quinta-feira, 4 de junho de 2009

cultura e mercado : ECONOMIA COMO FENÔMENO CULTURAL






Democracia se faz com Arte | Desde 1998 | Por Leonardo Brant




Provocação:

Economia como fenômeno cultural



Bolsa integral para O Poder do Mercado

[ 30 mai 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

Na próxima quarta-feira, dia 03 de junho, a Brant Associados lança o segundo módulo do curso O Poder da Cultura, que terá como abordagem principal as relações do mercado com o setor cultural. Com as últimas vagas disponíveis, o curso disponibilizará ao leitor do Cultura e Mercado uma bolsa integral do módulo.

Para entender a complexidade do mercado cultural no Brasil e no mundo, a Brant Associados lança o segundo módulo do curso O Poder da Cultura, com uma abordagem voltada para as relações de mercado.

O módulo O Poder do Mercado - que será realizado …



BNB realiza oficinas gratuitas de elaboração de projetos

[ 29 mai 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) realizará um elenco de oficinas de elaboração de projetos em 44 cidades dos 11 estados da sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo), em um período de 25 dias, que começará na próxima terça-feira, dia 2, e seguirá até o dia 26 de junho.

O objetivo das oficinas é oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa BNB de Cultura 2010 – Parceria BNDES, bem como divulgar o Edital de Microprojetos Mais Cultura (administrado pelo …



Projeto que limita venda de meia-entrada é analisado na Câmara

[ 29 mai 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

A Comissão de Defesa do Consumidor realizou na última quinta-feira, dia 28, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 4571/08, que disciplina o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes e idosos em espetáculos artísticos, culturais e esportivos. A proposta, já aprovada no Senado, limita a concessão da meia-entrada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.

A audiência pública foi solicitada pelo relator do projeto, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE). Ele que, em princípio, é contra a limitação, declarou: “Isso foi uma conquista dos estudantes. Se …



Encontro consolida multidisciplinaridade de estudos em cultura

[ 27 mai 2009 | Carlos Gustavo Yoda | Um Comentário ]

Nesta quarta-feira, dia 27, começa o Quinto Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (V Enecult), em Salvador. Pesquisadores de diversos campos do conhecimento foram selecionados para debater políticas que regulam os bens intangíveis e a diversidade das expressões artísticas e culturais até o próximo dia 29, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia e na Faculdade de Comunicação.

Foram inscritas 450 propostas e a comissão científica do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), organizador do Encontro, selecionou 250 estudos dos mais diferentes cantos do Brasil. Conforme o vice-coordenador do …



Inscrições para o Programa Rumos foram prorrogadas

[ 27 mai 2009 | Carina Teixeira | Sem Comentários ]

Até o dia 05 de junho, o Programa Rumos receberá os projetos de Arte Cibernética, Cinema e Vídeo ou Dança. Para o Rumos Jornalismo Cultural o prazo ainda é 31 de julho.

Veja abaixo as especificações de cada um dos editais:

- Pesquisas acadêmicas e obras relacionadas à arte computacional, à arte em rede e à arte com videogame, robótica e instalações interativas, entre outros temas que associam arte e tecnologia, são o alvo do Rumos Arte Cibernética;

- Em sua sexta edição, o Rumos Cinema e Vídeo seleciona trabalhos em três categorias: …