sábado, 23 de maio de 2009

São Paulo: Parangolés



e s c r e v e u


O ESPETÁCULO PARANGOLÉS
COM A CIA MARIANA MUNIZ
ESTARÁ SE APRESENTANDO NO DIA 23/05 ÀS 11H.


PARANGOLÉS - CIA. MARIANA MUNIZ

O espetáculo é resultado do cruzamento do conceito parangolé com a dança contemporânea. Surgiu de uma pesquisa artística sobre a obra de Hélio Oiticica, envolvendo dança, poesia, samba e artes plásticas.

O espetáculo também se propõe questionar o corpo que dança e suas matrizes geradoras de movimentos a partir dos conceitos de fragmento, labirinto e rizoma – encontrados no livro "A Estética da Ginga" de Paola B. Jacques. Articular esses elementos e relacioná-los na obra de Hélio Oiticica para a criação de uma arquitetura do corpo e de uma estética, pois com dizia H.O., “Com parangolé descobri estruturas comportamento-corpo: tudo para mim passou a girar em torno do ‘corpo tornado dança’.”

Histórico do grupo: Mariana Muniz nasceu em Pernambuco, onde começou seus estudos de dança clássica, e formou-se no Rio de Janeiro pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal. Em 1974 encontrou-se com Klauss e Angel Vianna e, desde então, dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea. Trabalhou com Klauss em 1983, quando ele criou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo e dançou no Grupo Coringa de Graciela Figueroa. Estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Merce Cunningham e Jennifer Muller; e, na França, estudou na Sorbonne com Annick Maucouvert; e estagiou na Cia. de Maguy Marin.

Premiada por suas participações em montagens de dança e teatro, cria solos, frutos de suas investigações no campo das relações entre a palavra e o movimento, e das percepções que tem do corpo em movimento, tanto no Ocidente como no Oriente. Atualmente, Mariana Muniz dá continuidade ao seu fazer artístico participando de espetáculos teatrais e criando os seus próprios espetáculos junto com a Cia. Mariana Muniz, onde mistura, de maneira muito própria, o teatro e a dança, em parceria com o arquiteto Cláudio Gimenez.


Ficha Técnica:

Concepção e Direção: Mariana Muniz

Assistente de Direção, Cenografia e Fotos: Cláudio Gimenez

Intérpretes-criadores: Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Mariana Muniz, Ronaldo Silva, Thais Ushirobira, Thalita Souza

Figurinos: Tânia Marcondes

Iluminação: Celso Marques

Música: Celso Nascimento, Ricardo Severo

Operador de Som: Ricardo Severo

Design de imagens: Osmar Zampieri

Design Gráfico: Paula VF

Professores Convidados: Acácio Vallim Jr., Carlos Avelino de Arruda Camargo, Toninho Macedo, Valéria Cano Bravi.

Produção: José Renato F. Almeida

 

Duração: 40 MINUTOS




c o n f i r a a p r o g r a m a ç ã o c o m p l e t a d o
IV V i s õ e s U r b a n a s
F e s t i v a l I n t e r n a c i o n a l d e D a n ç a e m P a i s a g e n s U r b a n a s

i n f o d a n s a