terça-feira, 23 de junho de 2009

Curitiba-PR: Samambaia - Prima da Mona Lisa


hagah
escreveu

Samambaia - Prima da Mona Lisa 


Samambaia - Prima da Mona Lisa, trabalho solo de dança contemporânea de Gladis Tridapalli, emerge como tentativa de permanecer enquanto tudo se move. A permanência/pausa é testada como desenho/moldura, suspensão, dilatação do espaço e do tempo, mas como movimento. Permanecer, nesse caso é mudar. Em Samambaia - Prima da Mona Lisa, permanecer é resultado da tensão do que fica e do que muda, pois só permanece o que continua mudando, perdendo energia. A dramaturgia cênica se constroi, construindo caminhos para se chegar e sair dos desenhos/molduras, formar e "desformar/desfazer".

Para discutir a ideia de exposição e tentativa por permanecer, o trabalho se relaciona, além de outros procedimentos de pesquisa, com duas imagens: a samambaia e a figura da Mona Lisa. A samambaia como uma planta doméstica, montada para enfeitar casas, acomodada no xaxim, de folhas longas, compridas, bem como a metáfora cara de samambaia. A Mona Lisa, o quadro, o molde, a pose informal, mãos relaxadas uma sobre a outra, um sorriso quase exposto, então oculto, a estranha sensação de vida.

A dança que está na cena emerge, também, da ação de estar exposto, ser visto e ver (SE) ver. A dança é ação de expor-se no sentido de colocar-se para ser visto, demonstrar os caminhos, escolher o que se deseja ser mostrado, abrir, mas também encontrar os internos, lugares no corpo e no espaço para que a exposição seja possível. A dança que se apresenta é ação do corpo que cria espaço, acomoda- se para estabelecer relações. O corpo monta suas permanências, formas e espaços.

Ficha técnica
Criação/interpretação: Gladis Tridapalli
Colaboradores: Cezar Tridapalli, Érika Mithico, Mábile Borsatto, Ronie Rodrigues
Produção: Entretantas Produções


Casa do Damaceno

Rua Treze de Maio, 991
São Francisco - Curitiba

Telefone(s):

(41) 3223-3809


Horário(s):  De 25/06 a 05/07/2009 - Quinta, sexta e sábado, às 20h30; Domingo, às 19h

Preço(s): R$ 10 e R$ 5

Onde comprar: No local



saiba mais