domingo, 26 de abril de 2009

Rumos Itaú Cultural DANÇA edição 2009


Silvia Geraldi 
escreveu   





Abertas as inscrições para o edital Rumos Itaú Cultural DANÇA.

participe!...divulgue!

O edital Rumos Itaú Cultural Dança, na sua quarta edição, volta-se para pesquisadores, criadores e intérpretes da dança contemporânea e da videodança brasileiras. O programa seleciona trabalhos em duas carteiras:

- carteira Desenvolvimento de Pesquisa Coreográfica em Dança Contemporânea

Projetos de pesquisa que evidenciem seu caráter investigativo e de experimentação.

Observação: Os selecionados deverão manter por aproximadamente seis meses um blog com o objetivo de mostrar o desenvolvimento da pesquisa. Serão contemplados até 20 trabalhos - e não há limite quanto ao número de participantes ou à duração prevista.

- carteira Apoio à Pesquisa e Produção de Videodança

Projetos de dança criados especificamente para o meio audiovisual - e que utilizem o vídeo como instrumento de exploração do corpo, do movimento, das relações de espaço e de tempo etc. Ou seja, obras que não se limitam ao registro de determinado espetáculo originalmente para o palco.

Os pré-selecionados da carteira de videodança farão oficina gratuita. Ao final dessa atividade, apresentarão seus projetos que, somados aos roteiros de videodança, serão os requisitos essenciais para a seleção de cinco contemplados. Estes receberão apoio financeiro para a sua criação.

Prazo  de envio de projetos: até 29 de maio de 2009. Inscrições somente pela internet.

Mais informações:http://www.itaucultural.org.br/. Dúvidas: envie e-mail pararumosdanca@itaucultural.org.br

Repercussão dos projetos selecionados: as obras e pesquisas, uma vez selecionadas, são transformadas em produtos (livros, catálogos, série de DVDs, outros formatos) que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais, disponibilizados na internet e para emissoras deTV e de rádio, parceiras do Itaú Cultural. E mais: os projetos, uma vez selecionados e finalizados, costumam ser apresentados em exposições, shows, mostra de filmes e vídeos em todo o país.

Na edição Rumos 2009 o Itaú Cultural lança mais tres editais: Arte Cibernética, Cinema e Vídeo eJornalismo Cultural. Os interessados poderão enviar projetos em todas as modalidades.

Novidade: Acesse o Blog http://rumos2009.wordpress.com/ e acompanhe as atividades presenciais do programa Rumos por todo o país.