança apresenta Magno-Pirol: o corpo na loucura


Centro 
Dragão do Mar 
de Arte e Cultura


Quinta com Dança apresenta Magno-Pirol: o corpo na loucura

Como se comporta fisicamente um corpo diagnosticado insano? O espetáculo “Magno-Pirol: o corpo na loucura” cuja produção fora acompanhada por psicanalistas, propõe a negação de uma leitura convencional do conceito de corpo insano

A montagem do coreógrafo e bailarino cearense Graco Alves, da Companhia Argumento, se apresenta em fevereiro no projeto Quinta com Dança, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Partindo do ponto de vista do filósofo Michel Foucault na obra “A História da Loucura”, o espetáculo propõe a negação de uma leitura convencional do conceito de corpo insano.

Como se comporta fisicamente um corpo diagnosticado insano sob vários aspectos, motivos e causas dessa insanidade? A psicologia, enquanto ciência que trata de processos metafóricos do individuo, admite não entender ou acompanhar a mente do artista no seu processo criativo. Não se limitando ao entendimento através da razão, o artista toma por base o empirismo sensorial para a releitura do mundo externo, onde a forma se vale de todo meio para comunicar, mesmo negando a intenção de dizer algo verbal.

Sendo assim, “Magno-Pirol: o corpo na loucura” analisa o ponto de vista de Foucault, sob o qual o homem vai criando modos e moldes para justificar o seu comportamento de sociedade de controle e sociedade disciplinar. É o corpo insano e negado socialmente o mote para o espetáculo de Graco Alves, premiado pelo Programa Rumos, do Itaú Cultural, em 2007. O objetivo da montagem é esboçar uma visão geral de comportamento do corpo na loucura a partir da corporalidade das pessoas clinicamente definidas como loucas e do seu cotidiano.

“Magno-Pirol” é um solo experimental em dança contemporânea cuja produção foi acompanhada pelos psicanalistas Luís Achilles Furtado e Camila Araújo Vieira. Na direção e elenco, Graco Alves; na operação de luz e som, Denis Lacerda; no figurino, Companhia Argumento.

Serviço:

Quinta com Dança apresenta Magno-Pirol: o corpo na loucura,

todas as quintas de fevereiro de 2009, às 20h,

no Teatro do Dragão do Mar.

Ingressos: R$2,00 / R$1,00.

Mais informações: 3488.8600 / 8608.



saiba mais