segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Pará: Bailarino ensina seus passos a jovens e adultos


Diário do Pará

Bailarino ensina seus passos a jovens e adultos


Depois de 10 anos fora de Belém, o bailarino profissional Jean Gama está passando uma temporada na cidade. O objetivo é voltar às raízes e trazer à terra natal as experiências adquiridas no Rio de Janeiro e também fora do país. A primeira atividade de Jean em Belém é a realização de uma oficina dirigida a jovens e adultos que necessariamente não tenham nenhuma ligação com a dança. É claro que bailarinos amadores e profissionais também podem participar.


Segundo Jean, tomando como ferramentas a técnica da dança contemporânea e demais modalidades, a “proposta da oficina é baseada na ideia de que o corpo que dança é energia em constante movimento”. Através de exercícios elaborados em sequências simples e orgânicas, “a meta será a busca por uma melhor organização mente-corpo, aprimorando o condicionamento físico e desenvolvendo flexibilidade e força, além do entendimento espacial nos diversos planos”.


Jean Gama tem 38 anos, nasceu em Belém do Pará, onde iniciou os estudos de dança pelo Método RAD, da Royal Academy of Dance de Londres, que combina métodos e técnicas de dança franceses, italianos e russos, para criar um estilo único de balé. Com mais de quinze mil membros em 82 países diferentes, a RAD é uma das maiores e mais influentes organizações de ensino e prática de dança do mundo. Seus membros recebem uma revista especializada três vezes por ano e ela tem a maior banca examinadora de balé clássico do mundo, perante a qual cerca de 200 mil candidatos prestam exames durante todo o ano para ingresso nos cursos ministrados.


Muitos dos alunos que se formam na RAD nas primeiras colocações dos concursos internos e internacionais que ela promove anualmente são convidados depois a se juntarem ao Royal Ballet de Londres. Jean integrou o corpo de baile do Teatro Sodre, de Montevidéu, capital do Uruguai, a Companhia de Ballet de Niterói, Companhia de Dança Deborah Colker, e a Renato Vieira Cia. de Dança, durante os anos em que viveu na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, divide a direção da Cia da Ideia, com sede na capital carioca, onde produz coreografias para importantes companhias e ministra aulas e oficinas de dança.


É toda essa experiência que ele trouxe a Belém e quer dividir com quem quer se aprimorar na dança ou quem quer começar a dar os primeiros passos. O bailarino também fez parte da famosa companhia de Deborah Colker. Na companhia de Colker, Jean Gama adquiriu uma vasta experiência, que, unida ao talento, o transformou em bailarino com amplas possibilidades artísticas e pedagógicas.


SERVIÇO Oficinas de dança com o bailarino Jean Gama. Informações pelo 3241-4130 ou no seguinte endereço: travessa João Balbi, 618. 


(Diário do Pará)



saiba mais