quarta-feira, 29 de abril de 2009

Rio de Janeiro: Funarte comemora Dia Internacional da Dança e reabertura do Teatro Cacilda Becker



Funarte comemora Dia Internacional da Dança
e reabertura do Teatro Cacilda Becker 
 

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) reinaugura, em 29 de abril de 2009, o Teatro Cacilda Becker, único teatro do Rio de Janeiro dedicado exclusivamente à dança. Às 20h, sobem ao palco os bailarinos do Balé Popular do Recife, com o espetáculo Nordeste: a dança do Brasil. Em seguida, a jornalista Christianne Galdino autografa o livro que conta a história dessa companhia (Balé Popular do Recife - a escrita de uma dança - editora Bagaço/Funcultura).

A programação inclui o primeiro encontro da Rede Funarte de Dança, dias 2 e 3 de maio de 2009. Criado em 1982 pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, essa data homenageia o aniversário de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado o precursor do balé moderno.

Nordeste fará curta temporada no Teatro Cacilda Becker, até o dia 3 de maio. Montado pela primeira vez em 1987, para comemorar os dez anos do Balé Popular do Recife, o espetáculo é inspirado nos quatro ciclos festivos da dança nordestina - "Guerreiro e Reisado", "Bumba-meu-boi", "Festas Juninas" e "Maracatu e Frevo". A coreografia é resultado de uma pesquisa de linguagem feita com base na metodologia Brasílica, elaborada e difundida pelo Balé Popular do Recife desde sua criação, em 1977.

O espetáculo tem roteiro, direção e coreografias de André Madureira, figurinos de Lourdes Madureira e direção musical de Antúlio Madureira. Já foi apresentado na França, Portugal, Canadá, Cuba, Argentina, China e Venezuela. Em fevereiro de 2009, o grupo perdeu sua sede, todos os figurinos e grande parte da memória iconográfica e do acervo documental em um incêndio.

Livro - Após apresentação do espetáculo, o livro Balé Popular do Recife - a escrita de uma dança será autografado pela autora, Christianne Galdino, e seus colegas do balé. A publicação apresenta a cronologia do Balé Popular do Recife, fotografias que mostram o cotidiano do grupo nos palcos e bastidores, além de um ensaio sobre a metodologia Brasílica.

Rede Funarte de Dança - o primeiro encontro da Rede Funarte de Dança (nos dias 2 e 3 de maio) tem como objetivo criar uma rede de articulação nacional e internacional para propostas de parcerias e intercâmbio de ações voltadas para o desenvolvimento da dança. Serão organizados grupos de trabalho reunindo gestores com interesses convergentes: editais conjuntos, apoios a circuitos de oficinas práticas e teóricas, técnicas, ocupação dos espaços da Funarte, apoio à produção, manutenção e circulação de grupos e companhias, residências nacionais e internacionais de artistas e pesquisadores, entre outras ações. 

Reforma - O Teatro Cacilda Becker reabre com camarins e instalações físicas, elétricas e hidráulicas reformadas. O espaço permaneceu fechado para obras durante nove meses. O investimento total foi de R$ 359 mil. 


Programação

Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 - Rio de Janeiro, RJ
(próximo à estação do Metrô Largo do Machado)
Capacidade: 186 lugares
Reabertura: dia 29 de abril de 2009
Informações: (21) 2265-9933 / codanca@funarte.gov.br

Espetáculo: Nordeste: a dança do Brasil
Roteiro, direção e coreografias de André Madureira, figurinos de Lourdes Madureira e direção musical de Antúlio Madureira.
Temporada: 29 de abril a 3 de maio de 2009
Horário: de quarta a sábado às 20h; domingo às 19h
Ingressos: serão distribuídas senhas uma hora antes do espetáculo

Livro Balé Popular do Recife - a escrita de uma dança, de Christianne Galdino
Editado pela Bagaço e financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura)
Lançamento: dia 29 de abril de 2009 (após o espetáculo)
Preço sugerido: R$ 20