sexta-feira, 10 de abril de 2009

MUNDO DO TANGO - Destaque da Semana


Adriana Reis 
 escreveu





Aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril o 1º Congresso de Tango de São Paulo, que contou com a participação de expoentes do Tango argentino mundial, entre os quais:

Hugo Daniel e Guillermina Quiroga (Argentina) - Hugo Daniel foi o responsável pela direção artística deste primeiro congresso. Guillermina Quiroga, considerada pela crítica como a melhor bailarina de Tango do mundo, foi a responsável pelas aulas de Técnica para Mulheres neste evento. Juntos seduziram com a sua arte e a perfeição pela técnica, não apenas nas aulas, mas em apresentação emocionante que ocorreu no sábado, no Club Homs, e que levou boa parte do público às lágrimas. Hugo Daniel trabalha na companhia do maestro Mariano Mores e Guillermina conduz a sua própria companhia de tango.

Nito e Elba (Argentina) - Reconhecidos internacionalmente pela característica de manter viva a essência do tango salão, Nito e Elba são um dos poucos casais da "época dourada" do Tango, que percorrem regularmente o mundo com suas tournées. Nito foi o principal dançarino da orquestra de Osvaldo Pugliese e o ganhador de 15 competições de tango na Argentina entre os anos 1955 e 1965! Ambos entusiasmaram o público com seu vigor e técnica durante as aulas e surpreenderam em apresentações nas milongas ocorridas nos salões do Tango B'Aires e também no Club Homs.

Damián e Nancy (Argentina) - Casal no Tango e na vida, numa parceria de mais de 12 anos, percorreram os palcos de Tango de grande parte da Europa, Ásia, Estados Unidos e Oceania, participando de festivais internacionais como professores e dançarinos de Tango Dança e Tango de Salão, com um estilo que se caracteriza por combinar as essências da dança dos milongueros com os elementos e forma do tango novo. O casal Impressionou os participantes do Congresso com sua precisão e técnica, bem como com a paixão que os envolve na vida e no Tango.

Vitor Costa e Margareth Kardosh (Brasil) - Como convidados especiais do Congresso, o casal paulista, de longa trajetória e reconhecimento internacional, ministrou uma aula especial na qual revelaram os segredos da sua arte. Vitor e Margareth já ultrapassaram a marca de mais de 500 apresentações incluindo vários países do velho continente e da América. Performaram dançando tango em Buenos Aires (Argentina), Toulouse, Paris, Alés, Chartres, Ajaccio, Tarbes, Banyuls, Poitiers, Perpignan (França), Barcelona (Espanha), Monte Vídeo (Uruguai), Cagliari (Sardegna-itália) e Palermo (Sicília-Itália). A dupla obteve 1° colocação no campeonato que integrou o festival de tango de 1999 em Bueno Aires.

Marcelo e Karina (Brasil) - Com seu carisma e plasticidade, Marcelo e Karina encantaram os participantes do Congresso durante suas aulas e apresentações, assim como o fazem com as platéias de todo o Brasil. Atuam há 15 anos na área cultural, no segmento de dança, nas funções de diretores, coreógrafos, professores e dançarinos. São estudiosos de balé e dança contemporânea e responsáveis por todo trabalho de base na formação da dança de salão e no aperfeiçoamento técnico de diversos ritmos desta área. Participam dos Cruzeiros "Dançando a Bordo" e "Tango e Milonga".

 O Congresso contou ainda com participações especiais de:

Nelson Lima e Márcia Mello (Brasil) - São professores e bailarinos de Tango há 8 anos e foram profissionalizados nas melhores academias de Buenos Aires pelos professores mais conceituados da atualidade. Em 2005, Márcia Mello e Nelson Lima receberam o Prêmio Josué Quesada – Tango de Ouro, pela Embaixada Argentina, na categoria melhores bailarinos de tango do Brasil, premiação esta realizada pela Embaixada Argentina, que acontece anualmente e reúne os melhores profissionais do Brasil, Argentina, Espanha, Uruguai e Chile.

Fábio Martins e Sirley Paplewsky (Brasil) - São considerados por grandes maestros argentinos por retratar e inovar um estilo de bailar único, também admirados por muitos bailarinos e amantes do Tango de todas as idades. São reconhecidos internacionalmente pela elegância e suavidade com que bailam, além de expressarem sentimentos em movimentos fortes e inovadores.

Rafael Martins e Giulianna Davoli (Brasil) - Jovem casal internacionalmente reconhecido por seu talento e técnica. Ministram aulas de Tango, promovem shows e eventos e estão entre os melhores do Brasil. Recentemente, o casal foi convidado para participar da Companhia DNI de Tango Argentino, uma das mais importantes do mundo.

Excepcionalmente, por razões de saúde que envolveram Margareth Kardosh e Rafael Martins, houve apresentações de Vitor Costa e Giulianna Davoli.

    Além das aulas e apresentações de Tango, o Congresso contou ainda com outras atividades especiais:


Gustavo Benzecry Sabá e María Olivera (Argentina) - Ministraram debates e palestras sobre Tango. Gustavo Benzecry Sabá, além de bailarino, é o autor de "Glossário do Tango Dança" e do "Abraçando o Tango", entre outros. Também é professor de tango, junto com sua parceira, María Olivera, numa das mais prestigiadas milongas de Buenos Aires: o Salão Canning. Atualmente trabalham na criação de um documentário sobre "Os Dançarinos na Época de Ouro do Tango".

Ignácio Lavalle (Argentina) - Licenciado en Psicología (UBA) e mestre em Psicología Analítica, também é um profundo investigador dos efeitos do Tango Dança. Autor do livro "Tango: Una Danza Interna", à venda durante o evento. Foi outro dos exponentes do Tango argentino, que brindou os participantes do Congresso com uma palestra sobre "Os Efeitos do Tango e a Psicologia no Indivíduo".

No mais, foi intensa a cobertura da mídia, que esteve presente com filmagens e reportagens ao longo de todos os dias do Congresso, bem como durante as milongas e apresentações dos profissionais convidados.

Abaixo, alguns dos veículos da mídia que cobriram o evento, com reportagens e entrevistas exclusivas:

    O 1º Congresso de Tango de São Paulo contou com a idéia, realização e direção geral de Omar Forte (Argentina) e com a Direção Artística de Hugo Daniel (Argentina).

    Em razão do sucesso deste 1º Congresso de Tango de São Paulo, a comissão organizadora já se prepara para a próxima edição do evento, que deverá ocorrer em 2010.

http://www.congressotangosaopaulo.com.br/

 

 
Mais informações: http://www.mundodotango.com.br  (por Adriana Reis)