segunda-feira, 9 de março de 2009

CPT: INFORME nº 17/ 2009


 COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO

E s c r e v e U


LISTA DE INSCRITOS NOS PRÊMIOS MYRIAM MUNIZ E KLAUSS VIANNA

Está disponível no site da Funarte, a relação dos 1.553 projetos – 1.215 de teatro e 338 de dança – inscritos no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna em 2008. A seleção final será em março. Mais informações: Centro de Artes Cênicas (Ceacen / Funarte) - (21) 2279-8012 / (21) 2279-8013 /ceacen@funarte.gov.br



I SEMINÁRIO NACIONAL DE DANÇA E EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO - PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Em março, no Recife, o Acupe Grupo de Dança organiza o I Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco – Faces e Interfaces. Dentro da programação, de 9 a 13 de março, serão oferecidos quatro palestras, uma mesa-redonda e três cursos (estes, com 25 vagas cada), totalmente gratuitos, com profissionais de São Paulo, Paraíba, Minas Gerais e Pernambuco. As inscrições irão até 7 de março. É necessário o envio de um breve currículo (com carta de intenção para os cursos) e preenchimento da ficha de inscrição disponível no site. As palestras terão temáticas independentes, ou seja, por dia serão discutidos e debatidos diferentes assuntos, o que implica nos certificados serem por dia de participação. Inscrições e informações: www.acupegrupodedanca.com.br.



OFICINAS GRATUITAS

1. Dando continuidade ao processo de dinamização do Espaço OMSTRAB - Ciclo de Atividades, Oficinas e Palestras realizadas em 2008, o Núcleo, contemplado neste ano pelo 5° Edital do Programa de Fomento à Dança, da Prefeitura da Cidade de São Paulo/SMC, abre inscrições gratuitas para o Ciclo de Oficinas 2009, que acontecerá entre os dias 17/3 e 3/4. O Ciclo de Oficinas, destinado a profissionais de dança, será ministrado pelos integrantes do Núcleo OMSTRAB e terá duração total de três semanas.As inscrições devem ser feitas através de envio de breve currículo na área e carta de intenção p/ infomstrab@gmail.com até 9 de março. Os pré-selecionados serão informados por e-mail até 11/3, para entrevista e aula aberta (dia 13/3, das 14h às 17h). Serão oferecidas 15 vagas. Clique aqui para mais informações. Local: Espaço OMSTRAB (entre as estações Sumaré e Vila Madalena do Metrô). 

2. 
A Coordenação Regional da Funarte São Paulo inicia, a partir de março, uma série de oficinas gratuitas com, aproximadamente, uma semana de duração cada, além de um seminário de dramaturgia com duração de cinco meses. As oficinas e o seminário serão ministrados por renomados profissionais da área de artes cênicas, abrangendo linguagens de dança contemporânea, teatro e dramaturgia. Clique aqui e acesse a Programação de Oficinas e o Seminário da Funarte SP. A primeira oficina ("Dramaturgias do Quotidiano") e o Seminário de Dramaturgia do Arena já têm dias e horários definidos, as demais ainda não. As datas das inscrições serão definidas e divulgadas, oportunamente, pela Funarte. 

3. Em 21/3 terá início o projeto 
O TAO DA COISA, sob coordenação de Ed Anderson Mascarenhas, no Sesc-Pompéia. A programação está dividida nos módulos teatro, fotografia, dança, literatura, filosofia, entre outros. A atividade é gratuita e será desenvolvida aos sábados, das 9h30 às 12h30. As inscrições vão até 8 de março, e as vagas são limitadas. Local - Oficinas de Criatividade. Informações: (11) 3871-7778. 

4. OPOVOEMPÉ realizará um ciclo de palestras gratuitas do processo "Aqui Dentro Aqui Fora", contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. As vagas são limitadas e as palestras têm início às 20h. Os interessados devem enviar um e-mail para 
opovoempe@gmail.com. Local: Casa das Caldeiras - Av Francisco Matarazzo, 2000. Próximo ao metrô Barra Funda. Informações: www.opovoempe.org
Segue abaixo o cronograma:
9/3: palestra com Maria Rita Kehl, doutora em psicanálise pelo Departamento de Psicologia Clínica da PUC de São Paulo.
23/3: palestra com Peter Pál Pelbart, filósofo e ensaísta. Nasceu em Budapest, estudou em Paris e vive em São Paulo, onde é professor titular de filosofia na PUC-SP.
30/3: palestra com Massimo Canevacci, prof. em Antropologia Cultural do departamento de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade La Sapienza de Roma.

5. 
O Coletivo PIU (Pequenas Intervenções Urbanas), contemplado com o Prêmio “Interações Estéticas - Residências Artísticas em Pontos de Cultura” oferece oficina gratuita a interessados em discutir e atuar na cidade de São Paulo por meio de ações de performance e intervenção urbana. Será desenvolvido o estudo teórico da arte performática, com a criação e realização de performances que gerem reflexão sobre a cidade contemporânea. A oficina terá a duração de três meses - de 24/3 a 26/5 - e os encontros acontecerão todas as terças-feiras, das 19h30 às 22h. No Ponto de Cultura da UMES, sede do Grupo Forte Casa Teatro (R. Rui Barbosa, 323, Bixiga - acesso Metrô Brigadeiro ou São Joaquim). Público-alvo: estudantes maiores de 14 anos e interessados em geral. Inscrição através do e-mail: emaildopiu@gmail.com, contento dados pessoais (nome completo, idade, instituição de ensino, telefone, e-mail) e contando um pouco de porque você tem interesse em participar. Mais informações, acessehttp://pipipiu.blogspot.com/As inscrições vão até dia 20 de março.

6. Os grupos The Pambazos Bros, Circo Delírio e a Casa Tainã - Pontão de Cultura Fábrica de Música iniciam a programação do projeto "Grande Circo Aberto" neste sábado, dia 7 de março, às 18h, na sede da Casa Tainã, na Vl. Castelo Branco, até 30 de maio. O projeto oferecerá três meses de atividades gratuitas tais como: apresentações de espetáculos de circo, teatro e música; oficinas de malabarismo e manipulação de objetos, acrobacia de solo e criação de números cômicos; além da criação de um espetáculo multidisciplinar que unirá as técnicas aplicadas nas oficinas com as atividades já desenvolvidas pela Casa Tainã, finalizando a temporada com uma festa cênica com circo, maracatu, tambores de aço e muito humor. Local: R. Inhambu, 645, Praça dos Trabalhadores Castelo Branco - Campinas/SP. Informações e inscrições: (19) 3228-2993 ou 
taina@taina.org.brClique aqui e obtenha a programação. 



DIVULGADO EDITAL PRÓ-CULTURA CAPES/MINC

Até 31 de março estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura que irá conceder 48 bolsas de ensino para estudantes de mestrado (stricto sensu) e para pesquisas na área cultural. O Edital nº 7/2008 - Capes/MinC - faz parte do programa que é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e a Capes. Ele visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1.200,00, cada uma. As inscrições deverão ser feitas por meio de instituições de ensino superior. A divulgação dos selecionados será realizada a partir de abril de 2009. Clique aqui e conheça o edital. Informações: (61) 2104-8944 ou cii@capes.gov.br.



CONVOCATÓRIA PARA PROJETOS CULTURAIS COM RESIDÊNCIA NA ESPANHA

O Centro Cultural da Espanha em São Paulo informa que a “Nau Côclea de Camallera” abre uma convocatória internacional dirigida a criadores que queiram estabelecer residência para realizar um trabalho de pesquisa em 2009. A residência Côclea acolhe projetos em artes visuais, performance, teatro, música, escrita, e as intervenções no espaço público. A residência não contempla, nem descarta produção de projetos de pesquisa nem da sua exposição. Para artistas, as residências incluem alojamento (no máximo quatro pessoas) e espaço para o trabalho de um mínimo de sete para um máximo de 90 dias. Alguns recursos da Nau (câmaras de vídeo de alta definição, equipamentos de som, etc) podem ser utilizados. O pessoal da Côclea ajudará os artistas a fazerem os contatos necessários com a população local e com os fornecedores de materiais e serviços relacionados com a sua investigação. Eles irão também ajudar criadores a encontrar recursos para a produção de exposição futura do seu trabalho. As candidaturas podem ser apresentadas durante todo o ano. Datas de resolução: 30/3 e 30/8. Os interessados devem enviar um e-mail para info@naucoclea.com com a seguinte documentação: 
- dados de contato do responsável do projeto, número de participantes, datas para a qual está a aplicar para residência, com alternativas, se houver, e espaços necessários (alojamento e sala de trabalho, externo); 
- uma carta de intenções e um texto claro no qual o artista se comprometa, se for eleito, a realizar a residência nos prazos solicitados; 
- uma descrição do projeto (máximo três páginas) e um breve currículo (máximo de duas folhas). 

Mais informações: AECID - Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – R. Martinico Prado, 474, Higienópolis. Tel: (11) 3822-2627.