segunda-feira, 11 de maio de 2009

Curitiba-PR: Workshop de BMC e Palestra com Marila Veloso


  República Cênica
 republica@republicacenica.com.br
escreveu 


Queridos amigos do República,

É com imenso prazer que lhes comunicamos sobre a vinda de Marila Veloso, professora do Departamento de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, para o nosso Espaço Cultural República Cênica!

Estaremos com duas atividades abertas a público! Aproveitem a oportunidade! Será proferida uma palestra, intitulada "A dança e o campo político". Esta atividade será gratuita pois é realizada em parceria com a Oficina Cultural Hilda Hilst. Inscrições pelo e-mail republica@republicacenica.com.br. Para público em geral.

Além disso, será ministrado um workshop baseado em princípios do Body-Mind Centering, que é uma técnica de educação somática a qual trabalha com a conscientização corporal. O custo é de R$ 40,00, a serem pagos por depósito bancário até 15 de maio. Maiores informações pelo e-mail pelo e-mailrepublica@republicacenica.com.br. Para público em geral.

Seguem dados mais detalhados sobre as atividades, logo abaixo.

Contamos com a presença de vocês!

Um abraço afetuoso do República!


Dia 14/05/09 - Palestra A dança no campo político, às 20h - Gratuito

Palestra A Dança no Campo Político

 

A proposta é refletir sobre um entendimento de política que abranja os territórios público de estado e público privado, os articulando à idéia de dança enquanto área. A partir da especificidade de experiências vivenciadas no campo político curitibano estimular reflexões sobre como artistas, grupos, coletivos, companhias e políticas-institucionais de estado, entendem a noção de área da dança e estabelecem relação ou não com ela. Parte-se aqui do pressuposto que o fortalecimento da dança está atrelado à aplicabilidade da noção de área nas distintas e complementares esferas, onde as relações, repensadas a partir de uma visão sistêmica, podem potencializar a atuação neste campo.

 

Dia 16/05/09 - Workshop aberto a público, das 9h às 12 - Valor: R$ 40,00

Workshop baseado em princípios do Body-Mind CenteringÒ

 

A função e o tempo dos órgãos

 

O workshop propõe um olhar e a experienciação do sistema dos órgãos do corpo humano através de vivências consigo mesmo e com outros, do toque e do movimento. Visa suscitar qualidades perceptivas e de movimento diferenciadas a partir desse particular enfoque e conteúdo, e ainda, um reequilíbrio do tônus interno do corpo. Normalmente somos acostumados em nossa cultura a dar atenção aos músculos, e por vezes, aos ossos relegando esses “ancestrais’ que nos preenchem e que são fundamentais para o suporte, alinhamento e postura corporal.

 

Marila Veloso: Professora do Departamento de Dança da Faculdade de Artes do Paraná; coreógrafa, bailarina e produtora curitibana; doutoranda em Artes Cênicas (UFBA); Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); está coordenadora de Dança, na Fundação Cultural de Curitiba (2005-2008). Bacharel e Licenciada em Dança (PUC-PR).